sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Solgest é ferramenta para a competitividade

Segundo a ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira






A optimização do consumo energético na hotelaria é um comboio que não se pode perder. As palavras são de Duarte Rodrigues, vice-presidente da ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e foram proferidas ontem durante a conferência “Torne o seu hotel num Best Energy Hotel”, que decorreu no auditório do Museu da Casa da Luz.
E mais, evidenciou que se trata mesmo de uma questão de competitividade, sobretudo na actual conjuntura. Lembrou que o projecto vai proporcionar mecanismos para os empresários poderem medir os seus consumos energéticos e, posteriormente, tomar medidas correctivas.
Em termos concretos, a conferência decorreu no âmbito do projecto Soltgest, um programa de optimização do consumo energético para a hotelaria, dirigido aos hoteleiros da Região Autónoma da Madeira.
Vai abranger 10 unidades hoteleiras. Nesse sentido, os interessados podem apresentar projectos que serão analisados para seleccionar o número que será abrangido pelo programa promovido pela ACIF, com um valor de 775 mil euros e co-financiado em, 85% a fundo perdido pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu através do Fundo EEA Grants. Os restantes 15% são da responsabilidade do Governo Regional da Madeira. Será executado pela ALH Consultores e pela Altran.
Durante a conferência falou Lara van Druten, da Altran na Holanda. Falou de hotéis sustentáveis para um crescimento sustentável. Das suas palavras ouviu-se que tudo está nas nossas mãos para inverter tendências que, no caso da Madeira diz tenderem para o seu aquecimento e com menos água.
Quanto a gastos energéticos médios nas unidades hoteleiras disse que 48% são para despesas com o ar condicionado e aquecimento; 25% com o catering; 13% com a água quente, 7% com as luzes; e outros 7 por cento para outros.
Refira-se que a energia representa o custo de maior crescimento anual para os hoteleiros, com a particularidade de ser um dos mais controláveis.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos