quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fotos da Passagem do ano de 1938 (Funchal)






(não identificado o ano)

Eutelsat instala na Madeira centro de controlo de satélites

Em construção na ZFI do Caniçal deve entrar em funcionamento em Maio de 2010








A Madeira vai ter já a funcionar em 2010 um centro de monitorização e controlo de satélites da Eutelsat. Assim, as instalações do centro encontram-se em adiantada fase de instalação na Zona Franca Industrial (ZFI) do Caniçal e devem ficar concluídas em Maio do próximo ano.
Este é um investimento da Eutelsat Madeira, empresa licenciada para operar na ZFI, que é uma filial a 100% da Eutelsat S.A., um dos maiores operadores de satélites de telecomunicações a nível mundial, com uma frota 27 satélites, actualmente.
Falando ao JM, o Eng.º Joaquim Lima, gerente delegado da Eutelsat Madeira, explicou que o projecto tem duas vertentes: “Tem uma vertente operacional, que consiste na construção de um centro de monitorização e controlo de satélites – construção já bem visível na Zona Franca do Caniçal, e uma vertente comercial, que consiste na venda de capacidade e serviços de telecomunicações por satélite”.
Questionado sobre o porque da escolha da Madeira para a implementação deste projecto, adiantou ter sido a Eutelsat sensível “ao bom acolhimento” por parte das autoridades regionais”, sublinhando, por outro lado, que “para a vertente operacional interessa ainda sublinhar a situação geográfica da Madeira, que permite estender para ocidente as capacidades de controle dos satélites da nossa frota”.
Referindo que a Eutelsat “opera desde o final dos anos 80 um centro semelhante no território do continente, em Sintra”, Joaquim Lima esclarece que “centros deste são construídos em número muito restricto, sendo absolutamente excepcional um operador ter dois centros no mesmo país”.
“Para dar uma ideia, a Eutelsat, cujos satélites cobrem práticamente todos os continentes, tem neste momento apenas três centros de controle como o centro do Caniçal”, destaca.
Quanto às tarefas atribuídas ao centro da Eutelsat no Caniçal, realça que este está “equipado para controlar todos as posições orbitais da Eutelsat visíveis a partir do centro”.
“O centro do Caniçal operará em coordenação com os outros centros da Eutelsat e não haverá uma atribuição permanente a um ou outro satélite. Neste momento posso apenas dizer que serão controlados vários satélites da nossa frota a partir do centro do Caniçal”, adianta.
No que se refere ao número de funcionários, o gerente delegado da Eutelsat Madeira salienta que o centro “tem neste momento seis funcionários, prevendo-se que a equipa possa vir a atingir os 8 funcionários, entre pessoal técnico (a maioria), administrativo e de gestão”.
Referindo não ser esta “uma actividade que requer mão de obra intensiva”, realça que as vantagens para a Região advirão sobretudo “do cumprimento das nossas obrigações fiscais”.
Destaca, no entanto, o “efeito de vitrine”, salientando “que quando estiver concluído, o centro do Caniçal com as suas imponentes antenas, será bem visível a partir dos aviões aterrando ou descolando de Santa Cruz, o que contribuirá para apresentar a Madeira como um centro de atracção de infraestruturas tecnológias.”
A concluir, Joaquim Lima realça que após a conclusão do centro do Caniçal os activos da Eutelsat Madeira serão bem superiores a 50 milhões de euros, “cabendo a maior parte à capacidade de satélite”.

Eutelsat tem uma constelação de 27 satélites


No que se refere à importância e dimensão da Eutelsat, Joaquim Lima destaca que este operador de telecomunicações, um dos maiores a nível mundial, opera uma frota de 27 satélites, tem clientes e fornece serviços em todos os continentes.
A Eutelsat foi criada em 1977 como uma organização intergovernamental de países europeus. No dia 2 de Julho de 2001, a Eutelsat tornou-se uma sociedade anônima sob legislação francesa. A sede da Eutelsat está localizada em Paris, França, e emprega mais de 590 pessoas de 30 de países diferentes.
A constelação de 27 satélites geoestacionários, o último dos quais foi lançado no passado dia 24 de Novembro, permite a transmissão de sinais de TV e rádio, comunicações corporativas e acesso à Internet a mais de 90% da população mundial.
A Eutelsat Communications, a “holding” do grupo, é uma empresa cotada na bolsa Euronext Paris (código ETL). A receita da Eutelsat alcançou os 877,8 milhões de euros em 2007/2008.



Jornal da Madeira

Laurissilva brilha nos céus do Funchal

Espectáculo de passagem de ano em homenagem à nossa Floresta







Se a Floresta Laurissilva já é conhecida por ter a sua maior expressão nas zonas altas da Madeira, logo à noite vai estar bem mais acima. Quando forem 00h00, os céus do Funchal vão encher-se de cor e magia num grandioso espectáculo pirotécnico de passagem de ano que irá homenagear «a maior mancha de Floresta Laurissilva que existe na face da terra, que é aqui na Madeira».
Este ano, o espectáculo de fogo-de-artifício, que volta a ser apresentado pela empresa Macedo’s Pirotecnia, é subordinado ao tema “Ilhas Afortunadas”. De acordo com Carlos Macedo, responsável pela referida empresa, aos céus do Funchal «vai subir a ideia da Laurissilva», pois «a inspiração foi na Floresta Laurissilva».
Tal como afirmou ao JM este responsável, «estamos numa onda de protecção do ambiente e da Natureza» e «não fica mal à pirotecnia fazer um bocadinho essa apologia». Como tal, acrescentou, «aproveitamos a dica de se iniciar o Ano Internacional da Biodiversidade para fazer uma homenagem à maior mancha de Floresta Laurissilva que existe na face da terra, que é aqui na Madeira».
Ao todo serão 97.172 disparos, distribuídos por 39 postos, que ao longo de oito minutos prometem encantar os madeirenses e os vários milhares de turistas que nos visitam nesta altura. Tal como já havia adiantado ao JM Carlos Macedo, este será um espectáculo muito colorido e ruidoso, com figuras e efeitos ligados à natureza e à fauna. Serão várias as cores que irão dar corpo ao projecto, entre as quais o verde, o laranja o violeta e o branco, que coexistirão com várias sonoridades, tais como os assobios, os silvos e os estalidos.
Ontem, o dia era de uma grande azáfama na colocação dos postos de lançamento de fogo. Na pausa para o almoço, Carlos Macedo falou à nossa reportagem e afirmou que se tudo correr conforme o programado os madeirenses e turistas «podem esperar um espectáculo melhor que o do ano passado». Tal como salientou, «apostámos na diversidade de efeitos, na potência e na apoteose que os madeirenses tanto apreciam», pelo que «temos preparado um espectáculo que vai superar o do ano passado».
Este responsável lembra que a Madeira continua a figurar no Guiness com o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo.
O nosso interlocutor diz esperar que o tempo melhore, «para bem do espectáculo e para bem da assistência que é fundamental num espectáculo de pirotecnia». É que, frisa, «quanto maior for o número de espectadores, mais grandioso é o espectáculo».
Instado a apontar de que sítios é que o espectáculo poderá ser melhor contemplado, afirmou que «se todos os madeirenses pudessem escolher, aconselhava o mar». No entanto, como tal não é possível, apontou as zonas intermédias e a Avenida do Mar. «Não estando as pessoas nos pontos mais altos, não estão sujeitas a que esta humidade prenda o fumo e lhes tape a vista, porque esta humidade a manter-se vai provocar retenção de fumo e com essa retenção de fumo quem estiver mais alto vai ter mais dificuldades em ver», disse, esperando «que a chuva pare e que continue algum vento e aí teremos um espectáculo excelente».
Refira-se que os postos de lançamento de fogo começaram a ser instalados na noite de terça para quarta na Avenida do Mar. As areeiras, que estavam previstas começarem a ser carregadas ontem de manhã, estavam previstas para o ser ontem à tarde, altura em que se esperavam melhorias no estado do mar. A colocação dos postos de fogo e do material pirotécnico estava, aliás, a decorrer em vários locais do anfiteatro do Funchal, sendo que havia operações que só serão feitas ao longo do dia de hoje, nomeadamente a colocação de equipamentos electrónicos e as consolas de disparo.
Aos madeirenses e turistas, resta agora esperar pelas “12 badaladas” e... desfrutar do espectáculo.


Jornal da Madeira

Comprar fogo é tradição que não esmorece

Ainda que algumas pessoas possam adquirir menos, o hábito mantém-se nesta quadra







Para muitos madeirenses, Fim-de-Ano sem comprar fogo para lançar quase que não é Fim-de-Ano. Este hábito já está enraizado numa parte significativa da sociedade madeirense e, apesar da difícil conjuntura, muitas pessoas insistem em não deixar esmorecer a tradição.
Isso mesmo revelou ontem de manhã ao JM Paulo Gomes, da “Loja do Fogo”, situada próximo do Campo do Marítimo.
Segundo este comerciante, as vendas estavam a ser «mais ou menos normais», sendo que o tempo também condicionou um pouco as vendas. Tal como referiu, até àquele momento, em relação ao ano passado, tinha vendido «um pouco menos». No entanto, frisou que «a tradição ainda se mantém». Além disso, à semelhança do que se tem vindo a verificar ao longo dos anos, o nosso interlocutor adianta que a maior afluência de pessoas acontece sempre nos dois últimos dias do ano, pois estas costumam deixar mais para o fim para comprar.
Questionado sobre quanto é que habitualmente os madeirenses costumam gastar nas tradicionais “bombas”, Paulo Gomes referiu que o valor é variável e exemplificou que «há pessoas que gastam 200 euros, outras 20 e outras 50». «Podem não levar muito, mas sempre levam», disse, acrescentando que apesar da crise a tradição mantém-se.
Da mesma forma que são variáveis os valores que cada pessoa gasta, também são diversos os artigos à venda. Tal como afirmou o nosso interlocutor, os mais procurados são os “beijinhos”, os foguetes, as “abelhinhas”, as baterias, os dragões, as “estrelinhas”, entre outros. No que concerne a preços, exemplificou que há baterias de 20, 25, 100 e 150 euros, “beijinhos” a quatro euros, alguns foguetes a três euros e “estrelinhas” a um euro e meio.
De entre a multiplicidade de artigos disponíveis, o mais baixo - um foguete que «faz um repuxo e dá uma peça no ar» - custa um euro, ao passo que o mais alto é uma bateria de 150 euros.
Paulo Gomes refere que no acto de venda, «avisamos sempre que peças é que são para crianças e para adultos». Neste caso, para os mais pequenos destacam-se os “beijinhos”, as “estrelinhas”, as “abelhinhas” os “dragõezinhos”, entre outros, enquanto que outros artigos, como as baterias ou os foguetes grandes, são para adultos. Segundo adiantou este responsável, «este fogo não é perigoso, desde que seja bem dado», mas as pessoas devem ter todos os cuidados.
De referir ainda que da mesma forma que é hábito comprar fogo por esta altura, também a “Loja do Fogo” próximo do Campo do Marítimo, começa ela própria a ser considerada tradicional, pois está a comemorar 25 anos.



Jornal da Madeira

Tudo se encaminha para uma grande festa de fim-de-ano

Conceição Estudante diz que seria preciso haver uma situação perfeitamente calamitosa em termos do momento em que o fogo tivesse que ser disparado para que ele não viesse acontecer»






Conceição Estudante está convicta de que a noite de fim-de-ano vai decorrer dentro daquilo que se pretende, ou seja, uma grande festa de recepção ao novo ano. A acontecerem as melhorias do tempo previstas para o fim do dia de hoje, a secretária regional do turismo e Transportes mostra-se confiante em boas taxas de ocupação.
«A observação que podemos fazer nas ruas do Funchal, nos últimos dias, e o contacto que foi feito na terça-feira com a hotelaria para a última sondagem permite-nos manter os números que estavam inicialmente previstos, ou seja, de 90 por cento de ocupação, numa percentagem até acima daquela que foi apurada em relação ao ano passado», disse ontem a secretária, à saída da reunião do Executivo, na Quinta Vigia.
Salientou que o mercado continental foi uma aposta muito forte, não só para todo o ano mas também em particular para o fim-de-ano, embora esta seja uma situação já tradicional nesta época. «Neste momento, temos uma representação bem diversificada de todos os mercados. Desde o português, muitos britânicos, alemães, muitos franceses, alguns espanhóis e de outras nacionalidades que são igualmente tradicionais no período de inverno, nomeadamente, escandinavos e austríacos. Basta andarmos por aí e ouvirmos as línguas que se vão falando», destacou. A estes, há ainda a acrescentar «uma percentagem elevada daqueles que vêm pelo período de uma semana ou mais vindos, de países estrangeiros no início da semana, nomeadamente, segunda-feira, e que acabou por funcionar com, normalidade, apesar das dificuldades que nesse dia o aeroporto experimentou».
Conceição Estudante assegura também não ter informações sobre cancelamentos. «O que tenho informação é de que o aeroporto está a funcionar com normalidade. Aliás, a informação que tenho é que os passageiros que, de alguma maneira, nestes últimos dias, tiveram atrasos foram todos encaminhados para novos voos e presumo que aquilo que estava previsto acontecer em matéria de chegadas continua a acontecer», acentuou a governante pela pasta do turismo, que acrescenta que ao longo dos últimas horas, «as informações que procuramos passar, sobretudo, para o continente português, é de que de facto o tempo está a experimentar melhorias e que no fim-do-ano tudo se encaminha para que o espectáculo se faça com toda a normalidade».
Em termos de montagem do espectáculo e plano de segurança, assegurou também que está tudo a decorrer dentro daquilo que é o previsto. «Felizmente, para nós, e nos últimos anos, com a evolução no que diz respeito à forma de montar e executar um espectáculo pirotécnico, a tecnologia disponível dá-nos um conforto muito maior do que dava em anos anteriores em que as condições climatéricas tinham uma influência muito superior àquela que tem hoje em dia. Ou seja, hoje, era preciso que de facto houvesse uma situação perfeitamente calamitosa em termos do momento em que o fogo tivesse que ser disparado para que ele não viesse acontecer», explicou.
Quanto à escala de paquetes, o vento está a rodar para noroeste, mantendo-se nessa direcção nas próximas horas. Situação que vai facilitar a operação portuária. «Temos seis barcos confirmados, em princípio, e acreditamos que outros que não estão escalados para o porto do Funchal mas que se aproximam normalmente para ver o espectáculo, o vão fazer nas mesmas condições de normalidade», concluiu.

Mau tempo causou alguns cancelamentos

O mau tempo que se tem feito sentir na Região nos últimos dias levou a que tivessem ocorrido alguns cancelamentos de estadias em alguns hotéis para este Fim-de-Ano.
Isso mesmo afirmou ao JM o responsável pela Mesa de Hotelaria da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF). De acordo com André Barreto, também ele hoteleiro, as más condições climatéricas causaram alguns cancelamentos, não só no caso da sua unidade, como também noutros hotéis, isto a avaliar pelas conversas informais que tem tido com outros profissionais do ramo. Nalguns casos, esta situação ocorreu porque os voos foram cancelados, ou porque sabendo da perspectiva de mau tempo, alguns turistas optaram por cancelar a viagem. «Tive aqui duas situações de pessoas que foram parar a Tenerife e, chegando a Tenerife, com a perspectiva de mau tempo cá, entenderam que não queriam vir e cancelaram a sua viagem», referiu.
Ainda assim, André Barreto, frisando não ter números oficiais, mas sim a percepção de acordo com as conversas informais com alguns colegas, adianta que a taxa de ocupação deverá estar «abaixo do que é normal nesta altura do ano» («penso que andaremos na casa dos 70 e muitos por cento», disse), situação que, aponta, tem a ver com a «crise que se vive nos países geradores de turistas».
De referir que, tal como já vem sendo hábito, a maioria dos turistas que visitam a Madeira nesta altura são ingleses, alemães e portugueses. As estadias são sensivelmente entre os dias 28 de Dezembro e 2 de Janeiro, com um pico mais acentuado entre o dia 30 e o dia 1. Segundo referiu, no dia 30 ainda há muitas pessoas a chegar. O mercado português, por exemplo, opta por este tipo de estadias.

Seis paquetes trazem 10 mil turistas para assistir ao maior cartaz

Seis navios de cruzeiro vão “enfeitar” a baía do Funchal ao longo do dia de hoje, tendo a bordo cerca de 10 mil passageiros, para assistir ao espectáculo pirotécnico de fim-de-ano, o maior cartaz turístico da Madeira que, recorde-se, em 2006/2007 recebeu o título de "maior espectáculo pirotécnico do mundo”.
Nesta noite, quatro paquetes vão ficar atracados no porto e outros ficarão fundeados na baía, “aguardando saídas de navios para entrar”. “Boudicca”, “Amadea”, “AidaLuna”, “Oriana”, “Queen Victoria” e Saga Ruby" são os cruzeiros com presença confirmada no Funchal na última noite do ano na capital madeirense. O primeiro a chegar foi o “AidaLuna”, ontem, cerca das 12:30 horas. Logo de manhã, estava prevista a chegada do “Queen Victoria”, que não se concretizou, devido ao mau tempo. Fá-lo-á apenas hoje, pelas 7 horas.
Entretanto, nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro estará interdita, por razões de segurança determinadas a nível internacional, a circulação de pessoas e viaturas não autorizadas no porto do Funchal. “Estamos em crer que este ano, à semelhança dos outros anos, o Funchal terá casa cheia, com muito movimento quer na cidade quer no porto, tudo provocado pelo acréscimo de navios que se tem verificado ao longo deste ano. A situação está bem composta”, disse à Lusa o responsável pela Administração dos Portos da Região, Bruno Freitas.
Referiu que todos os anos, além dos navios com escalas confirmadas no porto do Funchal, é costume “alguns alterarem a sua rota e passarem pelo anfiteatro para assistir ao fogo-de-artifício”.
Sobre a eventual falta de espaço para responder aos pedidos nesta altura, Bruno Freitas argumenta que o principal problema é a sazonalidade da infra-estrutura portuária da ilha da Madeira, admitindo que quando há uma grande concentração de escalas no mesmo dia é necessário considerar a possibilidade de “rejeitar algumas”.
Este ano o porto do Funchal registou a visita de cerca de 300 cruzeiros.

Televisão da Estónia vem filmar o “fogo”



No Aeroporto da Madeira, estão previstos para hoje 63 movimentos, ou seja, 32 chegadas e 31 partidas, estimando-se em 4.800 o número de passageiros com destino à Região. Já no novo ano, para o dia 1 de Janeiro, estão previstas 28 chegadas e 32 partidas, sendo que a 2 de Janeiro estão agendadas 48 chegadas e 48 partidas. No dia 3, registam-se 53 chegadas e 53 partidas, enquanto que no dia 4 haverá 57 chegadas e 57 partidas. Por fim, no dia 5 de Janeiro, serão 28 as chegadas e 32 as partidas. Entre os dias 29 de Dezembro e 5 de Janeiro, serão 652 os movimentos, o que dá 326 aviões.
Entretanto, chegam hoje à Madeira algumas personalidades VIP para assistir ao espectáculo de fim-do-ano, a convite da Secretaria. Este ano vão estar presentes na passagem de ano os actores portugueses José Carlos Pereira e ainda Gustavo Vargas (ambos participaram na novela “Feitiço de amor” da TVI), assim como o fadista Francisco Pereira, acompanhado da esposa Joana Cardoso e dos dois filhos. Presentes vão estar também repórteres das revistas VIP, TV 7 dias e ainda Lux. Fruto da semana da Madeira realizada naquele país, está também confirmada a vinda à Região de uma equipa de televisão da Estónia, assim como de uma equipa de reportagem de um jornal líder de mercado para acompanhar o fogo.
Entretanto, no mar, o “Lobo Marinho” deverá retomar, hoje, as ligações com o Porto Santo, dado que há alterações na direcção do vento. A viagem de ida acontecerá às 8 da manhã, com 52 passageiros a bordo, sendo que o regresso está marcado para o meio-dia, com 115 pessoas. O navio para na sexta-feira, dia 1, regressando a 2 às ligações.



DN Madeira

Mais rendível do mundo esperado hoje na Madeira

"Ser o melhor da história"
Cristiano Ronaldo não tem meias medidas: quer ser o melhor jogador da história

Data: 31-12-2009



O madeirense Cristiano Ronaldo revelou ontem em entrevista ao jornal desportivo espanhol Marca o desejo de "voltar a ganhar a Bola de Ouro" e a ambição de ser "o melhor futebolista da história".

"Graças a Deus já ganhei o troféu de melhor jogador do mundo, mas espero ganhá-lo outra vez. Este ano ou no próximo voltarei a ganhar a Bola de Ouro", refere Cristiano Ronaldo, que enche a primeira página da Marca. Sobre o brasileiro Kaká, Ronaldo não tem dúvidas de o rotular como um "fenómeno" e sobre Pellegrini refere que "o treinador já tem a chave para que o Real Madrid jogue melhor e ganhe mais partidas".

Sobre quem gosta de ter ao seu lado em campo, Ronaldo diz que tanto gosta de jogar com Higuain, Karim ou Rafa, mas o seu eleito é, sem dúvida, o brasileiro Kaká, que descreve "um fenómeno como pessoa e como futebolista".

Ronaldo acedeu ainda a aflorar à Marca assuntos fora do futebol e mais do foro pessoal, confessando admiração pela actriz espanhola Penélope Cruz e o seu desconhecimento dos principais locais de diversão da noite madrilena. Admira a sensual apresentadora Sara Carbonero, frequenta o restaurante Txistu e confessa não gostar de touradas. Ouve a música de Alessandro Sanz e Chambão, ainda não visitou El Retiro, nem conhece as discotecas Buddha e Pacha.

"Uma pessoa que sai não rende o máximo em campo. Eu não sou assim e procuro demonstrá-lo com boas actuações. Não conheço esses sitíos de diversão nocturna, mas espero ainda vir a conhecê-los", diz, sorrindo.

Ronaldo afirma estar totalmente recuperado da lesão, "para o que muito contribuiu o corpo médico do clube madrileno", e admitiu "alguma preocupação" aquando da recaída ao serviço da selecção.

Acrescenta admirar a postura do presidente Florentino Pérez, que até disse que a sua contratação por 94 milhões de euros foi barata, afirmando que "tem sido muito importante para o Real Madrid".

Cristiano Ronaldo confessa ainda a ambição de chegar a ser "o melhor futebolista da história" e o desejo de "voltar a ganhar o troféu de melhor jogador do mundo, embora tal não seja uma obsessão".

"Jogo no Real Madrid, no melhor clube do mundo, com companheiros de qualidade impressionante e tenho todas as garantias para pensar que, entre todos, vamos ganhar coisas importantes", sustenta.

CR9 é o jogador mais rentável de sempre

O atacante português Cristiano Ronaldo, transferido este Verão por um valor recorde de 94 milhões de euros, é o jogador mais rentável da história do Real Madrid, afirmo ontem o diário desportivo espanhol AS.

Segundo o jornal, Ronaldo, de 24 anos, poderá gerar até 80 milhões de euros por ano de receitas publicitárias, destronando o inglês David Beckham, de 34 anos, como ícone publicitário do mundo do futebol.

As vendas de camisolas geram também receitas importantes. O diário desportivo espanhol, citando especialistas, admite que Ronaldo poderá ganhar até 200 milhões de euros em contratos publicitários nos próximos anos.

As receitas publicitárias do jogador são partilhadas com o Real Madrid e, em certos casos, com a sociedade portuguesa Gestifute, liderada pelo agente FIFA Jorge Mendes, que gere a sua imagem.

Só um outro Ronaldo, o avançado brasileiro agora no Corinthians, gerou para o Real Madrid receitas em publicidade e vendas de camisolas próximas das conseguidas pelo Ronaldo português, afirma o diário.

Ronaldo eleito o 2.º melhor da década no United

Cristiano Ronaldo foi eleito o segundo melhor jogador do Manchester United na última década, de acordo com uma votação no site oficial do clube inglês de futebol, num 'ranking' que tem vindo a ser revelado em contagem decrescente. Hoje é revelado o número 1.

"Desde Eric Cantona ou George Best nenhum jogador entusiasmou tanto os adeptos. O seu impacto nos jogos foi fenomenal. Podia jogar mal e, mesmo assim, marcar dois golos", refere ainda o artigo. Face aos nomes já divulgados, e seguindo a lógica dos ausentes mais queridos do clube, o mais forte candidato a melhor jogador da década é o histórico galês Ryan Giggs, que fez toda a sua carreira no Manchester United, do qual é o jogador mais antigo e o que maior número de jogos realizou em toda a história dos "red devils".


DN Madeira

"Nunca pensei durar tanto"

Luís silvestre rebelo faz hoje 100 anos. o maior desejo para 2010 é continuar a viver
Data: 31-12-2009



Os anos passam a uma velocidade tal que Luís Silvestre Rebelo já nem os consegue acompanhar. Hoje, dia 31 de Dezembro, completa 100 anos de vida e o facto quase que o apanhou de surpresa. "Eu não sabia se era 99 ou 100, mas penso que agora mais um, menos um é a mesma coisa", confidenciou ao DIÁRIO. Embora a memória já falhe, a aparência está bem conservada e só uma queda, há uns anos, fez com que tivesse de deixar de vez o gosto de andar a pé.

Ontem à tarde, Luís Silvestre aproveitava o calor dos temporários raios de sol para aquecer-se. "Está-me a saber o sol", disse, pedindo inclusive à filha, com quem mora, que não o levasse para dentro de casa. Com a ajuda dos familiares recordou-se de algumas partes da vida, principalmente das noites de São Silvestre, noite essa que lhe deu o segundo nome por ter nascido no último dia do ano. Quando ainda podia, adorava dar fogo. Nas noites de Fim-de-Ano era o rei, nos sucessivos encontros de família que decorriam sempre na casa de uma irmã.

Em novo, gostava muito de andar a pé e praticar desporto. Luís Silvestre considera mesmo que o segredo da longevidade pode estar nestes pequenos pormenores que lhe davam muito prazer. Aliás, guarda muita pena por já não poder fazer as caminhadas que costumava, de casa ao fim do beco onde mora, na Rochinha. Apesar das falhas de memória, deixou também escapar que, em jovem, gostava de passar o tempo a "falar com os amigos e conhecidos". No Verão, o passatempo de eleição era uma ida à praia. "Tanto tempo que já lá foi e que não volta", lamentou, confessando que nunca pensou "durar tanto".

Apesar de ter trabalhado numa outra loja, no Funchal, Luís Silvestre ficou muito conhecido por ter sido gerente, durante largos anos, de uma loja de confecções logo no início da Rua dos Tanoeiros. Dessa altura guarda muitas recordações, em particular do carinho e da afinidade dos clientes da loja. Há menos de meia dúzia de anos, deu uma queda que o privou de vez dos passeios que costumava fazer. Contudo, este não foi o pior episódio. Há mais de 10 anos, Luís Silvestre foi atropelado no Funchal. Em consequência desse acidente, esteve 22 dias em coma. A dada altura, os médicos aconselharam que a família o levasse para casa, já sem grandes esperanças na recuperação. Porém, o cenário inverteu-se. Passados uns dias, as melhorias eram evidentes, para grande espanto dos médicos que o acompanhavam.

De vez em quando, Luís Silvestre Rebelo esquece-se do nome da filha com quem vive. "Lá se foi o tempo em que me lembrava de tudo", justificou-se. Mesmo sem óculos, consegue ler as letras pequenas dos livros. Hoje já não lê tanto quanto antes, até porque a idade levou-lhe, em parte, a vontade.

Em relação ao dia de hoje, ontem à tarde Luís Silvestre não tinha planos, mas a família organizou um almoço para assinalar o 100º aniversário. Para 2010 tem três desejos. "Quero estar com a família, viver e não ficar sozinho porque já não consigo andar", desabafou.


DN Madeira

Madeira exporta produtos biológicos

240 hectares dedicados à agricultura biológica e 79 produtores
Data: 31-12-2009



Depois dos apoios à produção e do crescimento na área dedicada a agricultura biológica, está à vista um contrato para comercialização e exportação dos produtos para o continente. O interesse da empresa de distribuição alimentar surgiu na sequência da 'Semana da Agricultura Biológica' promovida pelo Governo Regional.

"Foi o primeiro contacto, com certeza será necessário acertar mais pormenores, mas proposta é para exportar para o continente de 15 em 15 vários produtos da agricultura biológica". Manuel António Correia, secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais, refere que esses detalhes serão acertados entre os agricultores e a empresa distribuidora. "A função do Governo, neste caso, é estabelecer contactos".

Os detalhes deste negócio serão acertados depois, mas para já, a empresa de distribuição quer importar da Madeira fruta e vegetais de agricultura biológica todos os 15 dias. A distribuidora quer banana, kivi, abacate, manga, anona, maracujá, castanha, cebola, batata doce, tomate inglês, goiaba, cana-de-acúçar e costela de adão.

A Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais vê aqui um exemplo de como os apoios na agricultura biológica se justificam. "E abre-se caminho aquele para aquele que é o problema mais complicado: a comercialização dos produtos". Com a realização da 'Semana da Agricultura Biológica' foi possível, segundo Manuel António Correia, colocar produtores e vendedores em contacto e vencer os obstáculos, as barreiras da exportação. "Esta é uma boa mensagem para o sector".

A agricultura biológica tem sido uma das apostas do executivo, os números do crescimento do sector são muito caros ao secretário do Ambiente. Em 2000, quando tomou posse da tutela do sector, existiam na Madeira 17 produtores e 21 hectares. Neste momento, existem 79 produtores e 240 hectares de área cultiva. E a ideia de Manuel António Correia é duplicar a área, estendendo a produção aos 500 hectares.


DN Madeira

Machico prevê um espectáculo de fim-de-ano com oito minutos de fogo



Data: 31-12-2009

Santana, Porto Moniz e Machico vão receber o novo ano com fogo. Para além do Funchal, são estes os únicos três concelho a apostarem num espectáculo de pirotecnia para brindar a chegada de 2010.

Nos três concelhos do Norte apenas Santana e Porto Moniz têm programas 'oficiais' de fim-de-ano e todos à responsabilidade das autarquias locais. A novidade da celebração da 'noite velha' vai para Santana. De acordo com o presidente Rui Moisés, haverá fogo-de-artíficio e um "mega-jantar de gala", seguido de um concerto musical da banda municipal. Este é um dos aperitivos que fazem parte do programa de 'reveillon' dos santanenses.

Os primeiros minutos de 2009 serão acompanhados de muita festa e animação. Além das propostas enunciadas, haverá música e discoteca até ao amanhecer.

Os serviços da autarquia estiveram durante sensivelmente duas semanas a recolherem inscrições para juntar o maior número de populares no mega-jantar. Rui Moisés confidenciou ao DIÁRIO aguardar uma forte adesão e está igualmente preparado para aumentar o espaço se assim for preciso. O repasto terá direito a concerto musical e decorrerá junto ao edifício da Câmara Municipal, numa tenda alugada para o efeito. "Se entretanto alguém, por nostalgia, pretender se deslocar ao Funchal para assistir ao espectáculo de fogo-de-artíficio e depois regressar, pode evidentemente fazê-lo. Estaremos com um programa de animação que irá pela noite dentro", garantiu o autarca.

No Porto Moniz, haverá largada de fogo assim como divertimento assegurado junto ao molhe do cais da vila. Tal como noutros anos, fica a promessa de uma passagem de ano animada, onde as barracas de comes e bebes fazem parte do cardápio municipal.

Em São Vicente, o presidente da edilidade referiu que o município não tem por hábito festejar de forma efusiva a passagem de ano. Ainda assim, garantiu que a Junta de Freguesia da Ponta Delgada prevê comemorar de forma simples a entrada no novo ano.

Machico: 8 minutos de fogo

Os machiquenses voltam a ter a possibilidade de assistir, na frente mar da cidade, a um espectáculo pirotécnico, numa iniciativa que tem vindo a ser organizada pela Câmara Municipal local. António Nóbrega, adjunto do presidente da Câmara de Machico, responsável pela organização deste evento, destaca a existência de dois postos de lançamento (no Pontão da praia de areia amarela e outro no Cais de São Roque). Emanuel Gomes lembra o sucesso de participação que a iniciativa tem tido. A autarquia volta a investir cerca de 25 mil euros neste espectáculo que será precedido de animação musical do Grupo Metamorfose, que actuará no Largo da Praça, junto à promenade da cidade. A animação deverá prolongar-se até às 2 horas da manhã de 2010.

Santa Cruz sem animação

Ao contrário do concelho congénere da zona leste da Madeira, a Câmara Municipal de Santa Cruz não programou qualquer tipo de animação nas duas cidades do concelho (Santa Cruz e Caniço). Os responsáveis desta autarquia optam por destacar as Festas de Santo Amaro entre 8 e 17 de Janeiro.

A Oeste nada de novo

A Oeste a passagem de ano não será assinalada. A proximidade do Funchal e o facto de muitos preferirem deslocar-se à capital para uma queima de fogo que é já um cartaz turístico explica a opção dos autarcas.

Assim, Calheta, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol não têm agendada qualquer iniciativa para assinalar o fim de 2009 e a chegada de 2010.

Aliás, recorde-se que o presidente da Câmara da Ponta do Sol explicou, em tempos, a razão do município que dirige ter optado por não assinalar a passagem de ano.

Rui Marques foi mesmo mais longe ao assumir-se frontalmente contra os municípios que 'queimam dinheiro' na noite de São Silvestre. "Sou contra que se faça espectáculos pirotécnicos naquela noite", sustentando que "a esmagadora maioria da população que quer celebrar a Passagem de Ano vai ao Funchal". E acrescenta: "aliás a queima do fogo é uma atracção turística de nível mundial, por isso não faz sentido estar aqui a dispersar eventos, que à partida são só para meia dúzia. Para mais, actualmente toda a Ilha está perto do Funchal. Até para quem vive no Porto Moniz e em Santana, que eram os mais distantes, hoje estão a menos de uma hora do Funchal", concretizou.


DN Madeira

Segurança apertada






Está tudo preparado para o espectáculo pirotécnico desta noite. "Ilhas Afortunadas" vêm com prenúncio de bom tempo e muita segurança
Data: 31-12-2009

A partir das primeiras horas desta manhã começarão a ser instalados os últimos postos de lançamento de fogo para o espectáculo pirotécnico desta noite.

Depois de ao final da tarde de ontem terem sido carregados, no Porto Novo, os areeiros que constituirão hoje os seis postos de lançamento no mar, hoje restam apenas aqueles pontos que por ficarem localizados em vias de circulação ou parques de estacionamento, só podem ser colocados no dia do evento. Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia (empresa responsável pelo espectáculo) está confiante de que está tudo em ordem para que as 'Ilhas Afortunadas' sejam mais um sucesso.

O mau tempo que assolou a Madeira nas últimas semanas não afectou o material pirotécnico e esta noite, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, dará uma folga para que o espectáculo de oito minutos de fogo de artifício seja apreciado como deve de ser.

Aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a Norte, vento fraco no Funchal e ondas de três a quatro metros na costa Sul, são as previsões para esta tarde e noite (o mau tempo deve regressar já a partir do final do dia 2) Mas mais do que o tempo, a segurança é uma das maiores preocupações dos responsáveis pelo espectáculo desta noite.

"Em pirotecnia não há risco zero", diz Carlos Macedo. E em tempo de festa, em que os excessos são mais comuns, as forças de segurança têm também outros receios.

É por esta razão que, a partir das 20 horas de hoje, mais de uma centena de agentes da Polícia de Segurança Pública estarão a trabalhar em mais uma 'Operação de Fim de Ano'. Além dos agentes que ficam a guardar os postos de lançamento de fogo, "sabemos que os festejos do fim de ano trazem muita gente e muitos veículos à baía do Funchal", explicou o Comissário Adelino Pimenta. Além do anormal movimento de pessoas e carros, há muitos condutores a estacionar incorrectamente à procura do melhor local para ver o fogo-de-artíficio, "alguns pondo em risco a sua própria segurança".

O ideal, refere, é que as pessoas se dirijam "atempadamente" para os locais onde querem assistir ao espectáculo, estacionando devidamente, e que, nos locais escolhidos, mantenham uma distância de segurança em relação ao ponto de queima de fogo. Além disso, apela a que todos sigam as recomendações da polícia ou dos elementos da organização e que não parem os veículos na via-rápida para assistir ao fogo. "E não cometam excessos de qualquer tipo", pede ainda o Comissário.

Trânsito com alterações

A partir das 20 horas, os agentes da PSP estarão encarregues da manutenção da ordem, da vigilância e da regularização do trânsito, "aquilo que dá maior dor de cabeça".

Para evitar problemas de maior, estão previstas algumas alterações ao trânsito. "A Estrada Regional entre a Boa Nova e a Cancela funcionará apenas no sentido Oeste-Leste para permitir estacionamento nos dois lados da via e a normal circulação automóvel e, da mesma maneira, a Estrada Velha da Camacha entre a Estrada Conde Carvalhal e a Estrada Regional 101 vai funcionar apenas no sentido Sul-Norte e a Conde Carvalhal (entre a Estrada Velha da Camacha e a Cancela) vai funcionar no sentido Leste -Oeste (descida)".

Na via-rápida, por forma a facilitar a entrada de veículos após o espectáculo pirotécnico, haverá também algumas alterações. No nó do Pinheiro Grande, a via da direita em direcção ao Funchal estará reservada para quem entra e no nó da Boa Nova, a fila Norte ficará reservada para quem entra no Funchal.

Adelino Pimenta refere ainda que a Estrada dos Marmeleiros, entre a Estrada do Livramento e o Caminho da Portada de Santo António, funcionara apenas no sentido descendente e que a Avenida dos Estados Unidos da América (entre a Avenida do Colégio Militar e a Rua Levada dos Barreiros) vai estar aberta apenas no sentido ascendente. Já a Avenida do Mar ficará interrompida entre a Rotunda Sá Carneiro e a Praça de Autonomia, porque a faixa Norte ficará reservada às muitas centenas de pessoas que ali vêem o espectáculo. "Este ano, e contrariamente ao que aconteceu no ano passado, a Avenida Sá Carneiro vai funcionar nos dois sentidos", diz o Comissário apelando ainda para que as pessoas não estacionem naquela via. O Molhe da Pontinha vai estar vedado a veículos e a pessoas, assim como o Parque de Santa Catarina que encerra às 19 horas.




39 postos na cidade do Funchal
1 Quinta da Universidade da Madeira em São Roque
2 Parque de Estacionamento á saída da Vialitoral, no acesso ao Caminho do Pilar
3 Descida da Estrada da Liberdade - Nó dos viadutos ao km 14.1
4 Pico do Buxo (G.A.G.)
5 Terrenos existentes ao fim da Rua da Amoreira (Nazaré)
6 Rua 4 de Abril (Virtudes) - posto novo
7 Estádio (RG3)
8 Rua da Levada de Santa Luzia (Quinta do Poço)
9 Parque de Santa Catarina
10 Separador da Quinta da Palmeira (ao km 17.1)
11 Terreno da Vialitoral junto ao Viaduto do Comboio 12 Passeio da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, no percurso compreendido entre a Capitania e a ETAR (8 postos em contentores de 20')
13 Baía do Funchal em plataformas marít mas e barcos areeiros junto ao Lazareto e atrás do Molhe da Pontinha (6 postos)
14 Praia da Barreirinha
15 Jardim Norte do Nó distribuidor da Rua Pestana Júnior (km 18)
16 Miradouro no interior do Jardim Botânico
17 Parque de estacionamento da Divisão de Máquinas Agrícolas junto ao Jardim Botânico
18 Beco da Lindinha

OUTROS POSTOS
Terreno da Vialitoral ao km 15.2
Terreno da Vialitoral ao km 20.6
Terreno da Vialitoral ao km 21 (lado Norte)
Terreno da Vialitoral ao km 21.3 (lado Sul)
Arruamento da Urbanização, depois do Polidesportivo de São Gonçalo
Terrenos baldios junto do Campus da Penteada (UMa)
Paragem frente ao Centro de Inspecções
Arruamento da Rua da Montanha
Estrada Luso-brasileira

Sugestões de locais para ver o espectáculo
Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses e Avenida Sá Carneiro
Cais do Funchal
Estrada que liga os Barreiros à Nazaré
Estrada da Boa Nova
Pico dos Barcelos
Rua da Quinta do Leme
Estrada do Livramento
Miradouro das Tabaibas (Santa Luzia)
Miradouro da Levada de Santa Luzia
Fortaleza de São João Baptista (do Pico)
Miradouro do Bom Sucesso
Miradouro de São Gonçalo
Pico de São Martinho
Pico da Cruz
Terreiro da Luta (se o tempo estiver bom e o céu muito limpo)
Miradouro da Vila Guida (Estrada Conde Carvalhal)
Monte
Miradouro abaixo do Hospital dos Marmeleiros
Miradouro das Neves
Miradouro do Jardim Botânico
Miradouros do Largo do Miranda e do Largo do Lazar (Santa Maria Maior)
Hóteis e em alguns empreendimentos privados, mas apenas mediante convite ou compra de bilhete




DN Madeira

Turismo britânico prevê recuperar viajantes já em 2010

Data: 31-12-2009




A VisitBritain, organismo de turismo inglês, projecta um crescimento de 0,8 % no número de turistas estrangeiros em 2010, para 30,4 milhões. As receitas deverão crescer mais, perto de 4%, para 17,1 mil milhões de libras, cerca de 19 mil milhões de euros, mas num quadro em que a libra vale menos que em anos anteriores.

A libra baixa é uma das esperanças dos responsáveis da VisitBritain em 2010, contribuindo para que o número de turistas estrangeiros aumente. Já na maior parte de 2009 o número aumentou, com mais 300 mil estrangeiros nos dez primeiros meses em comparação com o mesmo período de 2008.

Sandie Dawe, directora executiva da VisitBritain, afirma que em 2010, "embora não venhamos a registar recordes de visitantes estrangeiros nem dos seus gastos, a tendência para um baixo valor da libra vai resultar numa melhor 'performance' dos visitantes".


DN Madeira

Movimento no Porto do Funchal no Fim do Ano

Data: 31-12-2009

Oriana
O 'Oriana' é um dos 'clássicos' visitantes, pois desde 12 de Abril de 1995 que escala o Funchal com frequência. Nesta sua 108.ª presença atrasou a sua chegada para as 13 horas de hoje. Após a saída do 'Queen Victoria', este paquete irá atracar no cais 1 e prolongará esta sua escala até às 12.30 horas de amanhã, zarpando com rumo a La Palma. Viaja com 1.800 turistas, maioritariamente britânicos.










Queen Victoria
O 'Queen Victoria', que esteve na Madeira pela a primeira a 28 de Dezembro de 2007, deveria ter atracado na manhã de ontem na Pontinha, Atrasou a sua chegada, devido às condições adversas do estado do mar, para as 7 horas de hoje. O paquete irá atracar na Pontinha, na cabeça do molhe, mas vai deixar o porto às 12 horas para se posicionar no fundeadouro. Viaja com 1.950 turistas. É procedente de La Palma e prosseguirá este seu cruzeiro às 2 horas com rumo ao porto de Southampton.









AIDAluna
De salientar que este paquete alterou o seu itinerário semanal, cancelando a escala do passado dia 20 de Dezembro de forma a estar pela primeira vez na noite de final de ano na Madeira. Atracou na Pontinha, no cais Norte às 12 horas, com apoio de rebocador, e permanecerá atracado até às 2 horas do dia 1 de Janeiro, prosseguindo viagem rumo a La Palma. Traz 2.390 turistas, maioritariamente germânicos.









Boudicca
O 'Boudicca' - ex-Royal Viking Sea, ex-Grand Latino- esteve na Madeira pela primeira vez a 1 de Março de 2006, cumprindo com esta designação outras dezassete escalas.

Procedente de La Palma, viaja com 798 turistas, dando entrada na Pontinha às 7 horas. Esta é a sua primeira escala em noites de fim de ano na Madeira. Ao final da noite, pelas 23 horas o navio soltará amarras do porto e posicionar-se-á em fundeadouro para assistir ao espectáculo pirotécnico.







Amadea
O 'Amadea' (ex-Asuka) esteve na Madeira pela primeira vez, com a actual designação, a 7 de Julho de 2006. Procedente de Agadir, de onde é esperado pelas 20 horas de hoje, viaja com 600 turistas. Esta sua escala prolongar-se-á até às 18 horas de amanhã, prosseguindo este cruzeiro rumo a La Palma.







Saga Ruby
O 'Saga Ruby' - que já ostentou as designações 'Vistafjord' e 'Caronia' - já cumpriu 14 escalas como a sua actual designação, a primeira no dia 5 de Abril de 2005. Desta feita antecipou a sua chegada ao Funchal para as 20 horas. Ficará em fundeadouro até às 7 horas de amanhã, atracando a essa hora na Pontinha. É procedente de Tenerife e viaja com 600 turistas. O final desta sua escala na Madeira terá lugar às 23 horas de amanhã, prosseguindo este seu cruzeiro rumo a Southampton.






DN Madeira

Jingle Bells / Música de Natal - 5 Para a Meia Noite

domingo, 27 de dezembro de 2009

MEGAITE DE LUXO REFUGIA-SE DO MAU TEMPO NA COSTA NORTE DA MADEIRA.

Um barco misterioso

Data: 27-12-2009

Durante dois dias a imagem sinistra intrigou os que circularam nas estradas do norte da ilha. Um navio de silhueta invulgar pairou ao largo, numa imagem que os madeirenses se habituaram a ver apenas nos filmes de ficção. Dezenas de chamadas alertaram-nos para a presença deste barco esquisito, que o DIÁRIO descobriu ser o megaiate motorizado 'A' , que procurou abrigo na costa Norte da ilha da Madeira dada as condições de mau tempo.

Baptizado de simplesmente 'A', as iniciais do seu nome bem como da sua esposa Aleksandra, o mesmo pertence ao bilionário russo Andrey Melnichenko e é um dos seus mais recentes 'brinquedos', um luxo de 119 metros de comprimento e que teve um custo de construção na ordem dos 150 milhões de euros.

Construído sob enorme secretismo nos estaleiros alemães Blohm+Voss, em Hamurgo, ostentou durante a sua construção a designação de 'Sigma SF 99' , sob projecto do desenhador naval francês Philippe Starck, responsável também pelo desenho interior deste megaiate. Com data de construção de 2008, foi lançado à água no dia 3 de Janeiro deste ano e realizou as primeiras provas de mar a 12 de Março. Com uma arqueação bruta de 5.500 toneladas, está equipado com dois motores diesel de 6.035 hp/cada, os quais garantem uma velocidade máxima de 25 nós. A sua proa bem como as linhas rectas que caracterização este inédito megaiate, foram concebidas com a finalidade de garantir boas velocidades durante a navegação. De notar que em movimento e a grande velocidade o 'A' corta a água sem produzir os habituais salpicos de água. Projectado com o objectivo de garantir uma enorme privacidade e segurança aos seus proprietários, todos os acessos ao interior do megaiate são controlados através de um circuito fechado de TV, sensores de movimento e códigos de acessos a determinadas áreas do mesmo, com a particularidade do acesso à suite principal, a do casal Melnichenko, se processar com reconhecimento digital.

O 'A' ocupa actualmente a 11ª posição no ranking dos maiores iates motorizados do mundo, tabela que continua a ser liderada pelo 'Dubai', que com os seus 162 metros mantém-se, desde o ano de 2006, no top da referida lista.

À proa, este megaiate disponibiliza um heliporto, o meio de transporte muitas vezes utilizado pelo casal para embarcar e desembarcar do 'A'. Os tanques de combustível têm capacidade para receber 757.000 de gasóleo, o que atestar este "brinquedo" significa qualquer coisa como 1 milhão de euros.

Para passear ao longo dos roteiros turísticos do Mediterraneo e também nas Caraíbas, o 'A' esconde no seu interior dois iates de 9,40 metros. O rol de tripulantes deste luxuoso iate emprega 35 elementos, entre equipas de marinheiros, cozinheiros, animadores e seguranças. De forma a garantir uma maior privacidade visual a partir do exterior, os vidros aplicados no 'A' não permitem aos curiosos ver para além do casco. Já do interior, a visão para o exterior é total. O ideal para as celebridades que querem fugir de fotógrafos!


Video do A filmado em Palma de Mallorca

Entrevista do carlos Costa ao Correio da Manhã

“Julgam-me pela aparência e acabam por se enganar”






Carlos Costa, um dos concorrentes de Ídolos’ (SIC), considera que foge ao estereotipo da maioria dos jovens da sua idade e até há quem o veja como homossexual, por ser diferente. “Às vezes as pessoas julgam-me pela aparência e acabam por se enganar”, diz ao CM.

“Sinto-me diferente porque sei que o sou”, acrescenta o jovem, explicando: “Uso um tipo de roupa diferente. Sou extravagante. Gosto de uma t-shirt com umas pregas, uns ferrinhos e umas coisas engraçadas. Tenho o cabelo comprido e ondulado, que não se vê todos os dias. Tenho uma mistura caucasiana com venezuelana e angolana, que acabou por me dar uns traços diferentes. Até já houve quem me dissesse que tinha traços de menina.”

O madeirense, nascido no Funchal, criado em Porto Moniz e a residir em Lisboa, sabe que é de “opostos”, ou seja, tanto gostam dele como o detestam. “Existem pessoas que à primeira vista não gostam de mim, nem do meu estilo, da minha postura, da forma como me apresento... Também acham que sou demasiado evasivo ou extrovertido. E há pessoas que me adoram e que querem acompanhar a minha carreira, querem falar comigo... Também já aconteceu eu desiludir as pessoas que gostam de mim e as que não gostam descobrirem que até tenho coisas boas”, adianta.

A pessoa com quem Carlos Costa mais se identifica no concurso é Catarina Boto. “Ela é, sem dúvida, a minha melhor amiga e estamos sempre juntos. As raparigas têm todas namorados, excepto a Catarina”, revela, descartando a hipótese de se apaixonar no ‘Ídolos’.

Se se sagrar vencedor, Carlos gostava de construir uma carreira internacional. “Têm todos imenso talento, agora é uma questão de votos e popularidade. Temos qualidades diferentes e não podemos ser avaliados nos mesmos parâmetros”, remata.

Amy Grant - Have Yourself A Merry Little Christmas




Lyrics/Letra


Have yourself a merry little christmas
Let your heart be light
From now on our troubles will be out of sight

Have yourself a merry little christmas
Make the yuletide gay
From now on our troubles will be miles away

Once again as in olden days
Happy golden days of yore
Faithful friends who are dear to us will be near to us once more

Through the years we all will be together
If the fates allow
Hanging a shining star upon the highest bough
And have yourself a merry little christmas now

sábado, 26 de dezembro de 2009

O Estadio dos Barreiros Antigamente

A Estrada da Encumeada Antigamente (Ribeira Brava)

O Jardim Municipal Antigamente (Funchal)



versões Engraçadas do 12 days of Christmas: Boymongoose , Janice Dickinson e Shrek

Boymongoose



Lyrics/Letra



On the first day of Christmas,
my true love gave to me
A totally insufficient dowry

On the second day of Christmas,
my true love gave to me
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the third day of Christmas,
my true love gave to me
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the fourth day of Christmas,
my true love gave to me
Four Hari Krishnas..... (Is that Indian)
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the fifth day of Christmas,
my true love gave to me
Five Indian games..... (I want to be the cowboy)
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the sixth day of Christmas,
my true love gave to me
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the seventh day of Christmas,
my true love gave to me
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the eighth day of Christmas,
my true love gave to me
Eight Bollywood films
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the ninth day of Christmas,
my true love gave to me
Nine telemarketers..... (Good Evenin.. This is Kaalin jones. Are you waanting greater kaalrits)
Eight Bollywood films
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the tenth day of Christmas,
my true love gave to me
Ten-minute yoga..... (Think the lotus, feel the lotus, drive the lotus)
Nine telemarketers
Eight Bollywood films
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the eleventh day of Christmas,
my true love gave to me
Eleven syllable name..... (PEESARAVANMUTHUDBLEEKVAAS)
Ten-minute yoga
Nine telemarketers
Eight Bollywood films
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five Indian games
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry

On the twelfth day of Christmas,
my true love gave to me...
Twelve cricket ball tamperers..... (I was simply correcting the stitching)
Eleven syllable name
Ten-minute yoga
Nine telemarketers
Eight Bollywood films
Seven-11 workers
Six IT graduates
Five minutes of fame
Four Hari Krishnas
Three butter chickens
Two nosy in-laws
And a totally insufficient dowry


Janice Dickinson




Shrek



Lyrics/Letra
No wait, hey wait wait.
You’ll forgot to sing my favorite Christmas carol:
The Twelve days of Christmas
No, not that one!
A one, a two, a one tow three (no) four

On the first day of Christmas
My true love gave to me
A fire-breathing dragon just for me
Yeah

On the second day of Christmas
my true love gave to me
two weed rats
Heavenly Creatures
And a fire-breathing dragon just for me

On the third day of Christmas
my true love gave to me
three little pigs
Ya ya ya yaaa
Two weed rats
and a fire-breathing dragon just for me

On fourth day of Christmas
my true love gave to me
four exploding birds
waaaaaaaa - bang
three little pigs
two weed rats
and a fire-breathing dragon just for me
ya

On the fifth day of Christmas
My true love gave to me
Let me guess
Five onion rings
Five onion rings oh I knew it
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the sixth day of Christmas
My true love gave to me
Six mirrors cracking
You break it, you bought it
Five onion rings
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the Seventh day of Christmas
My true love gave to me
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the Eight day of Christmas
My true love gave to me
Eight cookies talking
Don’t you dare
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the Night day of Christmas
My true love gave to me
Nine mice a’ tripping
Ooh... I’m sorry gordau
Eight cookies talking
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
More like the twelve years of Christmas
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the tenth day of Christmas
My true love gave to me
Ten puppets dancing
No streets attached
Nine mice a’ tripping
Eight cookies talking
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me
Wee, ya all for me

On the eleventh day of Christmas
My true love gave to me
Eleven fairies dusting
Ten puppets dancing
Nine mice a’ tripping
Eight cookies talking
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for me

On the twelfth day of Christmas
My true love gave to me
Twelve man’ a singing
Daradaradada
Eleven fairies dusting
Ten puppets dancing
Nine mice a’ tripping
Eight cookies talking
Seven sorts of jelly
Six mirrors cracking
Five onion rings
(Deep breath)
Four exploding birds
Three little pigs
Two weed rats
And a fire-breathing dragon just for meeeeeeeeeee
Just for meeeeee!

Oh, let’s do that again
Let’s not and say we did

12 dias de Natal o Significado da musica



Música ensina, por meio de metáforas, a respeito do nascimento do Divino Menino Jesus, sua vida, paixão e morte.

Aproxima-se o Natal. Há mais de dois mil anos nascia o Salvador dos homens. Depois da Páscoa da Ressurreição, essa é a festa mais importante para toda a Cristandade. Nesses mais de 2000 Natais da História, quantos fatos e exemplos memoráveis se deram.

Seria necessária uma grande coletânea de livros para narrar tantos acontecimentos desde o primeiro Natal — a Natividade por excelência —, passando pelos Natais durante a perseguição romana e as abençoadas comemorações natalinas da Idade Média. Avançando na História, por fim chegaríamos ao século XXI, reconhecendo (com quanta dor!) que o verdadeiro significado do Natal foi sendo deformado e dessacralizado.

Não é, porém, nosso objetivo analisar aqui todos os ricos aspectos que apresenta o Natal, mas sim relembrar, mediante alguns poucos exemplos, a grandeza dessa data, e quanto ela influenciou e quanta ascendência ainda exerce na sociedade hodierna.

* * *
É tocante lembrarmos o Natal Chouan, belo fato que se passou durante a Revolução Francesa. O conto narra que um dos valorosos chouans — camponeses católicos do oeste da França, que se levantaram contra a Revolução Francesa — era cativo das hordas revolucionárias. Apesar da implacável ferocidade de seus algozes, ao toque do sino anunciando a Noite Santa foram estes tocados tão fortemente pela graça, que o libertaram.

O que dizer sobre o interessante conto Natal na Trincheira? Em plena Segunda Guerra Mundial, uma parte dos combatentes cessa as hostilidades e sai de suas trincheiras cantando o Stille Nacht; e o inimigo, tomado de espanto, percebe tudo: era a noite de Natal!

Seria pouco, se ficássemos apenas no campo dos fatos externos que marcaram o Natal em todas as épocas, pois esse magno acontecimento inspira nas almas variados temas, e nos oferece também lições de virtude e grandeza de alma.

Assim, merece destaque a despretensão de um Franz Grüber, compositor do Stille Nacht (Noite Feliz), que se tornou a canção natalina por excelência. Ela poderia ser hoje atribuída a autor anônimo, caso o Imperador da Prússia, Frederico Wilhelm IV, não tivesse ordenado que se localizasse o compositor de tão sublime melodia.

É digno de nota quanto o Natal inspirou povos e nações. Deus cumulou cada povo, quase cada região, de graças especiais, a cada um propiciando uma compreensão única do Natal, diversa da intelecção de qualquer outro povo. Isso é espelhado no modo de comemorar, nas músicas e nos ambientes natalinos.

Através de músicas natalinas próprias, o espírito espanhol manifesta sua particular vivacidade. Num ambiente festivo, esse povo revela sua alegria esfuziante pelo nascimento do Redentor.

De outro lado, as músicas natalinas alemãs ressaltam, de modo especial, toda a serenidade e inocência do clima próprio ao Natal, visto pelos germânicos.

O italiano, o polonês, o austríaco, o inglês (este, na medida em que conservou sua fidelidade à Santa Igreja), enfim, todos os povos cristãos souberam expressar, cada um a seu modo, o que o Natal representa para cada um deles.

A verdadeira glória nasce da dor — escreveu Plinio Corrêa de Oliveira. Quantos povos e quantas pessoas conheceram em seus Natais o sofrimento e a perseguição! É ainda hoje o caso da China, de Cuba e outros países. E essa circunstância, em tantos casos, só fez aumentar nesses católicos sofridos a fé e o amor pela Santa Igreja.

***
Há uma bela música de Natal inglesa intitulada Twelve Days of Christmas (Os 12 dias do Natal), pouco conhecida entre nós, e que surgiu durante a época da perseguição anglicana contra os católicos naquele país, no século XVI.

Com a pseudo-reforma protestante, países como a Inglaterra, ao abandonarem o regaço da Santa Igreja e caírem na heresia, começaram a perseguir os católicos, tornando quase impossível a prática da verdadeira Religião.

Para comunicar aos fiéis a sã doutrina e poderem celebrar sem medo de represálias o Natal do Salvador, segundo a tradição da Santa Igreja, católicos ingleses compuseram tal música, que é um catecismo secreto, porquanto expressa em símbolos a rea­lidade de nossa fé. Ela foi também utilizada muitas vezes durante a Revolução Francesa.

Ei-la:


“No primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: uma perdiz numa pereira.

No segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira.

No terceiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 3 galinhas francesas, 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira”. (Dia após dia, ela vai narrando, em ordem decrescente, o que o “meu amor deu-me”).

“No quarto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 4 pássaros cantando...

No quinto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 5 anéis dourados...

No sexto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 6 gansos chocando...

No sétimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 7 cisnes nadando...

No oitavo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 8 servas ordenhando...


No nono dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 9 senhoras dançando...

No décimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 10 lordes saltando...

No décimo primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 11 flautistas tocando...”

E termina dizendo:


“No décimo segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 12 tocadores de tambor, 11 flautistas tocando, 10 lordes saltando, 9 senhoras dançando, 8 servas ordenhando, 7 cisnes nadando, 6 gansos chocando, 5 anéis dourados, 4 pássaros cantando, 3 galinhas francesas, 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira...”

Qual o significado da letra dessa música?

1o dia: O meu verdadeiro amor é Deus Pai. E a perdiz na pereira simboliza Nosso Senhor Jesus Cristo. A perdiz é um animal corajoso, capaz de lutar até a morte para defender seus filhotes. E a pereira representa a Cruz.

2o dia: Duas pombas-rolas representam o Antigo e o Novo Testamento. Durante séculos, judeus ofereciam pombas a Deus. As duas pombas lembram o sacrifício de Nossa Senhora e São José oferecido por Nosso Senhor.

3o dia: Três galinhas francesas representam as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Essas galinhas eram muito caras durante o século XVI e só os ricos tinham condições de comprá-las. Simbolizavam os três presentes ofertados pelos Reis Magos a Nosso Senhor: ouro, o mais precioso dos metais; incenso, usado nas cerimônias religiosas solenes; e a mirra, uma especiaria sem igual.

4o dia: Quatro pássaros cantando representam os quatro Evangelhos. Neles estão contidos a vida de Nosso Senhor e seus ensinamentos. Como pássaros cantando de modo claro e em alta voz, os quatro Evangelistas espalham por todo o mundo a Boa-Nova da Vida, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

5o dia: Cinco anéis dourados representam os cinco primeiros livros do Antigo Testamento ou o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), que lembravam aos católicos suas raízes. Os judeus consideravam esses livros mais valiosos que o ouro. E depois que a devoção do Rosário tornou-se mais conhecida, lembravam as cinco dezenas do Rosário da Bem-aventurada Virgem Maria.

6o dia: Seis gansos chocando representam os seis dias que Deus empregou na criação da Terra, do Universo e das criaturas. Os seis gansos chocando ovos recordam como a Palavra deu vida à Terra.

7o dia: Sete cisnes nadando representam os sete sacramentos e também os sete dons do Espírito Santo. Com os sacramentos e os dons, os fiéis poderiam sustentar-se através dos tempos de perseguição. Como os filhotes de cisnes transformam-se de patinhos feios em belos cisnes, assim a graça de Deus nos transforma de simples criaturas em filhos de Deus.

8o dia: Oito servas ordenhando representam as oito bem-aventuranças pregadas por Nosso Senhor no Sermão da Montanha. As bem-aventuranças, como o leite, alimentam e nutrem o católico.

9o dia: Nove senhoras dançando são os nove frutos do Espírito Santo (Gal. 5, 22-23): caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança. Da mesma forma como as senhoras que dançam alegres, os cristãos podem alegrar-se com a vida transformada pelos frutos do Espírito Santo.

10 dia: Dez Lordes pulando simbolizam os 10 Mandamentos da Lei de Deus. Os Lordes eram homens com autoridade para governar e disciplinar o povo.

11o dia: Onze flautistas tocando representam os 11 Apóstolos que permaneceram fiéis a Nosso Senhor, após a infame traição de Judas. Como crianças que seguem alegremente o flautista, esses discípulos acompanharam a Jesus. Eles também chamaram outros a segui-Lo. E tocaram uma canção eterna: a mensagem de salvação e da ressurreição após a morte.

12o dia: Doze tocadores de tambor representam os doze artigos do Credo. Assim como eles tocam sonoramente para que os outros acompanhem o ritmo da música, o Credo revela a fé daqueles que são chamados cristãos.

Muitas pessoas não imaginam quais são esses 12 Dias de Natal. Trata-se dos dias entre o Natal e a Festa da Epifania, a qual é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro.

The Twelve Days of Christmas



Lyrics/Letra


On the first day of Christmas,
my true love sent to me
A partridge in a pear tree.

On the second day of Christmas,
my true love sent to me
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the third day of Christmas,
my true love sent to me
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the fourth day of Christmas,
my true love sent to me
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the fifth day of Christmas,
my true love sent to me
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the sixth day of Christmas,
my true love sent to me
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the seventh day of Christmas,
my true love sent to me
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the eighth day of Christmas,
my true love sent to me
Eight maids a-milking,
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the ninth day of Christmas,
my true love sent to me
Nine ladies dancing,
Eight maids a-milking,
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the tenth day of Christmas,
my true love sent to me
Ten lords a-leaping,
Nine ladies dancing,
Eight maids a-milking,
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the eleventh day of Christmas,
my true love sent to me
Eleven pipers piping,
Ten lords a-leaping,
Nine ladies dancing,
Eight maids a-milking,
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree.

On the twelfth day of Christmas,
my true love sent to me
Twelve drummers drumming,
Eleven pipers piping,
Ten lords a-leaping,
Nine ladies dancing,
Eight maids a-milking,
Seven swans a-swimming,
Six geese a-laying,
Five golden rings,
Four calling birds,
Three French hens,
Two turtle doves,
And a partridge in a pear tree!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Hoje há “Festa” porque nasceu o Menino








O nascimento de Jesus é motivo de grande festa em quase todos os países, mesmo naqueles em que o catolicismo não se apresenta como a religião maioritária.
Para o povo madeirense a expressão “Dia de Festa” resume toda a alegria que se vive a 25 de Dezembro, nos dias que o antecedem e nos que se seguem, até Janeiro. Desde sempre que na Madeira e Porto Santo se celebrou o Natal com grande intensidade. As muitas tradições associadas a esta época mantêm actuais essas vivências que tornam este tempo muito especial.
Numa época em que o consumismo ganha cada vez mais espaço e em que a figura do Pai Natal se apresenta como símbolo deste tempo, é agradável verificar que surgem iniciativas que têm como objectivo valorizar o essencial desta época. Uma delas tem a denominação de “Estandartes de Natal 2009”, uma plataforma criada por um grupo de famílias que pretende partilhar com os seus amigos e vizinhos a alegria do Natal cristão.
Assim, à semelhança do que já se faz noutras cidades, decidiram decorar as varandas e janelas das suas casas com um estandarte grená com a figura do Menino Jesus no centro.
Na Madeira esta ideia mereceu a aceitação de muitas famílias e em diversas varandas se exibe esse sinal que nos recorda que a Festa que estamos a viver, tem como principal protagonista um Menino que nasceu pobre mas que nos veio trazer uma riqueza de enorme significado que é a Sua graça divina.
Tal como referiu recentemente o Papa Bento XV “ o desejo que todos trazemos no coração é que a festa de Natal nos dê, no meio da actividade frenética dos nossos dias, serena e profunda alegrias para nos fazer tocar com a mão a bondade do nosso Deus e nos infunda nova coragem”.
Festa da Família, este Dia congrega em muitos lares pessoas das mais diversas idades, cada uma com a sua vivência própria, mas todas imbuídas do espírito de alegria que se deseja permaneça por muito tempo. Se assim suceder teremos um mundo muito melhor.


Jornal da Madeira

Mostra de iguarias na Boaventura

No adro da Igreja da Fajã do Penedo






Na freguesia de Boaventura, em São Vicente, Madeira, as iguarias da quadra de Natal são divulgadas numa mostra que tem lugar no adro da igreja da Fajã do Penedo que vai integrar o roteiro gastronómico daquele concelho.
A Mostra de Iguarias de Natal da Fajã do Penedo é uma realização da Casa do Povo da Boaventura com a finalidade de preservar usos e costumes ancestrais gastronómicos daquele sítio da costa Norte da Madeira.
A Fajã do Penedo é uma localidade da freguesia da Boaventura, no interior do concelho de São Vicente, que durante muitos anos esteve afastada dos centros administrativos, uma situação que levou a respectiva população a idealizar, com antecedência, todos os preparativos para o período de Natal.
Por não ter à mão as facilidades que a cidade oferecia na oferta de produtos, a população local passou então a produzir, com antecedência e com base nos frutos da sua terra, as iguarias - licores diversos, broas, bolos variados e particularmente o de mel, a carne-de-vinho-e-alhos, a canja de galinha, de animais criados domesticamente - com que brindavam o Natal.
Esta mostra, que já vai na quarta edição, constitui um reavivar de uma tradição e uma atracção que faz deslocar à Fajã do Penedo muitos forasteiros para, em redor das barracas levantadas no largo comunitário, com a igreja na proximidade e o verde das montanhas ao fundo, saborear estas produções domésticas, numa iniciativa da Casa do Povo da Boaventura e apadrinhada pela Câmara Municipal de São Vicente.



Jornal da Madeira