quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SIRAM ganha 6,5 milhões por quatro décimas

PROPOSTA CRIATIVA DA 'LUZOESFERA' SUPERA PREÇO MAIS BAIXO DA 'INDUTORA'.
Data: 16-09-2009



A 'Luzoesfera', empresa do universo do Grupo SIRAM, foi a escolhida pela Secretaria Regional do Turismo e Transporte para assegurar o serviço de colocação das iluminações de Natal e Fim-do-Ano.

Tal como estipulava as regras do concurso, trinta dias úteis depois da abertura das propostas, o júri já deu a conhecer a sua preferência através de um relatório onde é traduzida a pontuação obtida por cada uma das propostas.

Tal como o DIÁRIO havia noticiado, se durante os últimos vinte anos a SIRAM, a partir de diferentes participadas, foi garantindo o negócio sem oposição, este ano apresentaram-se a concurso não só a 'Luzoesfera', bem como um consórcio constituído pela 'Indutora' e pela 'Som ao Vivo', uma empresa especializada em som.

Ainda sem confirmação oficial, o DIÁRIO sabe que a proposta criativa da equipa da 'Luzoesfera', bem como a experiência adquirida ao longo das últimas duas décadas, que permitiu um investimento em muitos dos equipamentos e materiais necessários, foi determinante na decisão do júri.

Preço só valia 15%

Ao que foi possível apurar a 'Indutora' apresentou um preço ligeiramente inferior, o que acabou por não ser determinante já que este critério valia apenas 15% na fórmula que ponderou a escolha do vencedor do concurso público.

Deste modo, terá sido a avaliação artística, sobretudo a apresentação gráfica bem como a proposta mais inovadora e a que melhor soube traduzir nos efeitos luminosos os quadros alusivos à época ou à cultura madeirense que ditou a vitória da SIRAM, ainda que de forma surpreendente a proposta da 'Indutora' tenha recebido uma pontuação altíssima, inferior apenas em quatro décimas à da empresa vencedora.

Contrato por dois anos


Num negócio que vai valer à 'Luzoesfera' 6,5 milhões de euros, mas cujo contrato é válido por dois anos, a empresa está agora obrigada a garantir a iluminação não só durante as festas de Natal e do Fim do Ano, como no Carnaval e Festa da Flor.

Recorde-se que a Secretaria Regional do Turismo e Transporte exige que a empresa vencedora conceba e execute a iluminação das principais ruas do Funchal, bem como a colocação de gambiarras em todas as estradas das freguesias do concelho.

A julgar pela serviço prestado o ano passado, a 'Luzoesfera' vai colocar mais de 400 mil lâmpadas nas árvores e ao longo das ruas e avenidas do Funchal e arredores, embora sejam necessárias milhões de pequenas lâmpadas para dar forma aos efeitos luminosos que nesta quadra são colocadas nas ruas do centro.

Envolvendo quase duas centenas de trabalhadores, as iluminações obrigam a 'Luzoesfera' a sub-contratar duas empresas especializadas na prestação de serviços específicos.

SIRAM Eventos

Na última alteração societária conhecida, de 2005, a SIRAM Eventos era a accionista única da Luzosfera e resulta da reorganização do grupo em função dos investimentos em áreas tão diferentes como o turismo, o sector imobiliário ou a saúde. Dessa nova organização nasceram seis sub-holdings, entre as quais, a de Eventos, que tem 159 colaboradores e é composta pela Luzosfera, Art of Sound, Fábrica de Festas, Palco Madeira, Kevents e Full Zoom.

O Grupo SIRAM, foi fundado em 1987 e a sua sigla traduz a designação Sociedade de Iluminações da Região Autónoma da Madeira.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos