sábado, 12 de setembro de 2009

Santos Costa visitou ontem a obra de ligação entre Estreito e Jardim da Serra

Via expresso pronta até finais de 2011

O secretário regional do Equipamento Social anunciou ontem que a via expresso entre o Estreito e o Jardim da Serra estará concluída até finais de 2011. As obras, garante Santos Costa, decorrem a bom ritmo. No final, o acesso à freguesia estará muito mais fácil e seguro.


(Hi5 Jardim da Serra)



(DN Madeira)


A via expresso entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra estará concluída até finais de 2011, anunciou ontem o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa.
O governante falava durante uma visita à obra, aproveitando para sublinhar a importância daquela infra-estrutura para a freguesia do Jardim da Serra e também para as zonas altas do Estreito de Câmara de Lobos.
«Estamos aqui a construir uma nova ligação, com características de via expresso, com cerca de três quilómetros, desde o Estreito até ao Jardim da Serra, que se desenvolve com recurso a três túneis, o primeiro com cerca de 200 metros, o segundo com pouco mais de 1.200 metros e o terceiro com mais de 1.100 metros», enalteceu.
A empreitada, complementou Santos Costa, envolve também «a construção de três rotundas, uma no princípio do percurso, que permitirá, depois, uma ligação à via rápida, através dela, para o Estreito, uma segunda na zona intermédia, no fim do segundo túnel, que permitirá distribuir o tráfego gerado na zona das Romeiras e do Foro, e um terceira, no final, que estabelece a ligação ao alto do Jardim da Serra».
«Esta fase tem um custo de 34,5 milhões de euros. Vai seguir-se uma segunda fase, que vamos lançar em breve a concurso público, que vai permitir fazer as asfaltagens, colocar os equipamentos de iluminação e ventilação, permitindo a conclusão da obra até finais de 2011», disse ainda.
O secretário regional do Equipamento Social lembrou a distância a que o Jardim da Serra se encontra, quer de Câmara de Lobos quer do Funchal, sublinhando que a nova ligação vai permitir um acesso muito mais rápido e eficaz à população destas zonas. «Muitas destas pessoas trabalham fora da sua terra e todos os dias têm que se deslocar para os seus locais de trabalho, pelo que vão ficar com a vida facilitada», concluiu.
O novo itinerário estabelecerá a ligação ao Jardim da Serra a partir do “nó do Jardim da Serra”, implantado no final da via rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos. Com uma extensão total de cerca de 2,7 quilómetros, o novo traçado apresenta praticamente todo a sua superfície em túnel.
A obra contempla, então, a execução de três túneis com cerca de 215, 1.253 e 1.154 metros de extensão, com duas galerias de emergência (de 134 e 270 metros de comprimento aproximadamente), três rotundas de ligação a vias existentes e, ainda, um viaduto com cerca de 32 metros de extensão.
Os três nós de ligação previstos, designados por nó 1, nó 2 e nó 3, são materializados pelas rotundas 1, 2 e 3, respectivamente.
O traçado inicia-se junto do Nó 1, desenvolvido sobre a actual via municipal, junto à estrada do Covão, nas proximidades do centro do Estreito de Câmara de Lobos.
Ao km 0+875 está prevista uma galeria de emergência com aproximadamente 139 metros de extensão, ligando, em alinhamento recto, a via a um arruamento municipal a Sul. Tem uma rotunda intermédia na zona das Romeiras, para ligação à rede viária local.
Aqui está prevista, também, a construção de uma galeria de emergência com cerca de 270 metros de extensão ligando, em alinhamento recto, a via ao arruamento municipal.
No final do traçado, desenvolve-se o nó 3, materializado numa rotunda que articula com a rede viária existente no Jardim da Serra.
Para além de galerias de emergência e gare de estacionamento de emergência, a obra da nova ligação ao Jardim da Serra prevê também a construção de galerias de inversão do sentido de marcha.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos