sábado, 24 de abril de 2010

Sá reabre ex-Cavalinho no decorrer deste ano

Obras de beneficiação do espaço localizado na Rua do Pina já estão em curso







O Grupo Sá prepara-se para abrir, já no próximo mês de Outubro, o novo espaço comercial em Machico, mas segundo Jorge Sá, presidente do Grupo, há muitas mais novidades previstas para breve, entre as quais, uma nova área comercial no Funchal, nomeadamente, na Rua do Pina.
Falamos do antigo espaço onde em tempos chegou a funcionar o “Super Cavalinho”, cuja área foi agora adquirida pelo Grupo, devendo reabrir em breve. «Era da concorrência, mas fecharam e vamos beneficiar essa loja. Possivelmente, ainda no decurso deste ano, vamos reabri-la», disse ao JM o comendador Jorge Sá.
Relativamente ao Sá de Machico, disse que «estamos pensando fazer a apresentação e inauguração na primeira quinzena de Outubro». Prazo que decorre das garantias dadas pela construtora. Jorge Sá diz que a filosofia deste novo espaço será idêntica àquela que a empresa tem apresentado em São Martinho ou mesmo em Santana, embora com material cada vez mais moderno. «Será uma loja ampla e bonita, com parques arejados. Terá ainda uma praça de restauração (Severa) no piso superior», explicou.
Quanto ao novo super previsto para abrir em São Vicente, Jorge Sá confidenciou que estão em curso os projectos especiais, encomendados ao professor Eduardo Marques, do Porto. «Será uma obra, provavelmente, para dar início no primeiro trimestre do próximo ano».


Estreito de Câmara de Lobos
no decurso de 2010


Entretanto, para além de Machico e a loja na Rua do Pina, o grupo prevê também para este ano a abertura do novo espaço comercial no Estreito de Câmara de Lobos. «O tempo tem estado muito chuvoso, o que não tem facultado o transporte de terras para os vazadouros. Era para abrir em Agosto, mas vamos a ver se ainda no decurso de 2010 é inaugurado», disse-nos o nosso interlocutor.

Portas estão abertas no Porto Santo

Questionado quanto à possibilidade de o Grupo Sá poder investir no Porto Santo, o empresário não diz nem que sim, nem que não. Há quem fale em negociações entre a empresa que detém naquela ilha a marca “Zarco” e o “Sá”, mas sobre isso nada referem sendo que o comendador apenas vai adiantando que, por enquanto, nada há. «Houve uma hipótese de negociar uns terrenos, mas isso não foi avante. Para já, não há qualquer negociação efectuada, mas há diálogos», revelou ao JM.

Adquiridos terrenos no Arco da Calheta

O empresário confessou ainda que têm sido várias as solicitações efectuadas ao grupo para que invista noutros concelhos da Região. Nesse âmbito, frisou que já foram adquiridos terrenos no Arco da Calheta, também para avançar. «É muito cedo ainda para dizer algo, mas os projectos têm datas que a gente também não pode ultrapassar», afirmou.
Há ainda pedidos da Ponta do Sol, mas há também de freguesias, cada vez mais interessadas no investimento madeirense, como é o caso do Monte e do Livramento.



Jornal da Madeira

terça-feira, 20 de abril de 2010

Exposição do Limão na Ilha com Despique






Data: 20-04-2010

Nos dias 14, 15 e 16 de Maio, a freguesia da Ilha, em Santana, acolherá a IX Exposição Regional do Limão, na qual será integrada a Festa do Despique. "Este evento pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais", refere António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do certame.

"No dia 16 de Maio, terá lugar a Festa do Despique, onde se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa região para que possam dar o seu contributo neste encontro", adianta.

A participação de cada grupo será feita em conjunto, por eliminatórias e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que disponham de suporte musical.

"A identidade cultural do povo madeirense deve ser mantida e a Festa do Despique é um esforço que certamente contribuirá para preservar, ao longo das gerações, os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso", adianta.

Inscrições devem ser efectuadas até ao dia 10 de Maio, através do 291 572 026, 962 488 561 e 'e-mail' casapovoilha@mail.telepac.pt.



DN Madeira


O BLOG da Casa do Povo da Ilha

http://casapovoilha.blogspot.com/

Livro marca aniversário da Biblioteca de C. Lobos

Nelson Veríssimo publica compilação de poemas de Joaquim Pestana
Data: 20-04-2010








Por ocasião do primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, oficialmente inaugurada a 3 de Maio de 2009, será editada uma compilação de poemas de Joaquim Pestana que se encontravam dispersos por várias publicações periódicas, num trabalho da autoria do historiador Nelson Veríssimo.

Nascido a 24 de Dezembro de 1840 na vila de Câmara de Lobos, o poeta Joaquim Pestana, que escreveu em jornais regionais, nacionais e até internacionais, neste último caso, no Brasil, viria a falecer no Funchal a 6 de Fevereiro de 1909.

O ano passado, por ocasião do primeiro centenário da sua morte, num texto de opinião do Professor Doutor Nelson Veríssimo, este criticou o facto da data não ter sido assinalada, em particular na sua terra Natal, para mais que Câmara de Lobos era então o 'Município da Cultura em 2009'.

No escrito que então suscitou polémica com o vereador responsável pela Cultura, o historiador madeirense chamava a atenção para a obra literária de Joaquim Pestana "a fim de não cair na tumba do esquecimento", reclamando a edição da "sua produção poética, inédita ou dispersas por publicações periódicas".

Nelson Veríssimo relembrara que já no início da década de 90, por ocasião do 150.º aniversário do seu nascimento, o já falecido escritor José António Gonçalves, na revista Girão, escrevera que a edilidade câmara-lobense estava sensível à publicação de um volume de poesia de Joaquim Pestana. Uma prometida edição que nunca se concretizou, tendo Nelson Veríssimo, em 2009, desafiado a Câmara Municipal de Câmara de Lobos da "obrigação moral de resgatar a memória de Joaquim Pestana, promovendo a edição de uma antologia da sua poesia e celebrando a memória de um distinto homem de letras que, no seu tempo, engrandeceu a terra que o viu nascer e divulgou-a até onde chegou a sua escrita". Finalmente, está por dias a concretização desta homenagem a uma figura cujo nome já perpetua desde 2004 na rua de acesso à Escola Básica do Carmo. Segundo Nelson Veríssimo, no 'blogue' 'Passos na Calçada', escreve que "o volume, que se encontra já no prelo e virá a lume no próximo mês de Maio, constituirá, por certo, justa homenagem ao poeta que, no final da vida, preparou e anunciou um livro - 'Espinhos e Flores', mas que, infelizmente, não logrou ver concretizado".


DN Madeira


Mais imformação sobre a Obra e a Vida do Poeta Joaquim Pestana

http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/pestana_joaquim.html

domingo, 18 de abril de 2010

Praça do Município encheu

Festa da Flor potencia Turismo






”A Praça do Município encheu, ontem, de crianças e de flores. A chuva que ameaçou durante os últimos dias não conseguiu estragar a festa.
Tal como estava previsto, o Cortejo Infantil contou com dezenas e dezenas de crianças que saíram da Avenida Arriaga, passando pela Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e terminando na Praça do Município.
Ali, tal como habitualmente acontece, foi construído o Muro da Esperança, onde cada criança participante colocou uma flor.
A secretária regional do Turismo e Transportes mostrou-se satisfeita com o decorrer da Festa da Flor deste ano tendo enaltecido “a fé e a confiança das crianças, dos pais e dos professores que pela manhã, apesar do tempo instável e imprevisivel permitiram que fosse possível fazer a festa”.
Esta motivação fez com que a praça se enchesse de crianças e também de turistas, dando assim andamento ao programa previsto. “É muito gratificante”, sublinhou Conceição Estudante ao mesmo tempo que deixou uma palavra de agradecimento à “população madeirense pela pró-actividade em relação a estes eventos”.
Mais de 20 mil pessoas estão na Madeira para assistir ao Cortejo da Flor. A governante espera que a vinda de muitos turistas à Região para assistir a este cartaz “tenha efeitos multiplicadores, que nós procuramos introduzir neste evento, que é mostrar que a Madeira recuperou, que está em estado de funcionalidade total”.
A governante espera que este evento tenha ajudado a trazer turistas do continente português até à Madeira e que ajude a trazer mais pessoas tendo destacado o facto de José Sócrates vir assistir ao Cortejo porque a Região “precisa de todas as ajudas e de todas as ocasiões para recuperar a sua funcionalidade e economia”.



Jornal da Madeira

Uma flor em nome da recuperação da Madeira

Centenas de crianças pediram um desejo quase unânime, no muro da esperança
Data: 18-04-2010



"Na minha opinião, é para ajudar a Festa da Flor e para significar a esperança que temos para o futuro da Madeira, após o temporal". Depois de ter colocado uma flor no Muro da Esperança, Madalena, de 9 anos, traduziu numa frase todo o significado do gesto que havia feito há minutos. Ontem de manhã, e como já manda a tradição, centenas de crianças depositaram um desejo em forma de flor, no Largo do Município, perante o olhar atento de milhares de pessoas, de entre as quais muitos turistas.

Aos poucos, o muro foi ganhando cor, com gerberas, estrelícias, cravos, rosas, orquídeas, jarros e açucenas. À medida que os mais pequenos iam passando, o muro transformava-se numa paleta da cores, pintalgada de diferentes desejos. Contudo, muitos coincidiram na vontade de uma rápida recuperação da Madeira, face ao que aconteceu a 20 de Fevereiro. No local, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, congratulou-se pela trégua dada pelo tempo, que permitiu a forte adesão das escolas e dos visitantes a esta iniciativa.

Na ocasião, a governante confirmou que a Madeira saiu afectada com o cancelamento de voos provenientes de diversos países, devido ao vulcão na Islândia. "Espero que os danos sejam mínimos porque também é verdade que muitos turistas que iam sair acabaram por ficar na Região, de alguma maneira compensando as camas vagas que ficaram", disse, referindo que, de qualquer forma, não se trata de uma "situação agradável para ninguém".

"Vamos esperar que, apesar do que tem acontecido no norte da Europa, o sul tenha correspondido e temos a certeza de que a resposta do mercado português foi positiva", rematou.

Aguaceiros fracos em dia de cortejo da flor

Períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento moderado, do quadrante oeste, rodando para sul no fim do dia são as previsões do Instituto de Meteorologia para hoje, dia em que sai às ruas o Cortejo Alegórico da Flor.

Pelas 16 horas, dez grupos percorrerão as artérias mais importantes da baixa funchalense.

A par do desfile, entre as 10 e as 15 horas, haverá animação na cidade, a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha e do Grupo Folclórico Monte Verde.

DN Madeira

Flores da Madeira no altar de Bento XVI


Ideia partiu de Sérgio Gouveia, mentor do projecto 'Madeira Lx'

Data: 18-04-2010








No dia 11 de Maio, por altura da missa do papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, a Região estará representada com um tradicional tapete de flores madeirenses que cobrirá o percurso entre o papa-móvel e o altar. O próprio altar também será enfeitado com flores regionais. Esta ideia será materializada por Sílvio Gouveia, mentor do projecto 'Madeira Lx', que visa promover a Região em território nacional através da apresentação das riquezas culturais, gastronómicas e turísticas, com o intuito de angariar fundos para a reconstrução da ilha.

Sílvio Gouveia, um madeirense a residir na capital portuguesa há 15 anos, pretende, com esta iniciativa, voltar a levar ao mundo a imagem da ilha renovada e uma mensagem positiva de renascimento, após o temporal de 20 de Fevereiro. O projecto foi concebido dada a elevada concentração de madeirenses em Lisboa.

O início da visita papal coincide com a inauguração do evento promocional 'Madeira Lx', que terá lugar no Palácio Braancamp de 12 a 16 de Maio. O 'Madeira Lx' arranca, no dia 12, com um jantar gourmet no restaurante 'Eleven', com a participação de um 'chef' madeirense. No dia 13, decorrerá um 'cocktail' VIP de abertura do Palácio Braancamp e um leilão de obras de arte, que terá peças de artistas como Nini Andrade da Silva, da Fundação Branislav Mihajlovic, Pedro Pinto Coelho, Paulo Ossião, Luís Cabral, Carla Cabral, Duma Arantes e Paulo Teixeira Pinto. Toda a receita deste evento será doada a fundos de reconstrução e a entidades regionais de solidariedade. Esta iniciativa será orientada pela leiloeira de arte contemporânea 'Sala Branca'.

Para 14 de Maio está prevista a realização da noite 'Fashion Party'. Em paralelo com estas acções, o Pingo Doce realiza, de 5 a 18 de Maio, a 'Feira Madeira Lx' em 30 lojas de Lisboa. A ideia passa também pela promoção dos produtos regionais - o tradicional bolo de mel, vinho Madeira, doces, licores, refrigerantes e flores regionais -, pelo reforço das interacções comercias e por dar a conhecer o destino Madeira.


DN Madeira

Insular promove fórum e festa do pão

Grupo festeja 80 anos, inaugura padaria/escola e realiza 3º Fórum da Panificação
Data: 18-04-2010




O Grupo Insular vai comemorar 80 anos de existência esta semana, promovendo várias iniciativas, entre as quais se destaca o 3º Fórum Insular de Panificação, marcado para a próxima sexta-feira no Fórum Machico.

Vários oradores vão abordar durante a tarde de 23 de Abril áreas complementares na indústria de panificação. A 'Segurança Alimentar' será apresentada pela directora regional do Comércio e Indústria, Isabel Rodrigues, cabendo ao presidente do Instituto Desenvolvimento Empresarial, Jorge Faria, a abordagem do 'Financiamento de Novos Projectos'. 'A Panificação do séc. XXI', através de Mouette Barboff; 'O Pão na Alimentação', que tem como oradora a nutricionista Cristina Cunha; 'A Panificação Portuguesa', abordada por Vítor Moreira; 'A Importância dos Cereais', a cargo de um representante da Soufflet (Paris); e 'A Panificação na Região' que tem como orador o presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Jorge Pereira, são outras das intervenções agendadas no Fórum que encerra com a intervenção do director geral do Grupo Insular, Carlos Baptista, que vai analisara a relação 'A Insular e a Panificação'.

Estão previstos lançamentos de dois livros. 'O pão em Portugal' de Mouette Barboff, tida como "uma referência no sector da panificação e autora de diversos trabalhos nesta área em Portugal", e ainda o 'Manual prático de panificação" de Vítor Moreira.

Há ainda um 'workshop' de panificação que inclui a apresentação de novos produtos e processos de fabrico. Entre amanhã e sexta-feira decorre curso de panificação, destinado aos panificadores da Região. Um momento formativo que é ministrado por um técnico francês com provas dadas na indústria de panificação e pela técnica da Insular, Ana Duarte.

O curso vai ser feito na nova padaria experimental localizado nas instalações da Insular, estrutura que será inaugurada na próxima sexta-feira, acto que conta com a presença do presidente do Governo Regional. Alberto João Jardim que também abre a 'Festa do Pão'. A 23 de Abril, há ainda o concurso de Pão Regional, com pão de batata-doce em destaque num evento que envolve as padarias da Região.

Machico é o palco




Entre 23 e 25 de Abril, a Insular transforma alameda circundante ao Fórum Machico num espaço festivo que conta com a presença de representantes da panificação regional, distribuídos por 8 stands: Socipamo, Pani Santo, Panisal, Doce Satisfação, Macedo & Pita, Padaria Fé e Luz, Curral Pão e Maria Gorete. Neste espaço haverá ainda animação musical, lançamento de livros e uma padaria experimental da 'Insular', com produção e degustação ao vivo, bem como um 'stand bar' com produtos regionais confeccionados à base das marcas da empresa madeirense.



DN Madeira

sábado, 17 de abril de 2010

Apoio à reconstrução vem dos Açores






Data: 17-04-2010

O presidente do conselho de administração da Fábrica de Tabaco Micaelense entregou, ontem, ao vice-presidente do Governo Regional, um cheque no valor de 30 mil euros, destinado a ajudar na reconstrução da Madeira.

Esta empresa também entregou outro donativo, de menor valor, à Câmara Municipal de Santa Cruz.

Mário Fortuna referiu que o donativo tem "um valor simbólico", mas lembrou que a empresa também colaborou com os seus clientes, na Região, repondo imediatamente todo o material destruído pelos temporais de 20 de Fevereiro. A fábrica assumiu a "responsabilidade pelos produtos danificados".

O responsável pela Fábrica de Tabaco Micaelense sublinhou a importância de, "quem pode, fazer um esforço de contributo para a uma recuperação rápida da Região".

A Fábrica de Tabaco Micaelense tem uma facturação anual, na Madeira, de cerca de 20 milhões de euros.

O vice-presidente do Governo Regional agradeceu mais este apoio que se destina à conta de solidariedade e referiu a importância de ser uma ajuda "de uma empresa de outra Região Autónoma".

João Cunha e Silva lembrou que todas as ajudas que têm sido enviadas para a Madeira estão a ser utilizadas para a reconstrução de casas, estradas, acessibilidades e para ajudar à retoma económica.


DN Madeira

África do Sul traz 60 mil euros em ajudas






Data: 17-04-2010

Um grupo de emigrantes madeirenses, residentes nas províncias sul africanas do North West e Free State, sob a batuta de José Achadinha e João Salvador Rodrigues juntamente com outros 16 membros da comunidade madeirense constituíram um grupo para angariar fundos para auxílio aos seus conterrâneos mais afectados pela intempérie de 20 de Fevereiro que assolou a sua terra.

Enquanto algumas pessoas, na África do Sul, se diluíam em lágrimas perante as imagens televisivas, estes 18 membros optaram por subdividir o grupo formando duas equipas de cinco e uma de três e, fizeram uma abordagem 'porta a porta'. A colecta de fundos chegou aos 545 mil randes e receberam depois montante que atingiram os 600 mil randes, o equivalente a cerca de 60 mil euros.

No segundo domingo de Março, foi celebrada uma missa campal seguida de almoço servido no Clube Português do Noroeste, em Klerksdorp. Os donativos excederam todas as expectativas. Desde Klerksdorp até ao Kwazulu a solidariedade demonstrada não foi palavra vã. A afluência de pessoas com o intuito de ajudar fez com que membros da comunidade madeirense ali comparecessem, vindos de mais de 35 localidades, algumas muito longe.

Estes homens e mulheres de que a Madeira se deve orgulhar - " não só em tempo de eleições" - , sacrificaram os seus negócios onde um montante de mais de cerca de 200 dias de trabalho, em prol da causa da Madeira.

O dinheiro apurado inicialmente está destinado à Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ABRAVA ) Cáritas e Cruz Vermelha Portuguesa.

José Achadinha disse ao DIÁRIO que esta colecta de fundos terá continuidade, " não morre aqui . Só muito dificilmente se apagará das nossas memórias algo tão impressionante e triste e a mágoa que fica para sempre desta tragédia".

João Salvador Rodrigues, disse que "era impossível ficar insensível a uma tragédia destas. As imagens que vi trouxeram-me as lágrimas aos olhos acompanhada de uma grande tristeza e incredulidade pelo que se passava na nossa terra. Aqueles cenários ficarão para sempre gravados na minha memória ", disse-nos.

Numa colecta de fundos realizada igreja de Santo António dos Portugueses, em Mayfair, no passado domingo numa organização de Adelino Gouveia, que foi secundada pelo Clube Sport Marítimo de Joanesburgo, "Gift of Givers" Casa da Madeira e Madeira Golfe e que contou com a presença de paroquianos que fizeram uma dádiva que atingiu os 24.741.00 randes.


DN Madeira

Quatro contentores com mobília chegam na 2.ª feira

Na próxima semana chegam à região mais bens recolhidos junto de empresas
Data: 17-04-2010




Quatro pequenos contentores transportando essencialmente mobílias e variado recheio para casa (utensílios para cozinha, têxtil para o lar e vestuário), recolhidos pela Cáritas Portuguesa para serem entregues às vítimas do temporal de 20 de Fevereiro, chegam na próxima segunda-feira à Madeira.

Estes bens, doados pela população do continente, saem hoje do porto de Portimão, para onde foram transportados em dois camiões disponibilizados pelo Exército português.

O presidente da Cáritas Diocesana do Funchal, José Manuel Barbeito, explica que estes artigos serão entregues prioritariamente às famílias que, entretanto, já foram realojadas em novas habitações. Numa segunda fase, serão abrangidas as pessoas cujas casas ficaram parcialmente afectadas, nomeadamente ao nível do respectivo recheio. No entanto, alerta aquele responsável, a entrega dos bens só será efectuada mediante a certificação de que a família foi, de facto, afectada pelo mau tempo. Uma comprovação que tanto pode ser feita pela Investimentos Habitacionais da Madeira como pela Segurança Social, pelas autarquias ou pelas paróquias, e que é uma forma de evitar eventuais aproveitamentos.

José Manuel Barbeito revela ainda que, provavelmente no final da próxima semana, chegam à Madeiras mais alguns contentores, estes com bens recolhidos em acções solidários promovidas por trabalhadores de diversas empresas.

O presidente da Cáritas do Funchal explica que as carências de bens já estão praticamente todas colmatadas, embora continuem a fazer falta os enlatados e produtos alimentares como açúcar, azeite, óleo, sal e farinha de trigo e de milho.


DN Madeira

ESCALA INAUGURAL DO 'DISNEY MAGIC' ASSINALADA COM VISITA A UMA ESCOLA.

Bonecos da Disney visitam crianças do 'Abrigo'

Data: 17-04-2010




A escala inaugural do 'Disney Magic', prevista para domingo, vai ficar marcada pela visita do Mickey e demais figuras da fantasia Disney vão fazer ao Abrigo de Nossa Senhora da Conceição.

Ao contrário do que inicialmente foi desejo das entidades regionais, não haverá outro tipo de iniciativa, pelo que foi excluída a participação dos bonecos em acções de rua, nomeadamente a presença no Cortejo da Flor.

Tal como tínhamos referenciado, a companhia que opera o navio da Disney tem como missão, em cada escala, a realização de acções junto de crianças, quer através de manifestações lúdicas, como da oferta de material didáctico.

No caso da Madeira a escolha recaiu no Abrigo de Nossa Senhora da Conceição, instituição que acolhe em regime de internato 60 crianças, que deste modo vão poder tirar fotos e recriar o imaginário Disney, num convívio que inclui uma troca de presentes.

Refira-se, contudo, que a iniciativa da Disney não é aberta ao público, já que se destina em exclusivo às crianças desta instituição.

O 'Disney Magic' é esperado amanhã pelas 7 horas, naquela que será a sua primeira escala na Madeira, estando programado uma recepção a bordo, que para além de contar com as habituais presenças dos representantes da Autoridade Portuária (APRAM) e do agente do armador (Blandy) inclui a presença de Conceição Estudante, a governante com a tutela dos portos e turismo no governo da Região.

De modo a que os cerca de dois mil passageiros possam assistir ao Cortejo da Flor, o 'Disney Magic' só solta amarras pelas 19 horas. Quanto ao movimento previsto para o dia de hoje no Porto do Funchal, refira-se a escala do MSC Sintonia, navio que é esperado pelas 9 horas vindo de Tenerife, com 1.450 passageiros. Pelas 17 horas o paquete deixa a Pontinha rumo a Málaga.

Uma referência final para a escala do ferry espanhol 'Volcan de Tijarafe', que é esperado de Canárias pelas 8.15 horas, deixando a Pontinha pelas 10.30 horas rumo a Portimão.

O navio da Naviera Armas traz de Canárias 66 passageiros que desembarcam no Funchal e outros 164 que seguem viagem para Portimão. Na Madeira embarcam 93 passageiros. Na próxima segunda-feira, são esperados de Portimão 74 passageiros, devendo seguir para Canárias outros 86.


DN Madeira

Melhores clientes da cadeia grossista 'Mega' contemplados com viagem à Madeira

Empresa opta pela Madeira para incentivo
Data: 17-04-2010




O Grupo Manuel Nunes (MN), proprietário dos estabelecimentos de 'cash & carry' MEGA está a organizar uma viagem de incentivo à Madeira, que deverá premiar cerca de meia centena dos seus clientes no continente. Serão atribuídas duas viagens a cada um dos contemplados.

Os prémios serão sorteados entre retalhistas e armazenistas e inclui-se numa campanha que o Grupo MN designou por 'Juntos vamos ajudar a Madeira. Abrangerá os clientes que comprarem mais produtos assinalados durante o período de 1 de Março a 31 de Julho.

Segundo uma nota distribuída pelo grupo, a iniciativa pretende responder ao apelo dos madeirenses para visitar a ilha, depois da recuperação dos estragos provocados pelas enxurradas de Abril passado. "Um contributo à reconstrução", refere a nota.

Por outro lado e para assinalar o 1º aniversário da abertura da loja MEGA cash & carry na Madeira, localizada no Caminho de Santa Quitéria, está a ser promovida outra acção de solidariedade que envolve os clientes da Região Autónoma. Esta acção é assim composta por um passeio solidário de barco para observação de baleias e golfinhos, com almoço na Fajã dos Padres, que pretende proporcionar um dia de convívio a cerca de 70 clientes e, em paralelo, contribuir com uma verba para uma instituição de solidariedade social da Madeira, nomeadamente para as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. O passeio vai premiar os clientes que mais comprarem, durante o mês de Abril, os produtos constantes nesta acção e divulgados na loja, além de beneficiarem de um desconto nas suas compras.




O Grupo MN considera que a abertura da loja no Funchal "veio 'agitar' um mercado que estava muito centrado apenas num único concorrente, permitindo uma descida gradual do nível de preços a que os comerciantes madeirenses tinham acesso".


DN Madeira

RTP convida personalidades para se aconselhar

EMPRESÁRIO, GESTOR, MÉDICO, MAESTRO E CATEDRÁTICO REPRESENTAM A SOCIEDADE.
Data: 17-04-2010




O presidente do Conselho de Administração da Rádio Televisão de Portugal, Guilherme Costa, formalizou ontem o convite a cinco personalidades para integrar a Comissão de Aconselhamento que decidiu criar, tendo em vista os desafios que se vão colocar ao Centro Regional da Madeira da RTP.

O gestor reuniu num almoço aqueles que em seu entender representam espectros da actividade da sociedade madeirense, tendo como preocupação que diferentes agentes possam trazer contributos a uma maior abertura da rádio e televisão pública à sociedade.

A escolha do presidente da RTP recaiu em Luís Miguel de Sousa - que vai presidir à comissão - David Caldeira, Castanheira da Costa, Rui Massena e Manuel Brito.

Deixando claro que as cinco personalidades convidadas "são pessoas com provas dadas", cuja proeminência pode constituir-se como uma ajuda ao conselho de administração a que preside, o presidente da RTP justificou deste modo as suas escolhas, deixando claro que "são bem vindas todas as boas ideias".

Tal como destacou ao DIÁRIO Guilherme Costa, "entendemos nesta fase que era importante contar com a sensibilidade da sociedade madeirense para que esta nos transmita o que espera do Centro Regional da RTP e qual o papel que este deve ter".

O critério de escolha teve a ver com o mérito profissional, tendo a escolha de Luís Miguel de Sousa e David Caldeira sido reflexo do sucesso relevado no mundo dos negócios e da gestão empresarial, preocupação que se estendeu ao meio académico, razão pela qual foi convidado o reitor da Universidade da Madeira. Completam a comissão Rui Massena, o maestro da Orquestra Clássica da Madeira, bem como o médico Manuel Brito, profissional que se tem se notabilizado, também, na gestão hospitalar.

Segundo Guilherme Costa, a comissão agora criada será exclusivamente de aconselhamento, terá um carácter informal, os seus membros não serão remunerados e não terão qualquer interferência na gestão de conteúdos, já que esta é uma responsabilidade exclusiva dos profissionais.

O DIÁRIO sabe que o propósito da RTP é criar condições para produzir conteúdos que possam entrar na 'cabo' e nas comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo, tendo Guilherme Costa confessado que a empresa "está a fazer uma grande aposta nas novas plataformas. Estamos a trabalhar muito seriamente na internet".

Com esta sua deslocação à Madeira, onde ontem à noite participou na gala de apoio às vítimas do temporal de Fevereiro, o presidente da RTP conclui um processo de remodelação, que não só alterou a estrutura de gestão do Centro Regional, como abre a empresa à participação da sociedade.


DN Madeira

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vinho e Bordado Madeira à chegada do Aeroporto

Acção promorcional decorre até ao final do dia de hoje






A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, iniciou ontem de manhã, uma acção promocional do Vinho e do Bordado Madeira, que se prolonga até o final do dia de hoje, na zona de chegadas do Aeroporto da Madeira, no âmbito da Festa da Flor.
De acordo com a nota enviada às redacções pela SRARN, a acção promocional decorre no contexto daquele que é actualmente o segundo cartaz turístico da Região e um dos que mais retorno económico promove.
A iniciativa decorre na zona da exposição dedicada ao Vinho e ao Bordado Madeira e consiste na oferta de provas de Vinho Madeira, e na demonstração da arte de bordar, com uma bordadeira a bordar in loco, complementada com a entrega de brochuras alusivas ao Vinho e ao Bordado Madeira, que fornecem informação mais detalhada dos produtos, prolongando assim sua comunicação após este primeiro contacto com os mesmos.
O Bordado Madeira está ainda em realce através das promotoras, que estão a distribuir o material promocional, «as quais estão trajadas com fatos especialmente concebidos para o efeito, onde a sensualidade feminina, a exuberância das flores e a beleza e singularidade do Bordado Madeira fazem um casamento idílico», escreve a Secretaria.
A operação decorre nos dias de ontem e de hoje, sendo que a estratégia visa «abranger o maior número de passageiros que se deslocam à Região para assistir à Festa da Flor. Estima-se que a acção atinja 34 voos que transportarão cerca de 5.000 passageiros». O objectivo é o de reforçar a notoriedade e o posicionamento destes dois produtos tradicionais, «recebendo os turistas e residentes com produtos únicos e de qualidade, potenciando a ligação real e emocional ao Vinho e ao Bordado Madeira, levando a que se aumente a possibilidade de serem adquiridos quer pelos madeirenses quer por quem nos visita».
A Secretaria informa ainda, no comunicado, que, em 2009, em termos de consumo de Vinho Madeira no mercado regional, o total consumido foi de 445.316,30 litros, representando 2.948.939,58 euros. O mercado regional representa cerca de 20% do total de consumo de Vinho Madeira, assumindo-se como um mercado muito importante para o produto, assim como, é o produto tradicional que maior expressão tem na economia regional.
No que se refere ao Bordado da Madeira o mercado regional tem uma importância estratégica, considerando que 50% do volume de negócio do sector é efectivado na Região.
De salientar ainda que esta acção promocional está orçada em cerca de 2.600,00€ e enquadra-se nos projectos Promocionais do Vinho e do Bordado Madeira co-financiados pelo Projecto Intervir+.



Jornal da Madeira

Novo mapa judiciário prevê a criação de uma comarca na Madeira

Alteração em 2011






O secretário Estado da Justiça esteve ontem a registar as opiniões dos juízes, magistrados do Ministério Público, advogados e funcionários judiciais na Madeira sobre a entrada em vigor do novo mapa judiciário, que prevê o fim das actuais comarcas (Funchal, Santa Cruz, Ponta do Sol e São Vicente) e o surgimento de uma única Comarca da Madeira.
João Correia está na Região numa visita de dois dias para reunir com os principais intervenientes na área da Justiça e ontem à tarde, depois de um encontro no Palácio da Justiça, admitiu que, caso haja consenso na aplicação do novo mapa judiciário, a entrada em vigor do novo modelo poderá ser 1 de Setembro de 2011.
Além de conhecer a opinião sobre se a Madeira deve ou não adoptar o que preconiza o novo mapa judiciário, o secretário de Estado da Justiça está também a auscultar os intervenientes no sentido de saber o modelo de comarca que deve ser seguido, caso seja essa decisão.
Ontem, em declarações ao jornalistas, João Correia já apresentava os argumentos favoráveis à criação de uma única comarca.
Segundo o secretário de Estado, o novo sistema implicaria «uma gestão diferente, uma especialização das magistraturas, dos tribunais e dos juízos com maior celeridade, com tendência para ser mais económica, mais rápida e mais próxima dos cidadãos e, acima de tudo, face às especializações que se impõem na nova gestão, torna a Justiça mais substantiva, mais concreta e resolve melhor os problemas que são concretamente postos».
Ainda assim, prefere não revelar a sua opinião - se prefere uma comarca ou o actual modelo -, alegando que este é o momento para ouvir.
Desde que cá chegou tem recolhido posições «muito boas, muito positivas e muito francas» sobre as mudanças que se perspectivam, mas não quis, uma vez mais, adiantar-se sobre o que tem ouvido, visto que as propostas ainda não foram formalizadas. Sobre o funcionamento da Justiça na Madeira e as dificuldades de meios, o secretário de Estado disse estar a par de tudo, mas lembrou que esta visita não foi feita com esse propósito.

Única comarca não fará encerrar tribunais

A optimização do parque judiciário «é uma preocupação do Governo» da República, mas independentemente da decisão de transformar ou não a Madeira numa única comarca todos os tribunais existentes manter-se-ão em funções, garantiu ontem João Correia, secretário de Estado da Justiça.
«É um modelo diferente de gestão. Não é para fechar, nem para abrir» tribunais, clarificou o governante de visita à Madeira.
O Governo da República quer «optimizar o parque judiciário» e «dar melhores condições de trabalho aos funcionários e aos magistrados» e ontem até já apontou uma área a investir: a da climatização. Para tal, João Correia espera contar com a Câmara Municipal do Funchal enquanto mecenas da comarca do Funchal, «tal qual o presidente da Câmara de Santa Cruz é, de certa forma, o mecenas da Comarca de Santa Cruz».
João Correia esclareceu também que antes dos investimentos do Estado é necessário clarificar o modelo que a Madeira quer seguir.


Jornal da Madeira

Três bancadas no Centenário

Estádio dos Barreiros poderá vir a ter uma superfície comercial
Data: 16-04-2010







Segundo fontes ligadas ao processo de reconstrução do Estádio dos Barreiros, a obra poderia ficar concluída já este ano, mas tal obrigaria que a equipa de futebol tivesse de jogar os primeiros cinco meses da próxima época (2010/2011) num outro recinto, pois seria necessário utilizar o relvado como suporte para o avanço do projecto. Mas tal significaria, também, encarecer da obra, que está estimada em 46 milhões de euros - será adjudicada por esse valor.

Mesmo assim, e tendo em conta o rápido avanço da obra, a cargo da Tecnovia, a 20 de Setembro deste ano, dia em que o Marítimo comemora cem anos de vida, segundo as melhores previsões, a direcção verde-rubra poderá inaugurar três novas bancadas, Norte, Sul (novidade) e Nascente, ficando apenas por concluir a bancada Central, que, nessa altura, já estará em andamento, em obras.

Apesar dos atrasos provocados pelo mau tempo que se fez sentir durante quase todo o Inverno na Região, a percepção de quem idealizou o projecto - a equipa técnica que esteve na base da construção do Estádio do Dragão e Alvalade XXI é a mesma que trabalha no Estádio dos Barreiros - é de que a obra poderá ficar concluída mais cedo do que é previsto.

O atraso impediu que as bancadas Norte e Nascente fiquem concluídas a tempo da Cerimónia de Abertura do Desporto Escolar, no entanto, ficarão prontas a tempo do Centenário, registando-se ainda que logo após a realização do último jogo do Marítimo em casa - 2 de Maio com o Vit. Setúbal -, a bancada Central deverá entrar em obras, bem como o relvado, que será removido na totalidade, dando lugar a um novo de raiz, por forma a se resolverem de uma vez por todas os problemas de escoamento. Portanto, no dia 20 de Setembro não só os adeptos verde-rubros deverão ver as três bancadas concluídas, como também o novo relvado, para além da estrutura de betão da bancada Central.

Área comercial em equação

A um outro nível, registe-se que o projecto de reconstrução do Estádio dos Barreiros não prevê nenhuma área comercial, mas estará preparado para o efeito, caso surja algum investidor interessado. Tal como acontece com o Estádio da Luz, se aparecer uma empresa pronta a negociar, como foi o caso da Media Markt, o Marítimo poderá ceder parte dos estacionamentos para uma área comercial. Estão previstos cerca de 700 lugares de estacionamento, mas segundo foi possível apurar poderão não ser necessários tantos e, como os pisos inferiores são altos, parte do estacionamento poderá reverter para um negócio. No entanto, é preciso alertar que tudo não passa de uma mera possibilidade, uma vez que o projecto inicial para a remodelação do 'velhinho caldeirão' não prevê, como foi referido, áreas comerciais. A finalizar, registe-se que o Governo Regional vai ainda celebrar um contrato-programa com o Marítimo, de 31 milhões de euros, para a reconstrução do Estádio dos Barreiros. Mesmo assim, a obra está a avançar a bom ritmo, devido a um acordo de cavalheiros que foi estabelecido entre o a direcção do Marítimo e os patrões da Tecnovia, que para já estão a assumir todos os custos da remodelação.

Marítimo defende custos da obra com período de carência

O investimento da região na remodelação do Estádio dos Barreiros, tem merecido por parte de alguns quadrantes, algumas críticas, fundamentalmente após o temporal que assolou a Região a 20 de Fevereiro. Contudo, para o Marítimo não era curial nem lógico que, por causa disso, se parasse uma obra que estava em pleno curso.

Depois os encargos que a Região terá com as obras nos Barreiros só começarão a ter efeitos cinco anos após a concessão do financiamento bancário de 31 milhões de Euros (o Marítimo suporta os restantes 15 milhões), que é o período de carência que esse mesmo financiamento contém. E, nesse período de cinco anos, os cofres da Região receberão, da obra, cerca de 7 milhões de Euros em impostos directos e outros tantos em indirectos, como seja os custos sociais dos cerca de 300 operários que trabalham na obra. Fonte da direcção revelou-nos, ainda, que, por outro lado, e sendo agora o estádio propriedade do Marítimo, o IDRAM deixou de ter custos, quer com pessoal, quer com a luz, água, relvado, etc.


DN Madeira

Socorro marítimo com mais tripulantes

SANAS CONCLUIU FORMAÇÃO E ENTREGOU OS DIPLOMAS AOS 15 FORMANDOS.








Data: 16-04-2010


A Associação Madeirense para o Socorro no Mar (SANAS) concluiu no passado fim-de-semana um curso de formação para tripulantes, colmatando dessa forma o número elementos necessários para o governo das suas embarcações salva-vidas. Esta formação englobou os temas mais generalistas relativos ao Salvamento Marítimo, e dotou os formandos dos conhecimentos e técnicas base que lhes permitirão desempenhar as funções de voluntários do SANAS e progredir para formações avançadas.

Com uma duração de aproximadamente cinco meses, contou com um total de 250 horas de formação, e foram abordados temas tão vastos como a meteorologia, o governo de embarcações salva-vidas, as técnicas de salvamento aquático, utilização de equipamento individual, técnicas de socorrismo, sobrevivência no mar, entre outros.

Tal como o DIÁRIO referiu à data do início da formação, inscreveram-se cerca de 60 candidatos, dos quais 20 foram seleccionados, e apenas 15 concluíram a formação com aproveitamento.

Paulo Rosa Gomes, presidente do SANAS Madeira destacou ao DIÁRIO que "é, para nós, um grande sucesso, pois cumprimos com todos os objectivos propostos. Estes homens, agora formados, integrarão a Estação Salva-Vidas de Santa Cruz e servirão de reforço à Estação Salva-Vidas do Funchal. Além disso, proporcionamos as condições para que consigam progredir e ter acesso à formação avançada, que até agora lhes era vedada. Estão munidos das ferramentas para desenvolver uma carreira profissional ou voluntária no âmbito do Socorro no Mar, e acreditamos que tenham muito sucesso".

Sobre a formação, aquele responsável salientou que "o curso está enquadrado no planeamento estratégico da organização, contou com o apoio de todos os colaboradores, directa ou indirectamente, e serviu de diagnóstico à nossa capacidade de organização que, diga-se, está de muito boa saúde. Este curso serviu ainda de evidência do Centro de Salvamento Costeiro como Centro de Formação SANAS para o salvamento marítimo. A estrutura física foi eficaz, e garantiu-nos condições como nunca tivemos, e como há poucas na Europa", concluiu. De referir que o "baptismo" dos diplomas de curso decorreu durante um jantar, onde estiveram presentes, os formandos do curso tripulante Salva-vidas, Luís Viera, o Director de Formação, os elementos da Direcção do SanasMadeira, elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e da Autoridade Marítima da Madeira, representadas pelo Sr. Vice-Presidente e o Sr. Patrão Mor, respectivamente.




O porto do Funchal regista hoje mais uma presença do paquete 'Vision Of The Seas'. Esta escala está englobada no cruzeiro iniciado no Brasil e com destino ao Mediterrâneo. Viaja com 1.781 turistas, em trânsito e tem chegada de Tenerife anunciada para as 8 horas. Zarpa da Pontinha, com rumo a Sevilha, ao final desta tarde, pelas 18 horas.


DN Madeira

Vulcão islandês afecta tráfego aéreo na Madeira




Data: 16-04-2010

Até ao fim da tarde de ontem tinham sido cancelados cinco escalas no Aeroporto da Madeira, o que poderá ter consequências na ocupação hoteleira regional, já que representam, no mínimo, cerca de 600 passageiros que acabaram por não chegar à ilha, em quatro voos oriundos do Reino Unido. Uma consequência dos distúrbios causados ao tráfego aéreo na Europa do Norte pelas nuvens de cinzas provocadas pela erupção, quarta-feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no sul da Islândia.

O quinto voo cancelado era da Binter Canarias e oriundo de Las Palmas de Grã Canaria, e foi retirado da escala, supostamente devido às condições metereológicas adversas que se faziam sentir no nosso aeroporto, que provocou alguns atrasos e até a ida de um avião alemão da Condor para o Porto Santo, onde aguardou melhoria do tempo. Três dos cinco voos cancelados eram operados pela Easyjet (Londres/Stansted, Londres/Gatwick e Bristol) e outro pela TAP para Londres/Gatwick. Este voo começaria na Madeira, pela manhã, e perante as restrições de tráfego, nem chegou a partir da nossa ilha. As duas companhias instalaram os passageiros impedidos de seguir viagem em hotéis locais. Aguardam-se notícias no dia de hoje. A TAP poderá restabelecer a normalidade encaminhando os passageiros via Lisboa ou Porto, logo que os aeroportos londrinos reabram.

Quanto à Easyjet aguarda-se uma solução para hoje, já que caso a nuvem de cinzas não mude de posição, o problema manter-se-á para aquela companhia, que só poderá reprogramar viagens ou voos após a reposição das condições operacionais no espaço aéreo europeu.

Até ao princípio da noite tinham aterrado na Madeira dois voos oriundos de países afectados pelas nuvens de pó do vulcão: um avião da Bulgaria Air chegou de Taline (Estónia) e outro da Transavia também chegou de Amesterdão (Holanda), que depois retomaram viagem para esses aeroportos.

As consequências da erupção do vulcão no sul da Islândia no tráfego aéreo, muito pouco comum, poderão ter repercussões muito fortes no tráfego aéreo, já que arrastarão em efeito dominó, uma série de anormalidades em aeroportos europeus e consequentes privação de transporte para milhares de passageiros. A Madeira, embora em menor dimensão, acaba por ser afectada numa ocasião de maior procura turística.

Para hoje estão previstos três voos oriundos de zonas de risco: Bruxelas (Thomas Cook), Helsínquia (Bulgaria Air) e Londres/Gatwick (Thomson Airlines). Com origem na Madeira há igualmente dois voos para zonas afectadas pela nuvem de cinzas. A TAP tem marcada uma partida para Londres/Gatwick e a SATA Internacional tem no horário um voo para Estocolmo (Suécia). Potencialmente são cinco voos em risco de não serem operados hoje, se se mantiverem os condicionamentos do dia de ontem.

Quanto ao mau tempo que teima em não deixar a nossa ilha, há previsão de algumas situações de vento fora dos índices aconselhados para uma operação normal no Aeroporto da Madeira, que se manterá até sábado. Contudo, há previsão de abertas suficientes para a regularização de eventuais atrasos provocados pelo mau tempo.


DN Madeira

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estacionamento pago em todo o Funchal

Câmara põe fim aos 8 mil lugares de estacionamento grátis na capital madeirense
Data: 15-04-2010



A autarquia funchalense quer acabar com os oito mil lugares de estacionamento gratuitos na cidade. A ideia foi defendida ontem, em Lisboa, pelo vice-presidente da Câmara, Bruno Pereira, numa intervenção na conferência 'Território, Acessibilidade e Gestão de Mobilidade', promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), no âmbito do CIVITAS. Trata-se de um programa europeu, que pretende fomentar políticas para "um transporte mais limpo e melhor" nas cidades, ao qual já aderiu Funchal, Coimbra e Porto.

À margem do encontro, Bruno Pereira esclareceu ao DIÁRIO que "o combate ao estacionamento gratuito tem sido feito aos longo dos anos" e é para continuar. "O estacionamento é das melhores formas de gerir a mobilidade", explicou, acrescentando que se existem muitos lugares à disposição há muito tráfego na cidade. " O ideal era que pudéssemos ter controlo sobre todos os lugares de estacionamento", afirmou, sublinhando que só assim será possível "gerir oferta e procura pelo preço". Esta estratégia vem ao encontro da estratégia da Câmara, que anunciou esta semana que vai passar a ter a ser responsável pelo controlo do parqueamento irregular na baixa da cidade, libertando a PSP para outras actividades operacionais.

O responsável lembrou ainda que cidades históricas da Europa, como Talin, já cobram "cinco euros por hora", para incentivar o uso de transportes públicos. No Funchal, diz que ainda não é possível este cenário, nem o fim imediato dos parques gratuitos. "Tudo isto tem de ser trabalhado de forma integrada", esclareceu. "Sem alternativas criadas não é possível fazer essa exigência às pessoas", frisou. Por isso, Bruno Pereira anunciou que vai ser lançado ainda este ano pela autarquia o 'Park and Ride', um sistema de parques na periferia da cidade, apoiado por transportes públicos.

De bicicleta para o centro

Esta não é, contudo, a única medida para tornar a mobilidade na capital madeirense mais limpa. O vice-presidente anunciou ainda que a aposta na ciclovia da estrada monumental é para manter. Apesar de a tragédia que assolou o arquipélago ter originado uma reorientação das obras públicas, o concurso para a segunda fase (da rotunda do Rotary ao Lido) avança ainda este ano, assegurou. Bruno Pereira escusou-se, contudo, a avançar uma data para arranque da obra, uma vez que terá de haver expropriações.

Quando já for possível chegar ao centro de bicicleta, o responsável espera que os funchalenses aderiam a este transporte mais ecológico. E para quem teme os declives, apresentou uma solução: 'O Bus and Ride', ou seja, a possibilidade de combinar autocarro com bicicleta.


DN Madeira


Para resolver o Problema dos Declives poderia ser pensado um sistema como este que tem na cidade de Trondheim na Noruega

PSP tem mais 2 milhões para comprar meios


Jorge Cabrita diz que falta adquirir mais equipamentos, viaturas e fazer obras em esquadras

Data: 15-04-2010





Cerca 2,2 milhões de euros é quanto o Comando Regional da PSP ainda tem para usufruir no âmbito do protocolo existente com o Governo Regional, revelou ontem a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

Em declarações aos jornalistas antes de formalizar a concretização de mais uma parcela do protocolo existente entre o Governo Regional e a PSP, desta feita com a entrega de mais 13 viaturas, Estudante explicou que a execução já ronda os 50 por cento dos 4,5 milhões de euros que foram afectos ao protocolo.

A parcela executada ontem, no valor de 405 mil euros, compreendeu a entrega de 10 carros-patrulha e 3 carrinhas de transporte de agentes da Brigada de Intervenção Rápida (BIR).

Instada a esclarecer que outros meios serão adquiridos para a PSP com os 2,2 milhões de euros ainda disponíveis, que resultam do dinheiro das multas cobradas na Região, a governante explicou que a afectação será feita de acordo com as prioridades que venham a ser estabelecidas pela hierarquia desta força de segurança pública.

Questionado com este propósito, o comandante do Comando Regional da PSP, intendente Jorge Cabrita, observou que o investimento a realizar com estes fundos é "um processo contínuo" que terá de ser delineado entre a Direcção Nacional, o Comando Regional da Madeira e o Governo Regional. "E as prioridades tem a ver com equipamentos, com mais viaturas automóveis e com remodelações que têm de ser feitas em instalações", enumerou depois, após a insistência dos jornalistas em saber quais eram as prioridades da PSP-Madeira.

As carrinhas vão ficar sediadas na Divisão Policial do Funchal, que acolhe a BIR. Já os carros-patrulha serão "distribuídos de acordo com as necessidades de cada uma das divisões", as quais, recorde-se, estão divididas, territorialmente, entre Funchal, Machico e Câmara de Lobos.

Recorde-se que os 10 veículos 'Mitsunishi Lancer Evo X', com data de matrícula de há seis meses, motivou reparos do presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, que se insurgiu contra o facto de os automóveis estarem a 'amarelar' nos 'stands' sem que fosse formalizada a sua entrega, quando a PSP se deparava com meios reduzidos e precisava daqueles meios "como pão para a boca", sobretudo depois dos danos que a frota sofreu com o temporal de 20 Fevereiro.

Na sequência, a Direcção Regional do Património esclareceu que a demora devia-se às "alterações técnicas" e à "realização de testes que permitam aferir a conformidade das características pretendidas".


DN Madeira

Museum of Madeiran Heritage de New Bedford




pertence ao Clube Madeirense S. S. Sacramento

Para saber mais sobre o museo:
http://www.portuguesefeast.com/Museum/Museum.html

Jantar solidário reuniu 1.700 em New Bedford (USA)

Cada participante pagou 20 dólares para ajudar as vítimas do temporal
Data: 15-04-2010





No passado domingo, mais de 1.700 pessoas reuniram-se num jantar solidário em New Bedford, cidade dos Estados Unidos da América.

O objectivo da iniciativa do Clube Madeirense S. S. Sacramento era o de conseguir reunir donativos para as vítimas do temporal do passado dia 20 de Fevereiro, até porque existem muitas famílias portuguesas na Costa Sul que têm ainda laços estreitos com a Madeira.

Joe Quintal, presidente do Clube, disse que ninguém esperava que surgissem tantas inscrições. Inicialmente, o objectivo era o de vender 500 bilhetes, mas rapidamente surgiram 1.000 interessados e depois mais 700. Outros 50 bilhetes foram já vendidos à porta do evento. "Foi fantástico. Nós nunca esperámos tanta gente", disse o responsável.

Cada pessoa pagou 20 dólares para jantar numa tenda e comer uma refeição composta por frango assado, espetada, batatas, arroz e vegetais. Para 'alimentar' as mais de 1.700 pessoas foram necessários 400 frangos, 500 quilos de carne da vaca, 50 quilos de arroz, 190 quilos de vegetais e 125 quilos de batatas.

Além do jantar, houve ainda donativos privados e algumas empresas doaram bens e serviços que foram leiloados ao longo do evento.

As estimativas da angariação apontam para entre 60 e 100 mil dólares. O valor definitivo será apurado em breve.

O objectivo agora é o de distribuir pessoalmente as verbas às vítimas do temporal. Para tal Joe Quintal e Larry Jacques (respectivamente actual e antigo presidente do Clube Madeirense S. S. Sacramento) deverão chegar à Madeira no próximo dia 23 de Abril e entregar os donativos às famílias necessitadas ao longo de um período de duas semanas.

Larry Jacques admite que o valor angariado não será suficiente para ajudar todos aqueles que necessitam, mas acredita que poderão ajudar entre 20 e 25 famílias a comprar electrodomésticos ou peças de mobiliários ou mesmo para algum material que seja necessário para reparar as casas.


DN Madeira

Empresa do continente lança 'Flor Solidária'



Data: 15-04-2010

Quase dois meses após o temporal de 20 de Fevereiro continuam a chegar iniciativas de apoio às vítimas da catástrofe. É com esse objectivo que uma agência de publicidade da Sertã, 'Oui C'est Moi', pretende lançar a campanha 'Flor Solidária", a qual será coordenada pelos Escuteiros da Ribeira Brava.

Segundo o responsável pela ideia, Hugo Dias, o projecto consiste na confecção de uma pequena caixa, com motivos relacionados com a Madeira, cuja abertura tem a forma de uma flor. No interior, encontra-se um vaso em cerâmica onde foi plantada uma semente de estrelícia.

O principal objectivo é promover a campanha junto do turismo, de modo a que os que nos visitam não só contribuam para a ajuda às vítimas como também levem uma recordação diferente da Madeira.

Nesse sentido, durante a Festa da Flor, serão montadas algumas bancadas pelos escuteiros, nas quais podem ser adquiridas as caixas e respectiva semente. O produto será também colocado à venda nas superfícies comerciais e nos hóteis.

A 'Flor Solidária' tem um custo de dois euros. Um euro é destinado às vítimas do temporal, 25 cêntimos reverte a favor dos escuteiros e os restantes 75 servem para suportar os custos e despesas de transporte.

A empresa responsável pela iniciativa pode ser contactada através do e-mail:hugodias@sapo.pt.


DN Madeira

Figuras públicas dão a cara pela Madeira



Data: 15-04-2010

São muitos, diferentes, mas com algo em comum. Este ano decidiram vir de férias à Madeira e apelar a que outros se juntem ao movimento de fãs da ilha. A campanha publicitária já está na rua e Portugal vai ser convidado a partir de hoje por várias figuras públicas para visitar a Região. As razões são muitas. Marcelo Rebelo de Sousa vai ler e nadar no Porto Moniz, a fadista Katia Guerreiro vem cantar às flores, Rita Ferro Rodrigues vem passear nas Levadas e há outros tantos que vêm por outros motivos. Têm, contudo, uma razão extra: "Para além de passar uma férias inesquecíveis vão ajudar a economia madeirense".

Esta campanha da sociedade civil nasceu na casa do jornalista madeirense Filipe Santos Costa, que decidiu em família mudar o lugar das férias, como explicou ontem na conferência de imprensa de apresentação. Da família aos amigos, dos amigos às redes sociais e daí ao país foram três passos. "Não foi preciso convencer ninguém", afirmou.

Rogério Samora foi eloquente a resumir o espírito solidário. Fã da Madeira confesso, o actor diz ter escolhido a Região muitas vezes para trabalhar guiões. Foi com amargura que viu a violência da destruição e com angústia que tentou saber de amigos. Chorou e por isso não hesitou na hora de fazer alguma coisa. Pedro Granger também não. O apresentador disse ao DIÁRIO que a Região "é como um filme da Disney dá para toda a família". "Para namorar, para estar com os amigos, para a aventura", explicou, para acrescentar: "Vou duas a três vezes por ano e quero sempre voltar". A jornalista Clara de Sousa disse que o que a levou a aderir a esta causa foi a mensagem positiva. "Não é um apelo à caridade, nem à autocomiseração, mas ao desenvolvimento da Região", frisou. "Ainda para mais é um destino melhor que tantos outros lá fora, mais perto e mais barato", enalteceu Os deputados dos diferentes partidos do círculo da Madeira no parlamento nacional fizeram-se representar no lançamento da campanha, elogiaram a iniciativa e fizeram figas para que dê um impulso ao turismo no mercado interno. Os fãs da Madeira também estão na Internet à espera de verem a família aumentar.

www.fasdamadeira.sapo.pt.


DN Madeira





ANAM concede benefícios a crianças





Data: 15-04-2010

O Conselho de Administração da ANAM aprovou a atribuição de um apoio de 'marketing' a todas as companhias aéreas que operem nas rotas entre o Continente Português e a Madeira, e que entre 23 de Abril e 1 de Junho de 2010, transportem crianças com idade inferior a 12 anos desde que devidamente acompanhadas pelos seus familiares, anunciou ontem a empresa concessionário dos aeroportos regionais.

Os apoios a conceder correspondem ao valor das taxas aeroportuárias cobradas aos passageiros com idade inferior a 12 anos e será o resultado do valor aplicado às taxas de serviço a passageiros, de segurança, de combustível e de emissão.

Esta iniciativa surge na sequência de uma proposta de campanha da companhia aérea TAP Air Portugal em resultado do lançamento da campanha "Especial Famílias Funchal", na qual os passageiros com idade inferior a 12 anos não pagam bilhete, desde que acompanhados pelos familiares directos.

