quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Santos Costa visitou ontem obras de construção da nova escola de São Jorge

Polidesportivo será coberto

O secretário regional do Equipamento Social visitou ontem as obras de construção da escola básica do segundo e terceiro ciclos de São Jorge. Durante a visita, Santos Costa anunciou que o polidesportivo da escola básica do primeiro ciclo de São Jorge, e que também servirá a nova escola, será coberto. Quanto ao estabelecimento escolar em construção, o governante lembra que se trata de mais um investimento no concelho de Santana, desta feita avaliado em 3,5 milhões de euros. Vai servir 250 alunos, divididos em 12 turmas, das freguesias de São Jorge, do Arco de São Jorge e da Boaventura.





(Foto Jornal da Madeira)



(Foto de Julho /Navegador Mensal)


O polidesportivo da escola de São Jorge, Santana, será coberto. Esta obra foi anunciada pelo secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, que ontem visitou as obras de construção da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de São Jorge.
O polidesportivo que está situado entre a escola do primeiro ciclo e a futura escola do 2º e 3º ciclo servirá a população local fora do horário escolar. Santos Costa começou por frisar que esta escola servirá as freguesias de São Jorge, Arco de São Jorge e Boaventura e evitará a deslocação destes alunos para Santana e São Vicente.

Investimento de 3,5 milhões


O governante afirmou que o investimento de 3,5 milhões, servirá 250 alunos e terá todas as valências de uma escola deste tipo.
Esta escola terá dois edifícios distintos que se complementam. O edifício escolar, com 3 pisos, onde se distribuem as diversas salas de aulas e de laboratórios para além de todos os gabinetes de trabalhos e espaços para serviços de apoio ao normal funcionamento da escola. Uma novidade desta escola é a existência de um auditório e espaço polivalente que, além de “poder ser usado pela população escolar, pode ser usado por outras entidades, nomeadamente pela Associação Cultural de São Jorge, não interferindo com o normal funcionamento da escola”, referiu Santos Costa. Este auditório terá a área de 400 metros quadrados
O responsável pelas obras públicas entende que as obras viárias que estão em construção (via-expresso Santana – São Vicente), permitem a fácil mobilidade dos alunos a esta escola e “faz todo o sentido a construção da escola nesta freguesia”.

Programa está a ser cumprido

Santos Costa afirmou que esta obra é um “sinal claro que o governo está a cumprir o seu programa e que apesar do estrangulamento financeiro a obra está no terreno”.
Santos Costa afirmou que está prevista a construção de mais algumas escolas na RAM no próximo ano (Câmara de Lobos e Porto da Cruz) e que vão entrar em funcionamento na próxima semana as escolas da Achada, Curral das Freiras e Garachico, até porque “o governo está a fazer um esforço para cobrir a 100 por cento a Madeira com instalações escolares de nível europeu o que demonstra a importância que o governo dá à Educação”.
A Escola do 2º e 3º ciclo de São Jorge está projectada para 12 turmas abrangendo 250 alunos, sendo uma obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, com o valor de 3,5 milhões de euros.
Todo o espaço escolar foi projectado de modo a permitir a livre circulação de pessoas com mobilidade reduzida e foi tida em conta a segurança contra incêndios. A área bruta é de 3750 m2. Esta infra-estrutura terá espaços para estacionamentos, zonas ajardinadas e pátios cobertos.

35 professores e 15 funcionários

O estabelecimento escolar ficalocalizado no sitio da Achada de António Teixeira, junto à actual escola básica do primeiro ciclo de S. Jorge.
A área de implementação da infra-estrutura ronda os 6.500 metros quadrados, tendo confrontação com estrada pública a poente.
A população docente e não docente prevista será de 35 professores e 15 funcionários respectivamente.
O conjunto projectado é composto por dois edifícios distintos que se complementam, podendo funcionar de modo independente: o edifício escolar de três pisos onde se distribuem todos os espaços propostos pela Secretaria Regional da Educação e um edifício de um piso destinado a auditório e espaço polivalente que, além de ser utilizado pela população escolar para diversas actividades, poderá ser utilizado por outras entidades, não interferindo com o normal funcionamento da escola.

Salas técnicas e espaços exteriores

Atendendo ao programa proposto pela S.R.E., a escola englobará, para além das salas de aula normal, salas para áreas especificas como educação visual, educação musical e informática, laboratórios de biologia e físico-química, uma biblioteca, gabinetes de apoio, espaços administrativos, cantina, cozinha e arrecadações de apoio, espaços de convívio, ginásio, balneários e instalações sanitárias para alunos, professores e pessoal auxiliar.
A nível de exteriores prevê-se um pátio coberto, zonas amplas de recreio, um estacionamento privado da escola e estacionamentos públicos.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos