terça-feira, 1 de setembro de 2009

Procura por “aceleras” dispara na Região

Nova legislação que dispensa carta de mota para 125 cc faz aumentar as vendas

A nova legislação, que entrou em vigor no passado dia 14, que dispensa os condutores de veículos ligeiros de passageiros de terem de tirar a carta de mota para poderem conduzir um motociclo até 125 cc, está a fazer com que haja uma grande procura por motociclos com aquelas características, especialmente pelas designadas “scooters” ou “aceleras”. Apesar da procura por veículos de duas rodas novos ser grande, um empresário do ramo disse ao JM que há sobretudo uma grande procura por motociclos de 125 cc usados.




A legislação que permite a quem tiver carta de condução de ligeiros e mais de 25 anos ficar habilitado a conduzir uma mota até 125 cc e um limite de 11 kW, que equivale a cerca de 15 cavalos de potência, sem precisar de tirar nenhuma licença para conduzir mota nem fazer exame, está a provocar uma um forte aumento de procura por este tipo de veículos de duas rodas, quer a nível nacional quer na Região.
Assim, as “scooters” ou “aceleras”, como são popularmente designados estes motociclos, começam a registar uma grande procura nos stands que vendem estes veículos. Uma das empresas que comercializa várias marcas de motociclos na Região, a MZ Bike, registou um aumento das vendas desde a entrada em vigor da chamada “lei das 125”, quer no que se refere a motociclos novos quer em relação a usados.
Dissera-nos mesmo que “todos os motociclos usados de 125 cc foram vendidos” e que a “procura por scooters novas também tem sido grande”.
Quanto à explicação para o grande aumento da procura por “aceleras” usadas, foi-nos dito que tal fica a dever-se “ao facto de muitas pessoas quererem aprender a conduzir ou ganhar experiência na condução de mota, pelo que tal é mais aconselhável num motociclo já usado”.
Realçaram ainda que muitas pessoas começam a utilizar as “scooters” para deslocações mais curtas e dentro da cidade, pois são mais fáceis de estacionar e gastam muito menos combustível do que um automóvel.
Outro stand, que é representante da famosa marca de scooters “Vespa”, referiu ao JM que o stock de motociclos de 125 cc está praticamente esgotado, isto apesar da nova legislação ter entrado em vigor há pouco tempo e de o mês de Agosto ter sido mês de férias.
A procura a nível nacional pelas 125 cc tem aumentado também muito, de tal modo que a Honda, que dava pouco importância a este segmento no mercado português. já introduziu dois novos modelos, que antes não estavam disponíveis no mercado nacional.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos