domingo, 20 de junho de 2010

12 finalistas do concurso Miss Suíça 2010 chegaram ontem ao Funchal








As 12 finalistas do concurso Miss Suíça 2010 chegaram ontem ao Funchal para uma visita de uma semana à Região, a qual contempla deslocações a vários pontos, inclusive uma ida ao Porto Santo no domingo, para a realização de diversos vídeos e fotografias para serem exibidos na final do concurso, prevista para Setembro.
«Todos os anos vamos a um destino para, durante uma semana, filmarmos os vídeos para a televisão suíça», disse Karina Berger, co-organizadora do concurso de beleza, à chegada ontem ao Aeroporto da Madeira.
A Região Autónoma é um destino que as candidatas ainda não conheciam e sendo a “Pérola” do Atlântico”, com muitas flores, a organização achou que seria uma boa opção.
Acompanhadas por jornalistas dos principais meios de comunicação suíços, as 12 candidatas têm uma semana de intenso trabalho com «muitas secções fotográficas» e vários “spots” televisivos para realizar.
A deslocação à Madeira partiu de um acordo feito entre a organização do evento, a Associação de Promoção da Madeira (APM) e a TAP.
A transportadora aérea nacional associa-se com o objectivo de «promover a recuperação do turismo na Madeira».
O concurso vai passar em três canais suíços e será amplamente noticiado nos jornais daquele país, razão pela qual a TAP se quis associar. «A TAP é a companhia que está presente nestas ocasiões e é a companhia que faz todos os esforços possíveis para promover o turismo da Madeira e a sua recuperação», disse André Serpa Soares, da direcção de comunicação da transportadora. Já o representante da APM não quis falar à comunicação social.
Sob uma temperatura agradável, as candidatas pisaram solo madeirense com um ar bem disposto e sorriso aberto.
«Gostavamos muito de visitar a ilha e ver coisas bonitas, porque, vindo do centro da Suíça, não temos a oportunidade de ver o oceano», disse Jennifer Pennisi, uma das candidatas.
As concorrentes mostram ter algum conhecimento da história da Madeira, ao dizerem que esta é a ilha onde viveu a imperatriz Sissi. As candidatas informaram-se e aperceberam-se que a Madeira era também famosa pelas suas flores, o que lhes despertou enorme curiosidade, tal como admitiu Dasmin Brummer, outra concorrente.



Jornal da Madeira


As candidatas:

http://www.missschweiz.ch/section94/Candidate-2010.htm


Elas ficam hospedadas no Hotel Reids

Recuperação da Madeira destacada nos 'Portugal Travel Awards'

Juri atribuiu à Região Autónoma menção honrosa pela recuperação do 20 de fevereiro






A Secretaria Regional de Turismo e Transportes foi distinguida anteontem à noite em Vilamoura, no Algarve, com uma menção honrosa, atribuída pelo júri do 'Publituris Portugal Travel Awards' pelo trabalho de recuperação da Madeira, enquanto destino turístico, após as enxurradas do passado dia 20 de Fevereiro.
Trata-se de um prémio extra-concurso que foi criado pelo júri e que reconhece o bom trabalho feito por todas as entidades madeirenses, disse ao DIÁRIO, Rúben Obadia, director do jornal 'Publituris', organizador da cerimónia que decorreu no Hotel Tivoli Vitoria, o mais recente cinco estrelas da cadeia hoteleira do Grupo Espírito Santo. "Pena foi que a Madeira não pudesse enviar um representante para receber o prémio", lamentou a organização.

Os 'Portugal Travel Awards' constituem o evento mais destacado no cenário da actividade turística em Portugal, no que se refere a prémios. As nomeações são feitas pelos jornalistas da publicação, apreciadas por um júri que depois selecciona uma lista com três nomeações em cada categoria, que são sujeitas a uma votação final através da Internet.

Foram votadas 16 categorias. A Madeira teve este ano uma fraca representação entre os nomeados. Apenas o Hotel Choupana Hills e a cadeia Porto Bay Hotels & Resorts figuraram entre os finalistas, mas não conseguiram ganhar as respectivas categorias. No final da cerimónia, aquando da entrega do 'Prémio Carreira Belmiro Santos', que contemplou o hoteleiro Fernando Martins (Grupo Altis Hotels) foi exibido um filme de promoção turística da Madeira, e anunciado que a menção honrosa seguirá directamente de Faro para o Funchal no próximo voo directo da SATA, que será na segunda-feira.

Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo esteve presente no evento, que reuniu algumas centenas de caras conhecidas do turismo nacional. Antes tinha estado com a comitiva da SATA, que anteontem participou no voo inaugural Ponta Delgada (S. Miguel)-Madeira-Faro. Trindade foi manifestar o seu apoio ao presidente do Conselho de Administração da SATA por mais esta abertura de uma rota aérea que contempla uma melhor acessibilidade entre destinos nacionais. Destacou que a Madeira está hoje ligada aos três aeroportos nacionais mais importantes, tal como Faro, depois da ligação directa do Porto, que é assegurada pela companhia irlandesa de baixo custo Ryanair. Só com ligações fáceis e baratas entre as principais cidades nacionais é que o turismo doméstico pode crescer. Neste sentido, o secretário de Estado recordou que no final do mês será lançada a segunda fase da campanha interna sobre Férias em Portugal, que assegura também a divulgação dos destinos das ilhas e que pretende apoiar as companhias aéreas e os hoteleiros para uma maior captação de turistas nacionais. Há zonas de grande excelência em Portugal, quer em termos de paisagens, quer em termos de conforto e qualidade hoteleira, que os Portugueses devem conhecer e usufruir, observou Bernardo Trindade.



DN Madeira

300 convidados americanos brindaram com Vinho Madeira a bordo da 'Sagres'

Vinho Madeira em alta






No passado dia 10 de Junho, a bordo do Navio-Escola N.R.P 'Sagres', ancorado no Porto de San Diego, Estados Unidos da América (EUA), durante a recepção da comemoração oficial do Dia de Portugal que ali decorreu, o Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera, fez um brinde com Vinho Madeira que foi acompanhado por mais de 300 convidados oficiais.

Este é mais um exemplo da permanente presença do Vinho Madeira naquele mercado, manifestado naturalmente nos consumos, mas também na comunicação e informação que vai circulando em meios diversos, por toda a nação.

Refira-se que apesar de alguma instabilidade verificada nas exportações de Vinho Madeira nos últimos dois anos, essencialmente derivada pela crise financeira e económica norte-americana, esta tendência começa a dar fortes sinais de inversão e, nos primeiros meses deste ano, o mercado dos EUA está a ter um comportamento muito positivo, assistindo-se, quando comparado com o ano 2009, a um considerável aumento das quantidades e valores comercializados.
A aposta do sector público e privado, em termos promocionais no mercado norte-americano, tem sido uma constante no âmbito das acções de internacionalização deste sector, especialmente de há cerca de três anos a esta parte.

Depois de uma prova realizada em Abril passado em Washington, no âmbito do lançamento do livro "Oceans Of Wine", da autoria de um historiador norte-americano, que versa sobre as ligações históricas e comerciais do Vinho Madeira ao mercado norte-americano, na próxima semana terão lugar três eventos de carácter promocional e informativo nos EUA.

Recorde-se que no decorrer da última escala do navio 'N.R.P. Sagres' na Madeira, que teve lugar a 21 de Janeiro, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e também os produtores de Vinho Madeira aproveitaram a ocasião para fazer embarcar 30 garrafas da sua melhor safra.
Ainda nessa mesma escala, o IVBAM fez embarcar na 'Sagres' uma pipa com 55 litros de Vinho Madeira para fazer a terceira viagem circum-navegação do navio-escola português e recriar a epopeia do denominado 'Vinho da Roda'.

Esta viagem da 'Sagres', iniciada em Janeiro deste ano em Lisboa, terá a duração de cerca de 11 meses, tendo a oportunidade de escalar vários portos em diferentes países, desde as Américas, à Oceânia, passando pelas índias e África, com a missão de formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os portugueses da diáspora e participar em vários eventos internacionais.



DN Madeira

Publicidade Madeirense de Antigamente

sábado, 19 de junho de 2010

Assim será o novo Hotel Savoy







Notas positivas em alta a Matemática e Português

Provas de aferição do 4.º e 6.º ano registam resultados muito satisfatórios







Os resultados das provas de aferição de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 4.º e 6.º ano na Madeira foram ontem considerados “muito satisfatórios” pelo director regional de Educação, Rui Anacleto. De acordo com os dados ontem avançados, no exame de Língua Portuguesa do 4.º ano, a grande maioria (48,6 por cento) obteve “Satisfaz”, sendo que 33,6 por cento se ficou pelo “Bom”. Com nota de “Muito Bom” ficaram 11,9 por cento. Do total de 3333 estudantes que realizou o exame, 5,8 por cento “Não satisfaz”.
Em termos globais, 94,1 por cento obteve positiva, contra 5,9 por cento de negativas, ou seja, uma subida de 3,7 comparativamente ao ano lectivo de 2006/2007, quando se realizaram estas provas pela primeira vez..
Já no que respeita ao 6.º ano, os resultados demonstram que 3,1 por cento atingiu o “Muito Bom”. Aqui, a grande maioria (62,6 por cento) ficou-se pelo “Satisfaz”, sendo que 21,3 por cento conseguiu o “Bom”.
Assim, temos que 87 por cento dos 3.599 alunos que realizaram a prova alcançou positiva, contra 13 por cento de negativas. Valor que, apesar de não ser o mais alto dos últimos anos (em 2007/2008 foi de 90,6 por cento), está 5,2 por cento acima do registado há quatro anos.

Matemática com “sinais” positivos

No capítulo da Matemática, os resultados ao nível do 4.º ano são muito animadores. Embora a maioria (39,7 por cento) tenha alcançado o “Satisfaz”, outros 30 por cento situaram-se no “Bom” e 21,4 por cento terminou com “Muito Bom”. Feitas as contas, dos 3.328 alunos que se apresentaram para a prova, 91,1 por cento registou nota positiva, valor este que representa o valor mais alto desde 2006/2007 (+ 11,4 por cento). Com negativa, ficou 8,9 por cento.
Ao nível do 6.º ano, 49,1 por cento alcançou o “Satisfaz”, 15,8 por cento o “Bom” e 5,4 por cento o “Muito Bom”.
Somadas as percentagens, 70,3 por cento dos 3.580 alunos que efectuaram a prova tiveram positiva (subida de 23,5 em relação a 2006/2007), enquanto 29,7 por cento “chumbou” no exame.
«Em educação temos de ser perseverantes na procura de caminhos que conduzam ao sucesso educativo, já que o edifício educativo constrói-se a partir do 1.º ciclo, consolidando competências e articulando-as com as dos ciclos seguintes, o que se tem vindo a constatar», comentou Rui Anacleto.


Jornal da Madeira

Luís Santos Costa visitou obra no sítio do Lombo de São João

Escola remodelada na Ribeira Brava






O secretário regional do Equipamento Social, que ontem foi as obras em curso na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Lombo de São João, no concelho da Ribeira Brava, disse que aquele é um exemplo do esforço que tem sido feito pelo Executivo madeirense ao nível das intervenções para redimensionamento de vários estabelecimentos de ensino na Região.
Tal como afirmou Luís Santos Costa, trata-se de uma obra que está integrada «no programa dos redimensionamentos que nós temos vindo a fazer nas escolas da Região, fundamentalmente, escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de maneira a transformá-las também em Escolas a Tempo Inteiro, envolvendo também o pré-escolar e, nessa medida, são redimensionamentos que têm como resultado uma escola praticamente nova».
Esta iniciativa serve, por isso, acrescentou Luís Santos Costa, «para mostrar que o Governo continua a fazer as obras constantes do seu programa que apresentou perante a população de 2007 e esta é uma delas. Nós temos vivido muito virados para as consequências do temporal, mas não esquecemos todas as outras obras que estão a ser feitas».
Ainda ao nível da construção de estabelecimentos de ensino, Luís Santos Costa recordou que estão também a ser construídas a «Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge, que também deverá ficar concluída a tempo de abrir no próximo ano lectivo, bem como a Escola Básica do Espírito Santo, em Câmara de Lobos, que deverá também abrir em Setembro».
Além disso, e já no âmbito desportivo, Luís Santos Costa apontou ainda a construção da piscina do Curral das Freiras, que é outra obra que está a avançar, que já está no terreno, entre outras».



Jornal da Madeira

P. Santo e Laurissilva têm o voto de CR9

Ronaldo apelou ao voto nas 'maravilhas' madeirenses no facebook







Cristiano Ronaldo decidiu dar a cara pela Praia do Porto Santo e pela Floresta Laurissilva, tentando contribuir para que ambas possam figurar entre as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

O craque madeirense não quis deixar de se associar à iniciativa, (cor)respondendo afirmativamente a um apelo efectuado pelo vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, que o sensibilizou para a votação que está em curso.

Ronaldo, mesmo em pleno Campeonato do Mundo, não se coibiu de apelar ao voto de ambas as candidaturas no seu Facebook. "A Praia de Porto Santo e a Floresta Laurissilva, no arquipélago da Madeira, são candidatas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Têm o meu voto, e espero que tenham o seu em www.7maravilhas.pt", pode-se ler na sua página.

Uma mensagem que foi publicada apenas durante o dia de ontem e que mereceu de imediato a aprovação de 3446 pessoas, tendo 729 deixado comentários abonatórios à ideia do craque. Por aqui já se pode perceber o peso que a ajuda de Cristiano Ronaldo poderá vir a ter na votação final.

Recorde-se que submeteram-se ao projecto das 7 Maravilhas Naturais de Portugal 323 candidaturas, mas só 77 conseguiram atingir uma primeira pré-selecção efectuada por um painel de especialistas. Posteriormente, e após uma análise ainda mais rigorosa, a organização divulgou as 21 finalistas que agora estão sob a votação do público deste o dia 7 de Março até 7 de Setembro.

Refira-se que no primeiro mês de votações o site registou pouco mais de 100 mil votos e as duas maravilhas madeirenses não constaram entre as mais votadas. As preferências recaem para o Arquipélago das Berlengas, Grutas de Mira de Aire, Lagoa das Sete Cidades, Paisagem Vulcânica do Pico, Parque Nacional Peneda- Gerês, Portinho da Arrábida e Ria Formosa. As 7 menos votadas nesse período foram o Algar do Carvão, Furna do Enxofre, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Ponta de Sagres, Pontal da Carrapateira e Portas de Rodão.

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal são conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia realizada na Ilha de São Miguel, nos Açores.



DN Madeira

Projecto de Geotermia vai avançar na Madeira






No âmbito da Política Energética da região Autónoma da Madeira, o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, acompanhado do presidente do conselho de administração da Empresa de Electricidade da Madeira, Rui Rebelo, apresentou ontem um estudo sobre as novas oportunidades na área das energias limpas, nomeadamente o aproveitamente da energia geotérmica.
A apresentação do projecto para a implementação de energia geotérmica na Madeira coube ao presidente da EEM, que destacou ser o “potencial da Madeira bastante promissor”, tendo anunciado que a primeira fase dos trabalhos para prospecção e avaliação do recurso “vão arrancar muito em breve”.
Rui Rebelo, antes de explicar os pormenores do projecto, destacou que o aproveitamento dos recursos geotérmicos constituem “uma oportunidade de investir em mais uma fonte de energia limpa” e respondem aos objectivos traçados pela estratégia europeia para a energia e pela política energética da Região, nomeadamente no que se refere a encontrar alternativas energéticas ao petróleo, combater as alterações climáticas, aumentar a segurança energética dos países e das regiões e estabilizar o preço dos produtos energéticos.
Acentuando ser a Madeira “uma das poucas regiões do país com um plano energético actualizado”, o presidente da EEM, realçou que a “política energética regional tem como objectivo fundamental garantir um abastecimento seguro e regular de energia aos cidadãos e a todas as actividades económicas, nas melhores condições e aos preços mais competitivos possíveis”.
Neste âmbito lembrou que a política energética passa por “maximizar o aproveitamento dos recursos renováveis regionais, Fomentar as energias alternativas, incentivar a utilização racional de energia e melhorar o desempenho ambiental”.
Deste modo, realçou que a “Região tem apostado em tudo o que seja energias renováveis”, apontando o exemplo do aproveitamento das energias hídrica, eólica e solar.
Neste âmbito, Rui Rebelo salientou que a participação de energias renováves na produção de energia na Região já é de 22,5%, sublinhando que a meta dos 30% a atingir em 2017 “deverá ser largamente ultrapassada e deverá atingir os 35%”.
Sublinhando que o plano de acção “passa por substituir o fuelóleo utilizados nas centrais termoeléctricas por alternativas mais limpas e amigas do ambiente”, destacou o projecto do biocombustível marinho em curso na ilha do Porto Santo e o projecto do gás natural na Madeira, já em fase de concurso.
Em relação ao projecto de aproveitamento de energia geotermal, adiantou haver “um promissor valor geotérmico” na Região a uma profundidade que poderá ir entre os 3 e os 4 quilómetros, pelo que salientou que “o trabalho que a Região vai fazer é identificar locais para a exploração de energia geotérmica”, a qual pode ser convertida em energia eléctrica numa central geotérmica.
Assim, Rui Rebelo referiu que a primeira fase dos trabalhos (prospecção/avaliação do recurso) vai ser desenvolvido pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Trabalho extraordinário no sector energético

Por seu lado, o vice-presidente do Governo Regional referiu que o trabalho que está a ser desenvolvido na área da energia vai no sentido de “inverter” a frase “que nos acompanhou vida fora” de que a Madeira “é uma região sem recursos naturais e sem matérias primas”.
“Não temos petróleo, mas vamos tentando ir buscando outras soluções que permitam dizer que temos matérias primas que nos podem ajudar a ser mais independentes e menos dependentes do exterior, a ter melhor ambiente e também termos mais riqueza, pois importamos menos fuel”, destacou João Cunha e Silva.
Salientendo que o trabalho na área da energia “tem sido extraordinário”, realçou que o Plano de Política Energética “tem sido seguido à risca” e que “foi feito muito mais do que parecia podermos fazer”.
Neste âmbito destacou “a qualidade, determinação e competência da EEM, particularmente do dr. Rui Rebelo, com com todos os projectos que temos vindo a sugerir a serem estudados e a serem apresentados quando só tenham consistência para avançar”.
Quanto ao projecto de geotermia, o vice-presidente do Governo Regional disse tratar-se de “um projecto experimental” que “poderá resultar em estudos positivos que garantam uma nova solução, uma nova aposta que, sem hesitações, levaremos por diante”.
Todavia, acentuou que a Região “irá continuar a estudar outras possibilidades” na área energética, acentuando a aposta “em energias renováveis, em energias limpas e em energias alternativas para não ficarmos dependentes de nenhuma”.





Jornal da Madeira

Binter liga Tenerife à Madeira a partir de 12 de Julho

Companhia aérea canária assegura duas ligações por semana até 13 de setembro




A companhia aérea BinterCanarias anunciou, ontem, a nova programação de voos entre Canárias e a Madeira, sendo que a novidade principal foi a criação de duas ligações semanais directas a partir da ilha de Tenerife.
Estas ligações vêm somar-se às já existentes entre Gran Canaria e Madeira, sendo que as novas vão operar desde o aeroporto de Los Rodeos, entre 12 de Julho e 13 de Setembro.

Os voos entre Tenerife e a Madeira vão realizar-se às segundas-feiras, pelas 12 horas, e aos sábados, 11h10, enquanto que o regresso está previsto para as 14 horas, às segundas-feiras, e 13 horas, sábados.

No comunicado em que anunciou estas novas ligações, a companhia informou que foram mantidos os horários dos voos entre a Madeira e Canaria, ou seja, às 12 horas das quintas-feiras e11 horas dos domingos; regresso às quintas-feiras, pelas 14 horas, e domingos às 13 horas.
Desde 2004, ano em que a Binter começou a ligar directamente os dois arquipélagos, já foram transportados 110 mil passageiros.
Recorde-se as que as ligações são realizadas em voos com cerca de 80 minutos, assegurados por aeronaves ATR 72-500.



DN Madeira

SATA admite manter Faro no Inverno

Governo regional pede à SATA para manter o voo durante o Inverno







António Gomes de Menezes, presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, disse ao DIÁRIO que a continuação da rota Madeira-Faro (operação anual) depende dos operadores turísticos. A eles compete a criação de programas que aproveitem o novo voo da companhia açoriana, lançado ontem no triângulo Açores-Madeira-Faro.

O presidente da companhia aérea açoriana respondia assim ao apelo de Conceição Estudante, ontem no Aeroporto da Madeira, em que solicitou à SATA a continuação desta ligação para além do Verão.

A secretária regional do Turismo e Transportes, que esteve presente na escala da aeronave que realizou o primeiro voo, e desta forma marcou o apoio da Madeira a mais esta operação aérea, disse que a SRTT fez uma campanha forte no Sul de Espanha e de Portugal e que a continuidade do voo poderá potenciar o mercado, não só para os turistas portugueses e espanhóis, como para os estrangeiros que se deslocam na época de Inverno ao Algarve.

Esta ligação da SATA Internacional é efectuada, às segundas e sextas-feiras, até ao dia 12 de Setembro, com as novas aeronaves Bombardier Q400 NextGen da SATA Air Açores, aproveitando e maximizando, desta forma, a utilização da frota que apresenta índices de conforto e tempos de voo muito próximos dos aviões a jacto e com consumos de combustível bastante mais reduzidos.
O voo inaugural de ontem transportou 56 passageiros, dos quais 11 eram convidados da companhia. As reservas estão a decorrer muito bem e alguns voos no pico do Verão encontram-se praticamente lotados, nos dois sentidos.

Esta nova ligação, que no dia de ontem apresentava diversas viagens a um preço de cerca de 190 euros (ida e volta) tem a vantagem para os madeirenses de tornar-se barata, face ao cenário anterior que obrigava um passageiro oriundo da Madeira a escalar Lisboa. Ainda com a vantagem de poder ser ressarcido de 60 euros, valor do subsídio social de mobilidade que também se aplica nesta rota, tal como acontece nas ligações para Lisboa e para o Porto.
Feitas bem as contas, e se a opção do passageiro for o avião, voar-se-á para o Algarve quase ao mesmo preço que para o Porto Santo, o que torna ainda mais aliciante a nova operação.

O voo de ontem, entre a Madeira e Faro, foi realizado no primeiro dos quatro aviões Q400 recebidos este ano pela SATA, o 'Manuel de Arriaga', e demorou uma hora e 34 minutos.

Ligar três destinos de férias

A continuação da rota no Inverno poderá acontecer igualmente com dois voos semanais, possibilitando pacotes de fim-de-semana, e que se conforma como a frequência ideal para o fortalecimento da rota.
Quanto à SATA, há aviões disponíveis para continuar, agora tudo depende do entendimento dos operadores turísticos e, também, o que não é menos importante, do apoio das duas regiões de turismo insulares, que, de antemão, sabemos estar interessadas em que esta rota seja permanente.
O objectivo da abertura destas rotas, afirma a SATA é oferecer uma ligação directa entre três destinos de férias onde existe um forte potencial de tráfego. "A abertura desta nova ligação surge na sequência de análises efectuadas ao mercado onde ficou demonstrado existir vontade e disponibilidade de alguns operadores turísticos para comercializarem esta rota", acrescenta o grupo aéreo açoriano.


DN Madeira

Construção de Paredes de Pedra Antigamente (Madeira)

Jesse Belvin-Goodnight My Love



Lyrics/Letra

(Ooo-wah-oh, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wow.)
(Ooo-wah-oh, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wow.)

Goodnight, my love,
Pleasant dreams and sleep tight, my love.
May tomorrow be sunny and bright,
And bring you closer to me.
(Ooo-wah-oh, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wah-ooo, wow.)

Before you go,
There's just one thing I'd like to know.
Is your love is still warm for me,
Or has it grown cold?

If you should awake in the still of the night,
Please have no fears.
[ Find more Lyrics on http://mp3lyrics.org/hADy ]
For I'll be there, you know I care,
Please give your love to me, dear, only.

Goodnight, my love,
Pleasant dre-eams, sleep tight, my love.
May tomorrow be sunny and bright,
And bring you closer to me.

If you should awake in the still of night,
Please have no fears.
For I'll be there, you know I care,
Please give your love to me, dear, only.

Goodnight, my love,
Pleasant dreams and sleep tight, my love.
May tomorrow be sunny and bright,
And bring you closer to me.
(Ooo-ooo-ooo, ah-ah-ah.)

((Goodnight.))

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Assim será o novo Hiper Sá de Machico





Severa


Pirotecnia Atlântica constrói novo armazém






A Pirotecnia Atlântica, empresa sedeada cá desde 2002, informou ontem que decorre nas entidades competentes um processo de licenciamento para a construção de um paiol de artigos pirotécnicos com a capacidade de armazenagem para 30 toneladas de produtos. "Este será o segundo órgão de armazenagem desta empresa na RAM e conta com o apoio de entidades locais, que com este investimento pretende dar resposta à falta de armazenamento de fogo-de-artifício importado pela RAM nos seus grandes eventos", refere


DN Madeira

Uma grande pescaria no mar da Calheta






Sasha Chidiak está de férias numa das unidades hoteleiras da Calheta, juntamente com um grupo de amigos vindos da Flórida. Quando regressar a casa, leva uma imagem para álbum das recordações da Madeira e da Calheta em particular que jamais vai esquecer.
Quando logo pela manhã saiu para o mar para um dia de pesca, jamais pensou que o seu baptismo lhe valesse um espectacular 'Blue Marlin' de 3,72 metros e 368,5 kg, o equivalente a 824 lbs.

À chegada ao Porto da Calheta, a pescadora soltava num inglês perfeitamente 'americanizado' - "It was my first time" - que expressava com um largo sorriso na face. A ironia traduzindo à letra significava a "primeira vez" na pesca grossa, a primeira estadia em Portugal, a sua primeira na Madeira e na Calheta.
Para já, Chidiak está no topo da lista dos pescadores de 'Big Game Fish', ao conseguir pescar nos mares da Região um peixe com a envergadura e peso do que foi ontem capturado.

Ao DIÁRIO a loira de cabelos longos explicou que a captura deu-se a cerca de 2 milhas justamente em frente ao Porto de Recreio da Calheta. Primeiro viu a linha disparar a "full speed", sinal de ter perdido um peixe muito grande. Desalentada, confessou nem ter demorado muito tempo para o peixe ter fisgado de seguida outra amostra das várias linhas colocadas na água. "Foi uma mordida impressionante", explicando o som do desenrolar da linha do carreto.

Ainda assim, referiu que "demoramos aproximadamente uma hora para conseguir trazermos o peixe a bordo", confidenciou momentos depois da embarcação 'Grander' (10,30 mts comprimento, 4,29 de boca) capitaneada por Jonathan Andrew ter atracado. O experiente capitão garantiu que o trabalho valeu "luta difícil", tendo inclusive levado o peixe perto da costa e aí apercebeu-se do tamanho do peixe.
O Blue Marlin foi levado ao entreposto do Funchal tendo sido posteriormente entregue às instituições de solidariedade .



DN Madeira

Região 'dispensa' impostos no negócio da fotovoltaica

As obras já se iniciaram no terreno e a produção deverá principiar este ano.





A briga entre a Junta de Freguesia do Caniçal e a Câmara de Machico por causa da instalação de um parque fotovoltaivo já foi resolvida. Para impedir o abate de árvores nas serras do Caniçal, a solução encontrada foi a de instalar o parque na Zona Franca Industrial da Madeira, no Caniçal.

De acordo com a informação obtida, a Direcção Regional de Florestas deu um parecer negativo ao abate das árvores, já que o pedido de licenciamento aprovado pela Câmara de Machico não cumpria a lei, pois a empresa queria abater árvores, mas não considerava a reflorestação alternativa exigida pela lei.
Curioso é registar que embora a autarquia tivesse considerado adequado o abate de árvores para instalar painéis, o DIÁRIO sabe que os deputados do PSD eleitos pelo concelho fizeram 'démarches' discretas para impedir que o parque fotovoltaico ficasse instalado onde o promotor pretendia.

Se a solução encontrada permite satisfazer as exigências dos deputados e autarcas locais, deixando a população satisfeita pois permite a preservação de um núcleo de acácias na única mancha verde da serra do Caniçal, a verdade é que a opção encontrada não só disponibilizou o terreno necessário, como vai garantir facilidades fiscais à empresa do universo empresarial do Grupo Nutrotons, - liderado por Luís Marques Mendes - privando a Região de receitas, nomeadamente em sede de IRC.
Nos termos do que está regulado, a empresa vai pagar na Zona Franca nos primeiros quatro anos um euro por ano/m2, - no Porto Santo pagou 5 a 7 euros por m2 - valor que após esse período passa a ser de 1,5 euros.

Ou seja, para além da taxa de instalação (1.000 euros), a ' Enersistems' vai gastar cerca de 100 mil euros para alugar o terreno onde vai instalar 28 mil painéis fotovoltaicos, que deverão garantir uma produção anual de 12 Gwh.
Sabendo que a Empresa de Electricidade da Madeira, nos termos da legislação nacional, está obrigada a adquirir a energia produzida a partir do sol a um preço médio que nesta altura se cifra nos 0,30 euros/kWh, este negócio deverá render à empresa de Luís Marques Mendes uma facturação de 4 milhões de euros/ano.
Garantindo a mancha verde, a Região acaba, contudo, por abdicar de tributar à taxa normal os lucros gerados pelo Parque Fotovoltaico do Caniçal, beneficiando uma empresa privada - ainda que com participação pública - em cerca de 101 mil euros/ano, sendo para a SDM um bom negócio já que a área a ocupar pelo parque não tinha outro uso.

Embora seja indiscutível que a introdução da energia fotovoltaica contribui para a redução da factura energética - nomeadamente na importação de combustível - e na emissão de CO2, a solução encontrada impede a Região de obter mais receita fiscal, já que os lucros gerados serão tributados à taxa de 5%.

20 milhões de euros

A ' Enersistems' vai investir 20 milhões de euros no Caniçal para desenvolver um parque que vai ocupar uma área de 100.000 m2, onde, de acordo com a informação da empresa, serão instalados 28.800 paineis. Estes deverão ter capacidade de produzir 12 GWh por ano, contando a empresa iniciar a produção já em Outubro.
O acesso aos terrenos da Zona Franca faz-se por regime de subconcessão do domínio público, obtida através de uma licença de operação no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira.


DN Madeira

SATA inova e liga Açores-Madeira-Algarve






A Madeira, os Açores e o Algarve estão ligados, a partir de hoje, por via aérea neste Verão, numa iniciativa da companhia açoriana SATA Internacional que se prolonga até finais de Setembro, duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.

A inauguração da nova rota, uma novidade no plano aéreo regional foi feita ontem com a realização de um cocktail seguido de um jantar regional da região algarvia, onde marcaram presença os principais responsáveis do Turismo da Madeira e do Algarve e, ainda, o secretário de Estado do Turismo.
Em declarações ao DIÁRIO, a governante Conceição Estudante voltou a frisar a importância desta nova linha aérea para o turismo regional, que tem levado a Madeira a fazer acções promocionais na principal região de turística do país.

Também Nuno Aires, presidente do Turismo do Algarve, realçou este passo histórico da companhia aérea SATA que, espera, leve muitos madeirenses e açorianos a visitar aquela região continental.

Já o secretário de Estado Bernardo Trindade assegurou que esta linha aérea é o concretizar do objectivo de turismo interno, que tem sido defendido nos últimos tempos, principalmente nos tempos de crise.
Para hoje, está agendada a entrega de donativos do Turismo do Algarve à Madeira, numa cerimónia a decorrer no gabinete da secretária regional do Turismo e Transportes, à Avenida Arriaga, pelas 11 horas. São mais 5.128,56 euros resultantes de um espectáculo no âmbito do programa 'Allgarve'10, a favor das vítimas do temporal de 20 de Fevereiro.


DN Madeira

São Martinho Antigamente

Paul Anka -Diana



Lyrics/Letra


I'm so young and you're so old
This, my darling, I've been told
I don't care just what they say
'Cause forever I will pray
You and I will be as free
As the birds up in the trees
Oh, please stay by me, Diana

Thrills I get when you hold me close
Oh, my darling, you're the most
I love you but do you love me
Oh, Diana, can't you see
I love you with all my heart
And I hope we will never part
Oh, please stay by me, Diana

Oh, my darlin', oh, my lover
Tell me that there is no other
I love you with my heart
Oh-oh, oh-oh, oh don't you know I love you, love you so
Only you can take my heart
Only you can tear it apart
When you hold me in your loving arms
I can feel you giving all your charms
Hold me, darling, hold me tight
Squeeze me baby with-a all your might
Oh, please stay by me, Diana
Oh, please, Diana
Oh, please, Diana
Oh, please, Diana

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nova sede do SPM esbarra em heranças

A sede e o centro de formação foram a concurso para receber apoios da UE








A construção da nova sede e do centro de formação do Sindicato dos Professores da Madeira esbarrou num problema de partilhas e herdeiros. Um herdeiro, chegado do Brasil, reclamou o seu quinhão numa das parcelas. O empreiteiro garante que o problema está resolvido e que não vai atrasar a construção das instalações na Calçada da Cabouqueira.

Segundo Manuel Menezes, dirigente do Sindicato dos Professores da Madeira, a questão colocou-se de facto. O tal herdeiro apareceu há poucas semanas para que tinha direito, mas que não havia recebido nada. As obras não pararam e o empreiteiro assegurou ao Sindicato que o assunto está quase resolvido, falta agora assinar os últimos papéis. "O importante, tanto quanto fomos informados, é que o assunto está resolvido".

A construção prossegue, nunca chegou a estar parada, sublinha o dirigente do SPM. O que aconteceu foi apenas um daqueles problemas de partilhas de propriedades e de herdeiros emigrados, espalhados pelo Mundo. No caso da nova sede e centro de formação do Sindicato, a questão foi fácil, até porque em causa estava a mais pequena das três parcelas do terreno.

No entanto, de acordo com o que foi estipulado no caderno de encargos do concurso público, a solução do problema nunca seria do Sindicato dos Professores, mas do empreiteiro. Isto porque a obra de construção da nova sede e do centro de formação foi alvo de um concurso público igual ao que estão obrigas as empreitadas públicas.

"Como, além de sede, o edifício tem uma valência de centro de formação - de formação contínua para professores -, foi possível candidatar o projecto aos apoios da União da Europeia. Só que para assim foi necessário um concurso público, tal como se fosse uma obra pública". De acordo com Manuel Menezes, como o Sindicato não tinha um terreno, incluiu a aquisição no mesmo concurso.

A proposta vencedora deu como solução três parcelas na Calçada da Cabouqueira, para as quais fez o projecto das futuras instalações da sede e do centro de formação. As três parcelas eram três prédios urbanos, já demolidos. E foi numa destas parcelas - a mais pequena - que surgiu o tal problema do herdeiro que, conforme o DIÁRIO soube, terá chegado do Brasil e encontrado a casa de era proprietário no chão.

"Tanto quanto sabemos este problema está solucionado. Ainda há pouco falei com o empreiteiro que me garantiu que falta apenas assinar os papéis, pois o modo de compensação ao herdeiro que reclamou uma das parcelas já estava definido. Mais a mais, as obras continuam".


DN Madeira



Assim sera a Nova Sede da SPM:

Jet2.com terá mais dois voos regulares para a Madeira em 2011

Companhia britânica reforçará a rota de Manchester e abrirá Leeds




A companhia aérea britânica de baixo custo Jet2.com anunciou na semana passada a realização de mais dois voos regulares do Reino Unido para a Madeira. Um de Manchester, de onde a transportadora iniciou um voo semanal no passado dia 3 de Maio, e outro do Leeds/Bradford.

Segundo sabemos a decisão da Jet2.com surge face à grande procura que existe na rota de Manchester para a Madeira, que passará a ter dois voos semanais a partir do Abril de 2011, às segundas e às sextas-feiras, e ao facto de Leeds ser um mercado interessante, já que se prevê uma retoma dos clientes tradicionais da nossa ilha, já a partir do próximo Inverno. O voo começará em Fevereiro de 2011 e realizar-se-á às segundas-feiras. Em todas estas ligações a companhia britânica utilizará aviões Boeing 737-300 com capacidade para 148 passageiros. As reservas e vendas de bilhetes já estão abertas no site da empresa (www.jet2.com).
Estas rotas são apoiadas pelo Programa 'Initiative:pt', no âmbito da parceria entre a ANAM, o Turismo de Portugal e a Associação de Promoção da Madeira.
Aquando da abertura da linha de Manchester, no mês passado, o secretário de Estado do Turismo tinha afirmado que a entrada de mais uma companhia na Madeira é o culminar de três anos de negociações e de trabalho "articulado" entre governos da República e Regional que vem reforçar a oferta junto de um mercado importante para a Madeira. "A nossa determinação é que este trabalho possa continuar no futuro próximo com outras iniciativas", observara Bernardo Trindade.

Nessa mesma oportunidade a directora regional do Turismo, Raquel França, apontou para uma continuidade do trabalho desenvolvido nos mercados tradicionais, apontando por outro lado o que estava igualmente a ser feito junto de companhias aéreas e de operadores turísticos nos mercados emergentes da Federação Russa, Polónia e Estónia.

A entrada de turistas britânicos na Madeira sofreu nos últimos doze meses uma queda de cerca de 20% por factores que são, de certo modo, exteriores a este destino, e que se devem sobretudo à crise verificada no Reino Unido, onde a venda de pacotes de férias desceu de forma significativa, nomeadamente para destinos de maior qualidade e de preço superior aos massificados das praias mediterrânicas e das ilhas espanholas.

O reforço das ligações para a Madeira por parte da Jet2.com deixa antever uma melhoria na oferta de voos e potencia a retoma do mercado, quer para a hotelaria tradicional, quer para os empreendimentos de 'time-sharing' e de habitação turística, que, também, no últimos dois anos, têm sofrido quebras.

Todas as entidades envolvidas no processo de captação de novas rotas para a Madeira - ANAM, Secretaria de Estado do Turismo e Associação de Promoção da Madeira - continuam empenhadas em negociações que poderão a curto prazo resultar em novos anúncios de mais rotas para a Região Autónoma de aeroportos europeus.

A Jet2.com é propriedade do grupo Dart Group, PLC, cotado na Bolsa de Valores de Londres (Stock Exchange). No ano passado a companhia transportou oito milhões de passageiros e facturou 505 milhões de euros.

A Jet2.com tem 30 anos de existência, vende actualmente cerca de 87% dos seus bilhetes na Internet, através do seu site e é considerada uma das companhias mais pontuais do Reino Unido.


DN Madeira

'Excellence III' no porto






De regresso à Região, em escala de reabastecimento, esteve o megaiate de luxo 'Excellence III'. Procedente do porto de Port Everglades, na Florida, deu entrada na Pontinha ao final da tarde de anteontem, zarpando pelas 07h00 de ontem com destino ao Mediterrâneo.

A exemplo da maioria dos megaiates que aportaram recentemente ao porto do Funchal, o 'Excellence III' operou nos últimos seis meses nas Caraíbas em regime de charter, regressando agora à Europa, onde irá permanecer até ao final de Setembro.

Construído em 2001 nos estaleiros A&R Donald Starkey, mede 57,3 metros de comprimento e 10,70 de boca (largura).

Está equipado com dois motores CAT de 1.400 Km que lhe conferem uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 14 nós. Já no que respeita às telecomunicações existentes a bordo, está equipado com sistemas de satélite para comunicações e internet.

Ao nível das acomodações está equipado com seis suites 'master' podendo receber um total de 12 hóspedes. Todas as suites estão equipadas com plasma e sistema de comunicações e sistema de som 'suround'. Ao nível da tripulação, a mesma é constituída por 14 elementos.

Com um custo semanal de aluguer na ordem dos 300.000 euros, os clientes podem usufruir de vários equipamentos de diversão e desportivos, destacando-se duas embarcações de 7,5 metros, duas motos de água, várias pranchas de windsurf, dois caiaques, equipamento para a prática da pesca à cana, equipamento de mergulho subaquático, entre outros.

Refira-se, por fim, mais uma escala do navio butaneiro 'Ocean Primero' no Centro Logístico de Combustíveis da Madeira. Procedente do porto de Leixões, este navio, que navega com bandeira britânica, tem chegada anunciada para as 09h00 de hoje onde procederá à trasfega de 1.600 toneladas de gás, 800 de gás propano e, as restantes, de gás butano.

O final desta sua escala na Região prolongar-se-á até às 08h30 de amanhã, zarpando com rumo ao porto de Sines.


DN Madeira

Bordadeiras Antigamente

Paul Anka - Lonely Boy




Lyrics/Letra


I'm just a lonely boy
Lonely and blue
I'm all alone
With nothin' to do

I've got everything
You could think of
But all I want
Is someone to love

Someone, yes, someone to love
Someone to kiss
Someone to hold
At a moment like this

I'd like to hear
Somebody say
I'll give you my love
Each night and day

I'm just a lonely boy
Lonely and blue
I'm all alone
With nothin' to do

I've got everything
You could think of
But all I want
Is someone to love

Somebody, somebody
Somebody, please
Send her to me
I'll make her happy
Just wait and see

I prayed so hard
To the heavens above
That I might find
Someone to love

I'm just a lonely boy
lonely and blue
I'm all alone
With nothin' to do

I've got everything
You could think of
But all I want
Is someone to love

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Andamento das obras no Estadio dos Barreiros




DN Madeira

Feira do Pão do Clube Lions do Funchal revelou-se, uma vez mais, um sucesso








Terminou ontem, com os expositores completamente vazios , a 21.ª edição da Feira do Pão Regional, organizada pelo Lions Clube do Funchal.
Segundo o seu presidente, João Maria Marques de Freitas, o evento revelou-se, uma vez mais, um «sucesso» para a organização que vê, neste tipo de iniciativa, uma forma de angariar fundos para obras sociais.
«A afluência e o movimento que esta feira teve foi realmente excepcional», revelou o responsável, apontando a actuação do Grupo de Fados de Coimbra como um dos pontos altos deste evento. «Por conta dos Fados de Coimbra passaram na noite de sábado por aqui milhares de pessoas e isso foi muito bom para o sucesso da nossa feira».
A “lamentar”, pode-se dizer, esteve apenas o facto do pão que estava à venda não ter chegado para tanta procura. Se mais pão tinha, mais teria o clube teria vendido.
Embora a procura tenha sido bastante grande, Marques de Freitas explicou, a este respeito, que pouco mais poderá fazer uma vez que se trata de pão caseiro, isto é, «o pão caseiro não pode ser feito, de uma só vez, em grandes quantidades».
«Como sabemos, um forno a lenha caseiro leva, em média, entre 20 a 30 pães. Mesmo contando com duas ou três pessoas de uma localidade não conseguimos assim tantos pães. Por isso contamos com a ajuda do Desenvolvimento Rural que conhece as pessoas que fazem pão caseiro e ainda com o apoio daquelas pessoas que já fornecem pão à nossa feira já há muitos anos», esclareceu o presidente do Lions Funchal.
Marques de Freitas adiantou ainda, a respeito dos pães vendidos neste certame, que a grande variedade apresentada ao público deve-se também às câmaras municipais que aceitam colaborar com o Lions.
«Por exemplo, a Câmara Municipal do Porto Santo envia-nos sempre uma caixa com os bolos típicos da ilha, as chamadas “capelas”», frisou o responsável.
Satisfeito com o nível de qualidade que esta feira atingiu, o presidente garantiu que a feira é para continuar já que, para além da componente tradicional, tem também a parte social, através da qual resultam receitas que vão ajudar nas acções de solidariedade levadas a cabo pelo clube. «Este ano, para além de termos apoiado os nossos bolseiros (atribuímos 8.320 mil euros), ajudamos também as famílias que foram afectadas pelo mau tempo em Fevereiro», lembrou Marques de Freitas.

Concurso premiou bolos feitos por amadores e profissionais

Tal como acontece todos os anos, nesta feira há um concurso de bolos ao qual podem concorrer amadores e profissionais. Este ano, na categoria “amadores” participaram quatro concorrentes, enquanto que na categoria dos “profissionais” concorreram oito.
Depois de avaliados pelo júri, sagraram-se vencedores (na categoria dos “profissionais”), em primeiro lugar, a Mansão do Pão; em segundo o Hotel Pestana Bay e, em terceiro, a Pastelaria Marmeleiros, Livramento e Ceres.
No que respeito aos “amadores”, cujo concurso decorreu na parte da tarde de ontem, o júri elegeu, para primeiro lugar o bolo de tâmara de Pilar Jardim; para o segundo lugar o bolo de côco de Paula Góis e, por fim, em terceiro lugar, o bolo de maçã de Teresa Baltazar.


Jornal da Madeira

Madeira é destino mais atractivo para continentais

Pacotes de férias para as regiões estão mais em conta do que para ilhas espanholas








As ilhas dos Açores e da Madeira constituem a maioria das propostas de turismo interno disponibilizada online pelas agências de viagem para os meses de Julho e Agosto, sendo que o pacote de sete noites mais económico que a Agência Lusa encontrou para cada um dos destinos em hotel de quatro estrelas custa por pessoa 450 e 600 respectivamente, em regime de alojamento e pequeno almoço.
As ilhas portuguesas concorrem com as espanholas e, à data da pesquisa, as principais promoções disponibilizadas para Palma de Maiorca com a viagem e sete noites de alojamento em hotel de quatro estrelas, em regime de meia pensão, custam cerca de 700 euros por pessoa, mais 150 do que os Açores e 100 do que a Madeira.

Proximidade espanhola é única vantagem

Porém, a par com a proximidade, as ilhas do país vizinho têm a vantagem de beneficiar de várias ligações aéreas ‘low-cost’ a partir dos principais aeroportos portugueses, que permitem aos turistas viajar a baixo custo e obter preços bastante competitivos no alojamento, que, de acordo com o Hotel Price Index Hotéis.com, sofreram uma quebra de 23 por cento no quarto trimestre de 2009 face ao ano anterior. Neste aspecto, também a Madeira leva vantagem em relação aos Açores, visto ter em ligação diária com Lisboa a companhia “Easyjet”.
O Presidente da República manifestou-se no passado sábado preocupado com a “grave” situação económica de Portugal, e apelou aos portugueses para que façam férias "cá dentro", para ajudar a inverter e ultrapassar a difícil situação em que o país se encontra.
De acordo com as contas feitas esta semana pelo Jornal de Negócios, os estrangeiros deixam em Portugal 2,5 vezes mais dinheiro do que os portugueses que fazem férias lá fora.
Segundo os dados do Banco de Portugal, em 2009, os turistas estrangeiros gastaram 6.918 milhões de euros com viagens e turismo a Portugal face aos 2.712 milhões de euros gastos o ano passado pelos portugueses em viagens e turismo ao exterior.

Algarve menos atractivo do que as Caraíbas

Uma semana de férias no Algarve, o destino nacional de eleição dos portugueses, num hotel de cinco estrelas, custa a um casal mais de 1.500 euros em regime de alojamento e pequeno almoço (APA), mas se optar por uma viagem até às Caraíbas consegue viajar com tudo incluído por 2.000 euros. Por mais 500 euros, um casal pode viajar até às águas quentes da República Dominicana (Punta Cana), México (Riviera Maya) ou Venezuela (Ilha Margarita) e passar sete noites (nove dias) num hotel de cinco estrelas com todas as despesas de alimentação e de transportes incluídas.
Se se considerar as despesas das refeições de sete dias e a deslocação para as praias do Algarve, será difícil competir com os pacotes de praia e de sol mais distantes.



Jornal da Madeira

Madeirenses consomem 10 milhões de litros de águas engarrafadas

Águas de mesa geram negócio de 3,5 milhões







O negócio das águas engarrafadas é recente. Há trinta anos a marca que dominava o mercado era a 'Água do Porto Santo', que no rótulo indicava o palavrão "bacteriologicamente pura" e que era mais utilizada contra indisposições e para ajudar a digestão do que propriamente para ser bebida como água de mesa. O furo de onde era tirada na ilha dourada foi dado como contaminado e desde há muitos anos que a empresa que a engarrafava deixou de existir. Nesse tempo existiam outras águas termais engarrafadas no mercado regional, que se vendiam nas farmácias, recomendadas também para tratamento de algumas maleitas.

A moda do consumo de águas naturais ou de nascente implantou-se na última década. O consumo em força surgiu numa ocasião em que as pessoas começaram a tomar consciência de que a água potável corrente, de torneira, poderia transportar impurezas que, de alguma forma, pudessem fazer mal à saúde. Desconfiava-se da contaminação da água por factores humanos ou químicos, devido aos tratamentos a que estava sujeita. Hoje a questão está ultrapassada, e as câmaras municipais estão obrigadas a análises frequentes e à publicação dos seus resultados. Felizmente na Região Autónoma isso acontece e não consta que existam problemas nesse aspecto. Os riscos dissiparam-se, ou são extraordinariamente menores, mas o bom hábito de beber água engarrafada tem-se mantido e crescido de forma exponencial. Aliás, o consumo de mais água institucionalizou-se nas boas regras dos cidadãos, agora mais cientes de que a hidratação é essencial ao correcto funcionamento do corpo humano.

Água regional ganha quota
Miguel de Sousa, administrador da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), reconhece que o negócio é novo. Confirma que tem crescido bastante e que tem muito mercado ainda para ganhar. Face ao consumo de águas importadas, a empresa regional foi obrigada a lançar uma água de mesa, a 'Atlântida', quando verificou o crescimento das marcas que representava e representa na Região Autónoma: Luso, Serra da Estrela e Frize. Completos os estudos e verificada a viabilidade do projecto, surgiu a água madeirense. A empresa vendeu no ano passado seis milhões de litros de águas engarrafadas, das quais cerca de 37,5% foram da marca própria, que é captada em nascente no concelho de Câmara de Lobos, desde 2005. No ano passado foi lançada uma variante da 'Atlântida', gaseificada, que também encontrou mercado. A tendência de consumo mantém-se. A ECM fornece ainda as grandes superfícies de distribuição alimentar que estão no mercado madeirense (Pingo Doce, Modelo e Sá), embora estas tenham também águas de marcas próprias, com muita procura entre os seus clientes. No total, Miguel de Sousa estima que a empresa tenha facturado dois milhões de euros no segmento das águas de mesa.

Na Madeira estão à venda mais de vinte marcas de águas nacionais e espanholas, sendo visível também nos supermercados e bares algumas outras marcas estrangeiras, nomeadamente francesas, para um nicho de clientela mais alta.

Segundo uma sondagem que fizemos junto de distribuidores e vendedores, estima-se que a Madeira consumiu no último ano cerca de 10 milhões de litros de águas engarrafadas, em vasilhame de diversa capacidade, entre os 20 centilitros e os boiões de cinco litros, o que representa, a grosso modo, um mercado de cerca de 4,5 milhões de euros.

Tendência de crescimento

A tendência é para um maior consumo. A população consome as águas engarrafadas às refeições. Também nos passeios ou nas caminhadas é normal ver pessoas abastecidas com garrafas de água, já que poucos arriscam a bebê-la nas bicas das nascentes que encontram nas serras ou nas levadas como, porventura, acontecia no passado, quando o precioso líquido corria das nascentes, com aspecto mais límpido e mais cristalino. Outro factor que tem levado a um maior consumo de águas engarrafadas é o facto de muitos médicos aconselharem o consumo de água, diversas vezes ao dia. Nesse sentido têm se movido as campanhas de marketing e de promoção comercial das águas minerais naturais e de nascente, às quais se juntam hoje sabores para atrair mais clientela. Tem sido também uma alternativa importante (mais saudável e mais barata) aos refrigerantes que no ano passado, no mercado nacional, acusaram uma quebra de vendas de cerca de 1,6% e aos sumos de frutos e néctares, estes com queda maior, a caírem para os 10,2 por cento.

Importância do sector em Portugal

O volume de negócios do sector das águas minerais naturais e das águas de nascente é de, aproximadamente, 286 milhões de euros
(2008), o que corresponde à transacção de mais de 1 000 milhões de litros de água, segundo dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM).

O sector corresponde a cerca de três por cento do conjunto da indústria portuguesa alimentar, assegurando mais de 10 mil postos de trabalho, entre os gerados directamente e os indirectamente gerados, a jusante e a montante da actividade (fornecedores, serviços, distribuidores). "Uma parcela importante deste emprego está ligada a regiões do interior do País, pois as unidades de engarrafamento têm de estar localizadas na proximidade das nascentes", refere a APIAM.

Empresa de Cervejas
6 M

A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) forneceu no ano passado seis milhões de litros de águas engarrafadas.
Das marcas nacionais que representa e da marca própria.
A 'Atlântida' já representa 37,5% do total da distribuição de águas da ECM.

Produção Nacional
1 000 M

A produção nacional de águas minerais naturais e de nascente engarrafadas deverá ultrapassar este ano mil milhões de litros. Dados da associação dos industriais do sector apontam para um crescimento do mercado nos primeiros meses deste ano, de 1,7%, na tendência de 2009.

Águas de nascente
+ 22,4%

As águas de nascente tiveram em Portugal, no ano passado, um crescimento de 22,4%, o que demonstra o dinamismo das empresas que se dedicam à sua captação e comercialização. As águas com gás e gasosas(5% do mercado) estão em queda (menos 0,7% de Janeiro a Março de 2010).




DN Madeira

Revista 'Fugas' destaca a Madeira




A revista 'Fugas', que acompanha aos sábados o jornal 'Público', está a celebrar 10 anos de publicação ininterrupta. Para assinalar a efeméride os responsáveis editoriais decidiram fazer um 'top-ten'. As evidências e destaques que surgem nessa listagem são da responsabilidade dos jornalistas, que, de forma participada, votaram nas suas melhores experiências e vivências.

Nas praias portuguesas há lugar de destaque para a do Garajau, onde foi hasteada este ano a primeira Bandeira Azul em Portugal.

O 'Madeira Magic' surge em primeiro lugar na listagem dos dez passeios de família recomendados, potenciado até pelo facto da TAP estar a oferecer a viagem para os mais pequenos (desde que acompanhem os pais e as reservas tenham sido feitas até 1 de Junho).

A Floresta Laurissilva é destaque nos dez passeios com natureza por dentro. Refere a 'Fugas': "Se houvesse uma votação para determinar qual a paisagem selvagem mais intacta de Portugal, a eleita teria de ser, indiscutivelmente, a Floresta Laurissilva da Madeira."

Nos campos de golfe nacionais, a Madeira ganhou dois lugares entre os dez: Santo da Serra e Porto Santo. Nos hotéis a Estalagem da Ponta do Sol emparelha entre os melhores. "Aquele em que o design melhor se conjuga com moda, juventude e hedonismo", destaca.

Uma referência final para o 'Blandy's Bual 1920' intitulado de "Gigantesco e Estonteante", engarrafado em 2006 depois de 86 anos de repouso. "Absolutamente monumental!", assim classifica Rui Falcão, o especialista que escreveu sobre este néctar e que o coloca entre a dezena dos melhores vinhos da última década. Os vinhos e outras coisas boas da vida, como bares e automóveis, são também tema das reportagens da 'Fugas', uma revista que é referência na imprensa nacional.



DN Madeira

Funchal Antigamente

Dion - The Wanderer




Lyrics/Letra



Oh well I'm the type of guy who will never settle down
Where pretty girls are well, you know that I'm around
I kiss 'em and I love'em 'cause to me they're all the same
I hug 'em and I squeeze 'em they don't even know my name
They call me the wanderer yeah the wanderer
I roam around around around...

Oh well there's Flo on my left and there's Mary on my right
And Janie is the girl with that I'll be with tonight
And when she asks me which one I love the best
I tear open my shirt I got Rosie on my chest
'Cause I'm the wanderer yeah the wanderer
I roam around around around...

Oh well I roam from town to town
I go through life without a care
'Til I'm as happy as a clown
With my two fists of iron and I'm going nowhere

I'm the type of guy that likes to roam around
I'm never in one place I roam from town to town
And when I find myself a-fallin' for some girl
I hop right into that car of mine and ride around the world
Yeah I'm the wanderer yeah the wanderer
I roam around around around...

Oh yeah I'm the type of guy that likes to roam around
I'm never in one place I roam from town to town
And when I find myself a-fallin' for some girl
I hop right into that car of mine and ride around the world
Yeah 'cause I'm a wanderer yeah a wanderer
I roam around around around...
'Cause I'm a wanderer yeah a wanderer
I roam around around around...

Região cria residências assistidas para idosos

Segurança Social prepara-se também para reforçar número de cuidadores







O Governo Regional vai apostar na criação de residências assistidas, destinadas a pequenos grupos de idosos (entre quatro e seis). Para além disso, quer reforçar o número de cuidadores.
A presidente do Centro de Segurança Social da Madeira, Bernardete Vieira, sublinha que, em declarações ao JM, a Região teve de adiar, na sequência da intempérie de 20 de Fevereiro e à consequente necessidade de transferir apoios financeiros e logísticos para acudir às vítimas do temporal, «um projecto que estava pronto para avançar antes do temporal de 20 de Fevereiro, que são o das residências assistidas».
São pequenas casas, onde estarão quatro a seis idosos, e onde a Segurança Social assegura um acompanhamento durante 24 horas.
«Em vez de ser um lar grande, e os lares também são importantes e fazem parte do programa do Governo, é uma casa e constitui mais uma resposta para os idosos», sublinha.
Segundo Bernardete Vieira, «o ambiente nas residências assistidas será mais familiar». O Governo Regional, garante, quer difundir esta prática e alargá-la a toda a Região.
«Estamos a pensar em criar duas residências assistidas no Funchal. Se houvessem idosos que tivessem casas e estivessem dispostos a disponibilizá-las para eles e também para outros idosos, mediante arrendamento, seria a melhor opção. Mas, ninguém está a querer isso. Temos, pois, que arrendar e para arrendar temos de cumprir todos os procedimentos legais», complementa.
A Segurança Social madeirense está a contar lançar as duas casas até Julho, e depois ver até final do ano o que poderá fazer mais naquele sentido. Esta medida está no Plano Gerontológico e «é para avançar».
Quanto aos cuidadores, Bernardete Vieira diz que é uma medida de grande. «Gostaria que ainda tivesse mais, porque é importante para os idosos.», disse.
Neste momento, existem cerca de 170 cuidadores em toda a Região, um número que a Região quer ver aumentado a curto/médio prazo. Os cuidadores, lembre-se, têm a missão, perante contrapartida financeira da família do idoso, que contará com comparticipação do Governo, no caso das menos abonadas, de cuidar do sénior a seu cuidado, desde alimentação à tomada de medicamentos.
Por outro lado, Bernardete Vieira diz que, por agora, o plano de marketing social está suspenso, mas não cancelado.
«Com este temporal, tivemos de reequacionar prioridades. Prefiro investir dinheiro numa residência do que no plano, embora também considere que seria importante a sua efectivação. É uma coisa que pode esperar», conclui.

Refeições a leste até inícios do próximo ano

A presidente do Centro de Segurança Social da Madeira sublinha que a abertura de concurso para as refeições entregues a domicílios nos idosos para a zona leste (Machico e Santa Cruz) será lançado até, o mais tardar, finais deste ano, inícios de 2011.
Na zona oeste, está a faltar apenas o concelho da Calheta. Bernardete Vieira anuncia que, em breve, será assinado um acordo com a Santa Casa da Misericórdia da Calheta, que já assegura a ajuda domiciliária àquela zona. «É com eles que vamos negociar, para avançar até final do ano», disse.
«Em Dezembro/Janeiro vamos lançar o concurso para a Zona Leste. Antes disso não conseguimos, porque ainda será preciso lançar o caderno de encargos e o concurso propriamente dito. Depois, iremos adjudicar, o que deverá acontecer em Dezembro/Janeiro», explica.
Quanto ao Porto Santo, Bernardete Vieira sublinha que a Segurança Social está a avaliar a situação e diz que só vai avançar para as refeições para idosos ao domicílio «se isso se justificar».

Alas exclusivas para doentes com Alzheimer

Bernardete Vieira não se mostra muito a favor de lares exclusivos para doentes com Alzheimer.
«Temos o Porto Moniz, que tem um lar com ala para Alzheimer. Mas, a nossa experiência diz-nos que não se justifica, porque há uma fase em que ainda é necessário, quando os doentes estão na sua fase mais nervosa, mas depois passam a estar devidamente medicados e ficam com uma dependência como outro qualquer. Por isso, chegámos à conclusão que não vale a pena investir em lares só para aqueles doentes», disse.
A Segurança Social diz que pondera, sim, a criação de alas especiais nos lares que forem sendo construídos, bem como naqueles já existentes, que serão requalificados.


Jornal da Madeira

Santa Cruz está a precaver o futuro








O grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira visitou, ontem, a freguesia de Santa Cruz para inteirar-se das obras que estão a ser feitas no interior das ribeiras, na sequência dos estragos que estas sofreram por ocasião da intempérie de 20 de Fevereiro último.
A comitiva falava junto à Ribeira de Santa Cruz, que neste momento está a ser objecto de intensas obras, por forma a repor a normalidade no leito e, sobretudo, trabalhos de recuperação das muralhas de protecção que sofreram algumas fissuras ao longo de todo o seu curso. Idêntico trabalho foi efectuado na Ribeira da Boaventura e também a norte, na ribeira que desagua do sítio do Janeiro.
Estes trabalhos, no entender de Sidónio Fernandes, demonstram bem a forma como o concelho foi fustigado no dia 20 de Fevereiro, com grande incidência na freguesia da Camacha, destacando que os trabalhos de recuperação estão a ser feitos, embora «com pouco dinheiro».
«Estamos a nos preparar para que, se tivermos outras intempéries, sejam de facto minimizadas pelo trabalho que estamos a fazer», disse o mesmo responsável, o porta-voz do grupo que ontem se deslocou a Santa Cruz, acompanhado por elementos da Câmara local.
Sidónio Fernandes destacou ainda a pronta inventariação e celeridade com que tudo tem vindo a ser feito, por parte do Governo Regional. «Digamos que é um tempo recorde. Logo a seguir à intempérie, em Março, deu-se início às obras, com maior incidência agora, no Verão, porque é a época que as podemos fazer, para podermos precaver o futuro», concluiu.
Santa Cruz, recorde-se, foi um dos concelhos mais fustigados no dia 20 de Fevereiro pela chuva, sendo que aqui caiu o maior volume de precipitação registada pelo Instituto de Meteorologia. Várias ribeiras transbordaram e pequenos cursos de água transformaram-se agora em grandes leitos, tal foi a força da água. Em Santa Cruz, chegou-se mesmo a temer pelo centro da cidade. Os receios centraram-se na ponte onde hoje está localizada a rotunda junto à Igreja e o Santa Cruz Shopping, mas felizmente, não houve grandes estragos a registar.


Jornal da Madeira

Praia do Porto Santo é única no país e na Europa

Opinião do investigador em geomedicina da Universidade de Aveiro, João Baptista







A praia de areia amarela do Porto Santo com nove quilómetros de extensão «é única no país e distingue-se das demais europeias» devido à composição da areia, usada há séculos com fins medicinais.
Esta é a opinião do investigador em geomedicina da Universidade de Aveiro, João Baptista, que sustenta que de todas as candidaturas a Maravilhas Naturais de Portugal, esta praia é única.
«É uma praia única em Portugal, distingue-se das demais europeias pela sua composição. É uma areia especial por ser carbonatada e biogénica, propriedades físicas químicas e térmicas que permitiram o seu uso em processos de naturoterapia durante séculos», salienta.
O investigador refere que ao longo dos tempos as areias do Porto Santo foram utilizadas para curar muitas doenças do foro reumático, ortopédico e fisiátrico.
Adianta que apesar de existir este tipo de areia nas Canárias e Cabo Verde, de formação mais recente, «o único sítio onde se regista a sua utilização para tratamentos da saúde humana é no Porto Santo».
A praia da areia amarela contribui para que o Porto Santo seja conhecido como a “Ilha Dourada”, de acordo com João Baptista, acrescentando que no passado a praia teve o triplo do tamanho e que é um espaço raro por ser de areia amarela, numa ilha de origem vulcânica.
O investigador explica que a formação da praia remonta há cerca de 30 mil anos com o desenvolvimento de uma grande plataforma de recife de coral sobre um substrato vulcânico rochoso e um conjunto de espécies vegetais que ali coabitaram.
«Além da composição química, é especial pela textura, sendo uma areia extremamente fina [o grão tem um quarto ou oitavo do milímetro], pela forma das partículas que são lamelares e pela dureza do material, o que a torna menos abrasiva» que a das restantes praias, explica o investigador.
João Baptista aponta ainda como propriedades especiais, o facto da praia funcionar como corpo de calor, absorvendo e acumulando calor durante um longo período.
As investigações efectuadas sobre as propriedades das areias nos últimos dez anos por uma equipa multidisciplinar levaram à sua utilização na área da geomedicina, considerando-se que existe na denominada “Ilha Dourada” uma clínica.
Na última Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a praia foi também apresentada como tendo vantagens cosméticas.
João Baptista destaca ainda os benefícios desta areia na agricultura biológica com foro medicinal, tendo propriedades que dão sabores particulares aos produtos hortícolas e frutícolas, e a sua utilização na formação da cal para aplicação na construção civil.
Realça também que a água do mar da ilha, do ponto de vista químico e bacteriológico, com grande quantidade de iodo, contribui para que o banhista apresente um «bronzeado único, cor de chocolate dourado, em comparação com o conseguido nas outras praias», além da qualidade das águas comprovada pela atribuição de bandeiras azuis.
O investigador defende ser «importante a sua preservação para que no futuro se possa usufruir todas as propriedades desta praia única».


Jornal da Madeira