Estes apoios de marketing serão disponibilizados a todas as companhias aéreas que operem nas rotas entre o Continente e a Madeira, desde que as mesmas isentem igualmente os passageiros do pagamento integral de bilhete e de todas as restantes taxas (emissão de bilhete, combustível, etc). Os apoios de marketing desta iniciativa serão válidos para os passageiros com idades inferior a 12 anos (desde que acompanhados de familiares) que viagem no período compreendido entre os dias 23 de Abril e 1 de Junho de 2010.




DN Madeira


http://www.flytap.com/Portugal/pt/Empresa/Imprensa/EmDestaque/EspecialFamiliasFunchal/

Jardins da Madeira são nicho turístico



Data: 15-04-2010

Raimundo Quintal considera que os jardins da Madeira representam "um importante nicho turístico", com potencialidades ímpares que justificam uma aposta em termos de promoção no exterior.

Uma ideia forte deixada pelo geógrafo e investigador madeirense ontem à tarde, numa conferência subordinada ao tema 'A importância dos jardins como nicho turístico na Madeira' e proferida no Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

Raimundo Quintal lembra que a Madeira dispõe de um "património riquíssimo" ao nível dos jardins, que representam "uma simbiose entre a natureza e a cultura" e de que são bons exemplos o Jardim Botânico, o Jardim Tropical Monte Palace e a Quinta do Palheiro Ferreiro. Que, destaca, "são, hoje em dia, uma marca à escala europeia e mundial".

Contudo, há também espaços que necessitam de uma profunda intervenção, de que são exemplos os jardins do Santo da Serra e da Quinta das Almas, na Camacha. Este último, defende o geógrafo madeirense, pode mesmo assumir-se como "a âncora para o desenvolvimento da Camacha".

Tal como acontece, de resto, com o jardim da Quinta do Imperador, que é propriedade da Região mas cuja exploração foi entregue a uma empresa privada. E que Raimundo Quintal que diz estar "a regredir desde há três anos".

O investigador diz ser fundamental "ter uma rede de jardins" para poder atrair o referido nicho turístico, a exemplo do que sucede África do Sul, na região do Cabo, na Cornualha (Inglaterra) e na ilha de Vancouver (Canadá). E para elucidar o potencial deste mercado, lembra que, há dois anos, 19 milhões de pessoas pagaram para visitar os jardins de Inglaterra.

No caso da Madeira, regista Raimundo Quintal, esse potencial é elevado, até porque, devido às condições do clima, "os jardins podem ser visitados durante todo o ano".

Para isso, preconiza, "é preciso que haja uma estratégia muito clara de promoção da Madeira através deste segmento dos jardins", mas fazendo uma ligação "à descoberta da natureza". Até porque, acrescenta, "mesmo para os visitantes mais idosos é possível esta conciliação", por exemplo observando a Laurissilva em zonas mais acessíveis como o Ribeiro Frio, o Chão dos Louros, o Fanal e as Queimadas.

Raimundo Quintal termina revelando que 31 por cento dos turistas que se deslocaram à Madeira em 2008 pagaram para visitar o Jardim Botânico e cerca de 22 por cento para poderem visitar o Jardim Monte Palace.


DN Madeira

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Três 'estrelas' confirmadas na Conferência do Turismo

Ordem dos Economistas na Madeira organiza evento anual a 7 de Maio
Data: 14-04-2010





Já estão confirmados os três principais oradores convidados da IV Conferência Anual do Turismo, promovida pela Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas a 7 de Maio, no Centro de Congressos da Madeira, no Pestana Casino Park.

O evento que já vai na sua 4ª edição vai contar com a presença de conceituados oradores, especialistas mundiais, com destaque para Peggy Bendel, reconhecida profissional na área de Marketing Turístico e responsável pelo desenvolvimento da campanha "I Love New York"; Jordi Schoenenberger, Partner da Deloitte para "Tourism, Hospitality and Leisure" em Espanha e António Loureiro, Director Geral da Travelport Portugal e Brasil (ver destaque).

O programa contempla três painéis, cujos temas são, novos modelos de distribuição, promoção de destinos na actualidade e gestão do preço, sendo que a temática geral é 'Marketing Turístico'.

"Um assunto obrigatório dada a transversalidade que apresenta junto de todo o negócio do turismo", como foi referido na apresentação da Conferência. O presidente da Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas, Eduardo Jesus, garantia então que o programa dá "continuidade aos princípios assumidos nas edições anteriores".

No ano passado, o evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas, sendo que as anteriores edições os temas foram "A sustentabilidade do Turismo Regional" (2009), "O ambiente como compromisso turístico" (2008) e o "Transporte Aéreo" (2007).

A sessão de abertura contará com a presença de Eduardo Jesus, além de Francisco Murteira Nabo, Bastonário da Ordem dos Economistas, Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, e Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira.

Destinado a economistas, estudantes, licenciados e profissionais com interesse no tema em destaque, a IV Conferência Anual do Turismo tem aberta uma linha para as inscrições até o dia 27 de Abril, através do sítio da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas em www.economistasmadeira.pt.

As 'estrelas'

Peggy Bendel



Preside à Bendel Communications International. Chefiou a Divisão de Turismo de Conselheiros de Desenvolvimento Internacional (1985-2008) e trabalhou com clientes de destinos como a Austrália, Califórnia, Dubai, África do Sul, E.U. Ilhas Virgens, Escócia e Tasmânia. Foi uma das responsáveis pela campanha 'I Love New York', realização que lhe valeu o respeito além fronteiras com que é reconhecida no mundo do Marketing. Começou a carreira como escritora de viagens para o Estado de Nova York e trabalhou no desenvolvimento económico e do comércio internacional, bem como do turismo.

Jordi SchoenenbergerÉ sócio da área de Produtos e Serviços da Deloitte Espanha. Tem como principais responsabilidades as áreas de Hospitality, Lead Client Service Partner e Soluções. Antes de assumir funções de sócio da Deloitte (2005), esteve na Bearing Point (2002-2005), como Managing Director, e na Arthur Andersen (desde 1989), onde foi director (1999-2002) e desenvolveu toda a sua carreira. É economista e autor do curso "Reengineering", com diversos artigos em revistas e jornais especializados. Foi ainda orador em inúmeros cursos e seminários sobre temas relacionados com a sua experiência profissional.

António Loureiro


É Director Geral da Travelport Portugal e Brasil, empresa de fornecimento de soluções tecnológicas para a área do turismo. Na Travelport desde o ano 1992, altura em que desempenhava a função de coordenador de Migração de Sistemas, foi director de Marketing e Vendas, antes de assumir a Direcção Geral da empresa, em 1999. Os primeiros passos do seu percurso profissional foram dados na área das publicações, seguindo-se uma incursão num sector bem diferente: o transporte aéreo, como técnico comercial na companhia LAR (Ligações Aéreas Regionais).


DM Madeira


Relembrando a LAR(Ligações Aéreas Regionais).


Transavia lança Madeira-Porto desde 38€



(Foto Rui Sousa)
Data: 14-04-2010

A companhia aérea de baixo custo francesa Transavia.com anunciou ontem o lançamento de uma campanha de promoção de viagens na rota Porto-Madeira válida para os bilhetes comprados entre o dia de ontem e a sexta-feira, dia 16 de Abril.

Segundo informação da companhia, que desde o final do mês passado realiza quatro voos semanais entre a Cidade Invicta e a nossa ilha, as viagens podem ser reservadas a partir de 30 euros, enquanto no sentido inverso, à partida da Madeira, o preço promocional é de 38 euros.

Para além desta ligação doméstica, entre aeroportos do território português, a Transavia.com está a oferecer descontos na rota Porto-Paris a partir de 35 euros. As reservas para a ligação Paris-Porto começam nos 40 euros.

A campanha está direccionada para o período de início do Verão, sendo que as viagens reservadas até ao final da semana podem ser utilizadas entre 1 de Maio e 30 de Junho.

Portanto, quem estiver interessado em viajar nessas datas poderá tentar reservar até ao final de semana (www.transavia.com), para poder usufruir dos preços promocionais que estão a ser oferecidos pela empresa, manifestamente abaixo dos preços médios do mercado nesta rota.


DN Madeira

Andamento das Obras da Nova Gare Maritima do Porto do Funchal





(Fotos PauloFarinha e JoãoAbreu via Blog FarinhaFerry )