sábado, 26 de setembro de 2009

Uma 'princesa' no porto

Porto do Funchal recebe hoje dois paquetes e mais de 1.100 turistas
Data: 26-09-2009



O porto do Funchal recebe hoje a primeira escala do paquete 'Tahitian Princess' (ex-'R Four') o qual viaja com 616 turistas em trânsito. Procedente de Casablanca, Marrocos, o mesmo tem chegada anunciada para as 6 horas. Como sempre acontece aquando das escalas inaugurais, à chegada à baía do Funchal o navio será recebido com jactos de agua lançados do rebocador de serviço da Portos da Madeira, seguindo depois para o terminal Norte do porto.

No decorrer desta escala, o comandante William Kent (ex-comandante do 'Artemis') irá receber as principais entidades portuárias bem como uma comitiva do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira, uma cerimónia que irá perpetuar a escala inaugural deste paquete no Funchal.

Construído no ano de 1999, nos estaleiros franceses Chantiers de l'Atlantic, em St. Nazaire, para a Renaissance Cruises, foi baptizado como 'R Four', designação que ostentou até 2001, ano que coincide com a falência da Renaissance. A partir de 2002 entrou ao serviço da Princess Cruises, passado desde então a ostentar o nome de 'Tahitian Princess'. Com uma arqueação de 30.277 toneladas, o paquete tem 181 metros de comprimento e 25,46 m de boca.

O final desta sua escala na Madeira terá lugar às 16 horas de hoje, tendo como próximo destino o porto canário de Tenerife.

De regresso ao Funchal está o paquete 'Delphin Voyager', o qual viaja com cerca de 500 turistas e que tem chegada anunciada para as 7 horas. Procedente do porto açoriano de Praia da Vitória o mesmo prolongará esta sua escala na Pontinha até às 16.30 horas, largando a essa hora com destino ao porto de Tenerife.

Por fim, uma referência para mais escala hoje na Pontinha do ferry canário 'Volcán de Tijarafe'. Procedente de Las Palmas, o mesmo tem chegada prevista para as 8.15 horas, prosseguindo viagem, após conclusão das operações de desembarque/embarque de passageiros e de viaturas, às 10.30 horas com destino ao porto de Portimão. O seu regresso ao porto do Funchal terá lugar na próxima segunda-feira.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos