domingo, 13 de setembro de 2009

Santa Cruz cede terreno para central de biomassa

A instalação da central custará à Nutroton cerca de 22 milhões de euros
Data: 13-09-2009



Tudo se encaminha para que a empresa Nutroton Energias, cujo director executivo é o antigo presidente do PSD, Marques Mendes, venha a instalar uma central de biomassa para produção de energia na freguesia do Santo da Serra.

Este é uma decisão que deu um passo significativo depois de na última reunião de vereadores da Câmara Municipal de Santa Cruz, ter sido deliberado por unanimidade, a proposta da maioria social-democrata, que pretendia que fosse dado um parecer favorável à construção desta central no concelho.

A proposta do PSD, rubricada pelo presidente da autarquia santa-cruzense, José Alberto Gonçalves, justificava esta medida "tendo em atenção que ela vai de encontro ao carácter estratégico do investimento nas energias renováveis" e, tendo em conta também, que a proposta enquadra-se no âmbito das orientações da Região em matéria de aposta nas energias alternativas; que o projecto vai produzir riqueza no concelho; levar à criação de postos de trabalho e contribuir igualmente para a valorização da floresta e para a diminuição do problema ambiental dos resíduos avícolas", uma vez que estes serão utilizados para a produção de energia.

Legalização em curso

Da mesma forma, a actual vereação também deliberou ceder à empresa requerente um terreno no Santo da Serra, estando já neste momento a decorrer o processo de legalização do mesmo a favor do município, sendo que este irá assumir o compromisso de deliberar e contratualizar "os termos e condições da referida cedência, logo que o projecto da central disponha de licença de estabelecimento aprovada pela Direcção Regional de Comércio, indústria e Energia da Madeira". Facto que significa que a autarquia ainda vai estudar os moldes da cedência do terreno.

Autarquia pode entrar no negócio


O próprio presidente da Câmara diz que não está em causa a cedência de um terreno gratuito à Nutroton Energias. "O que pretendemos e julgamos de uma importância estratégica para o concelho e a Região é que a empresa fique no Santo da Serra, também porque aqui existem muitas indústrias cujos detritos podem ser utilizados na produção de energia".

Apesar da deliberação no sentido de uma instalação da central de Biomassa no Santo da Serra, a verdade é que pouco mais ficou decidido, desde a localização do terreno a uma possível participação do município neste negócio, tal como, de resto, a proposta enviada pela Nutroton à Câmara refere: "A administração da empresa manifesta toda a abertura para a solução que então analisámos, estando aberta a considerar a entrada do município de Santa Cruz no Capital da futura empresa a construir".

Mais certo é que a Nutroton Energias fará um investimento a rondar os 22 milhões de euros, para dar continuidade a uma licença de produção de energia com uma potência de 8MW.

Governantes abertos à proposta


O DIÁRIO questionou recentemente o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, que se mostrou favorável à instalação desta central. O governante adiantou que há estudos que confirmam que a Região tem capacidade para acolher o funcionamento permanente de uma central de Biomassa. Ainda assim, assume que não conhece o projecto ao pormenor. Neste momento a empresa encontra-se a aguardar uma resposta da Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia. Segundo o presidente da Câmara de Santa Cruz, a concordância estará para breve.

Carteira de 120 milhões de euros

A Nutroton tem, entre mãos, uma carteira de negócios de aproximadamente 120 milhões de euros, correspondendo a investimentos no domínio das energias renováveis que se localizam em Portugal Continental, na Madeira e Porto Santo. Já prepara também a entrada no mercado açoreano.

A Nutroton Energias investe na produção de energia eléctrica, a partir de fontes renováveis. Neste momento orienta as suas prioridades estratégicas para o investimento nos domínios da Biomassa (florestal, vegetal e animal), da eólica e da fotovoltaica, não descartando o investimento nas restantes energias de fonte renovável. Está a explorar ainda, novas oportunidades de investimento neste sector das energias renováveis, designadamente em Espanha, nos Países Africanos de Expressão Portuguesa e nos Países de Leste.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos