quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Veículos ecológicos terão desconto nos parcómetros



Data: 17-09-2009

Na próxima semana, durante a Assembleia Municipal (AM), a autarquia funchalense irá discutir uma alteração ao regulamento municipal, que prevê incentivos aos veículos ecológicos (eléctricos e híbridos) em termos de estacionamentos na cidade.

Ontem de manhã, à margem da inauguração de uma exposição de veículos eléctricos, no âmbito do arranque da Semana da Mobilidade, o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Bruno Pereira, referiu que é intenção da autarquia que, num futuro próximo, e após aprovação na AM, os proprietários deste tipo de veículos possam ter um desconto de 50% nos parcómetros existentes no Funchal. "Para esse efeito, esses proprietários terão de cadastrar-se na CMF e obter um dístico próprio para veículos híbridos e eléctricos", explicou, apontando que, posteriormente, nos parcómetros, haverá um segundo botão, com um tarifário diferente. O ticket terá também uma cor própria (verde), de forma a identificar os utilizadores destes veículos. Os parcómetros existentes no Funchal têm capacidade para serem adaptados a esta nova exigência, o que também constitui uma medida de baixo custo para a autarquia.

"Desta forma, estamos a dar um incentivo simbólico, uma forma de a Câmara, dentro daquelas que são as medidas que pode tomar, incentivar e motivar uma maior utilização deste tipo de veículos com menor impacto sobre os nossos recursos e atmosfera", disse.

Na exposição de veículos eléctricos estão presentes representantes de várias empresas madeirenses que trabalham neste ramo, com soluções que já existem no mercado, como é o caso das scooters e das bicicletas eléctricas.

A Semana da Mobilidade prossegue hoje com o seminário 'Veículos eléctricos, o futuro hoje', na CMF.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos