segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Túnel liga Jardim da Serra ao Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

Câmara Municipal de Câmara de Lobos aposta em ligação directa


Jardim da Serra


Curral das Freiras

(fotos Hi5 Jardim da Serra)





A Câmara Municipal de Câmara de Lobos tem projectado, para o próximo mandato, o apoio à construção da via de ligação ao Curral das Freiras, através de túnel entre a via expresso do Jardim da Serra e os sítios do Lombo Chão e da Seara Velha,
No programa de Arlindo Gomes está contemplada também a estruturação viária do centro da cidade à via rápida, com extensão da Avenida Nova Cidade à rotunda do pavilhão e ao sítio do Saraiva.
Outra importante obra será «a ligação da Avenida da Autonomia, Limoeiro, Terço, Ribeiro de Alforra, Carmo e Serrado, com a Rotunda da Cidade Nova
Projectada está também a correcção da Estrada Regional, na entrada da cidade, com a criação de doca de autocarros, passeios e alargamento da curva a seguir ao Jardim de São Francisco.
A edilidade projecta também a correcção e infra estruturação do Caminho do Ribeiro Real até a Ponte dos Frades.
Arlindo Gomes propõe-se também a construir a via distribuidora a partir do sítio do Calvário, à cota da Levada do Norte, para servir as zonas da Marinheira, Pomar do Meio e Lombo do Galo, no Estreito.
Outras vias a ser executadas serão os caminhos agrícolas da Fajã Escura ao Colmeal de Cima (Curral das Freiras), do Pedregal (a partir da estrada José Avelino Pinto, em Câmara de Lobos), das Fontes (Quinta Grande), da Encarnação ( Estreito) e de ligação da Ribeira da Caixa ao Caminho Coronel França Dória.
Lembre-se que faz também parte do programa para os próximos quatro anos a construção, em curso, da via rápida de acesso ao Estreito Câmara de Lobos, com ligação via expresso ao Jardim da Serra.
O presidente da autarquia diz que a edilidade vai «continuar a promover a construção de habitação social e económica, bem como a apoiar a auto-construção e espera erradicar completamente as situações de carência habitacional ainda existentes, assim como eliminar ao máximo situações de insalubridade e precariedade habitacional».
«O apoio à recuperação de habitações degradadas e insalubres continuará a ser uma das prioridades através da atribuição de apoios previstos no regulamentado municipal em vigor, de forma a se abranger o máximo de famílias. A meta é eliminar as situações de precariedade e os estigmas sociais, promovendo-se a plena integração das famílias e consequente erradicação da exclusão social», refere ainda.
Por outro lado, «o apoio social será intensificado aos idosos com planeamento de actividades, com a criação de centros comunitários de apoio aos mais carenciados em todas as freguesias, em apoio à ocupação de tempos livres e lazer, propiciando uma acção inter-geracional que materialize a passagem de conhecimentos às novas gerações e preserve no futuro as nossas especificidades culturais».
Em termos de obras, Arlindo Gomes anuncia a continuação da reabilitação integral do Bairro da Palmeira, a construção de habitação social e económica em todas as freguesias, o apoio à recuperação de habitações próprias degradadas, a famílias carenciadas, o apoio e incentivo à legalização e licenciamento de habitações de construção ilegal, a criação de novo espaço comunitário e social na Fajã das Galinhas e a instalação do Centro Comunitário do Garachico.
A Câmara vai também continuar a investir por forma a conseguir uma melhor integração dos jovens na vida activa». «É neles que está o futuro, é neles que faremos a nossa opção», sublinha Arlindo Gomes.
A edilidade quer ainda manter e incrementar as parcerias com instituições, de forma a garantir a participação activa da população no desenvolvimento e na vida diária do município.

Vários equipamentos escolares

Nos próximos quatro anos estão previstas as construções de vários equipamentos escolares. Os destaques vão para a escola básica de 2º e 3º Ciclo do Jardim da Serra e para a Escola Técnico Profissional de Câmara de Lobos.
No programa está também contemplada a execução das escolas básicas de primeiro ciclo com Pré do Ribeiro Real e do Espírito Santo, em Câmara de Lobos.
Vai proceder-se também ao redimensionamento da EB1 do Estreito de Câmara de Lobos e à instalação de Extensão do Conservatório de Música e da Extensão da Academia de Línguas.
Serão construídos três infantários: no Estreito (Apoio a Fundação Dª. Jacinta), no Curral das Freiras e na Quinta Grande.
Estão ainda contemplados o campo de futebol no Jardim da Serra, a piscina municipal no complexo desportivo municipal de Câmara de Lobos, o Pavilhão e Piscina do Estreito de Câmara de Lobos A Câmara vai ainda dotar todas as colectividades do município com instalações sociais.

Casa do Pescador e núcleo museológico

No programa está prevista a instalação da Casa do Pescador, integrada na recuperação da Zona Histórica e Ilhéu, no antigo edifício da Câmara Municipal, e a criação do Núcleo Museológico da Cidade, no “Condessa Torre Bela”, propriedade do município.
Está também prevista a instalação de um Atelier de Artes Plásticas no Ilhéu, incluindo Casa do Artista, e do espaço evocativo da comunicação e escrita “Guttemberg”. A edilidade prevê ainda apoiar a construção das instalações sociais da Banda Municipal e construir a sede da Associação Recreativa “Turma do Funil”.
A requalificação do Convento São Bernardino, criando um memorial a Frei Pedro da Guarda e à Irmã Wilson, a construção do Centro Paroquial do Estreito e o apoio à construção da nova Igreja de Santa Cecília são outras obras contempladas.
A edilidade vai ainda prosseguir a reconstrução e recuperação de todo o património existente, de forma a se criar um roteiro do património municipal. E também propiciar intercâmbios e actividades de cooperação com comunidades geminadas ou de acolhimento onde se encontram famílias oriundas do município, entre jovens ou colectividades e instituições, de carácter lúdico, desportivo, cultural e educativo.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos