sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Porto Santo pode ser caso único na Europa

Marques Mendes fala do projecto de energia limpa e da auto-sustentabilidade







O Porto Santo pode um caso único na Europa ao nível das energias limpas e auto-sustentáveis. Quem o diz Luís Marques Mendes, administrador executivo da Nutroton Energias, que, através da sua participada Isohidra, Sistemas de Energia Renovável, vai iniciar este mês a construção do primeiro Parque fotovoltaico da Região Autónoma da Madeira.
A obra, a ser feita pela multinacional Efacec, que terá uma duração de seis meses, irá permitir, já em Março de 2010, que a “ilha dourada” seja abastecida com a electricidade produzida neste parque em cerca de 50 por cento das suas necessidades (exceptuando os meses de Verão, onde o consome aumenta fortemente com o incremento dos fluxos turísticos).
Em declarações ao Jornal da Madeira, Marques Mendes acentua que este investimento totalmente privado na ordem dos 7,5 milhões de euros será importante para o Porto Santo do ponto de vista científico na medida em que irá mostrar uma ilha com preocupações ambientais e auto-sustentáveis, podendo, dessa forma, potenciar esta vertente do ponto de vista de atractibilidade de cada vez mais turistas, sobretudo quando se sabe que existe uma preocupação generalizada acerca desta matéria.
Mais adianta o gestor que o projecto ambicioso da empresa constitui igualmente um contributo importante para o objectivo do governo regional de trabalhar nesse propósito de ter uma ilha auto-sustentável.
Marques Mendes deixa claro que os painéis solares não constituirão, de forma alguma, uma agressão ambiental. Antes pelo contrário, sublinha. Recorda, a este propósito, que tem tido oportunidade de visitar outros parques semelhantes, muitos deles em Espanha, um país fortemente impulsionador neste domínio e o que vê não tem nada de impacto visual negativo.
Não esconde a sua satisfação pela aposta neste projecto. “Demorou o seu tempo, mas estamos muito satisfeitos por o poder concretizar”. Um projecto que diz ir entroncar noutros que têm sido feitos pelo governo regional e pela empresa Eelctricidade da Madeira.
O projecto do Parque fotovoltaico de 2 MW, com vista à produção de energia a partir da fonte renovávelque é o sol vai ser apresentado no Porto Santo no próximo dia 15, numa sessão pública a realizar pelas 11.30 horas na Sala Multiusos do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos