sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Televisão Digital Terrestre já cobre 65 por cento da Região Autónoma

Funchal, Porto Santo e parte das zonas oeste e este já têm emissores






Neste momento, 65 por cento população da Região Autónoma já pode aceder gratuitamente à Televisão Digital Terrestre (TDT), uma nova tecnologia que permite receber melhor qualidade de imagem e som. A notícia foi ontem avançada ao JM por Brazão de Castro, secretário regional que tutela a área da comunicação social.
«De acordo com as informações que tenho, estão neste momento já em funcionamento três emissores de TDT (Televisão Digital Terrestre) que cobre, praticamente o Funchal, Porto Santo e parte das zonas este e oeste, cobrindo um total de 65 por cento da população», avançou o secretário dos Recursos Humanos, quando confrontado com uma notícia a nível nacional que dá conta de que 60 por cento da população portuguesa já pode aceder gratuitamente à TDT.
Satisfeito com o «rácio simpático» já atingido na Região, Brazão de Castro sublinhou que, neste momento, os interessados já podem adquirir junto da PT os aparelhos e televisores necessários para o novo tipo de tecnologia.
De acordo com uma notícia vinda ontem a público a nível nacional, a PT já colocou em funcionamento 24 novos emissores que, juntamente com os 16 que já estavam instalados, permitem cobrir 60 por cento da população portuguesa, ou seja, seis milhões de habitantes.
A PT estabeleceu o objectivo de cobrir até ao final do ano 80 por cento da população e comprometeu-se a cobrir o total do país até ao final de 2010. Desta forma, a operadora espera conseguir antecipar em 16 meses a data limite de desligamento da televisão analógica fixada pelo Governo, fazendo de Portugal o país da União Europeia com a implementação da TDT mais rápida.
A TDT irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre, que disponibiliza os quatro canais nacionais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI), assim como a RTP-Açores e RTP-Madeira. A TDT vai proporcionar uma qualidade de imagem e som digital, e dispor de funcionalidades que até agora só existiam nas ofertas de televisão pagas, como um guia TV, uma barra de programação, gravação digital com possibilidade de programação, e pausa TV.
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter uma antena, uma televisão com recepção de TDT incorporada, ou um equipamento descodificador que será ligado ao televisor, e que estarão à venda no mercado. A Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União a TDT, estabelecendo um prazo


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos