quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Porto Santo pioneiro nas energias limpas



Data: 16-09-2009

O Porto Santo vai receber o primeiro parque fotovoltaico da Região, o que se traduz no maior investimento privado em energias renováveis na ilha. O parque fotovoltaico que ficará situado no pico de Barbara Gomes, na zona Oeste da ilha, da responsabiliddade da Nutroton Energias, empresa de Joaquim Coimbra que é actualmente dirigida pelo ex-lider do PSD nacional, Marques Mendes, vai arrancar já no final deste mês de Setembro. As obras, essas, têm uma previsão de execução de seis meses, pelo que, garantiu o lider da empresa, "em Março a central já vai poder produzir energia".

A obra que compreende uma área de cerca de 35 mil m2, terá uma capacidade instalada de dois megawatts de potência, o que na prática corresponde a uma capacidade de abastecimento de 50% das habitações da ilha de Porto Santo por ano, excluindo somente o Verão, devido à grande afluência de turistas e consequente aumento do consumo.

Sendo uma aposta numa energia 'amiga do ambiente', em termos turisticos o impacto será positivo, admitiu Marques Mendes, "pela crescente consciência mundial por este tipo de energias e a procura pelo turismo de locais onde estas estejam cimentadas". Este será, assumiu, Mendes, "um grande passo para o Porto Santo se tornar a médio prazo, numa ilha autosustentável no que concerne à produção de energia".

Refira-se que este projecto não teve quaisquer comparticipações governamentais ou camarárias, assumindo-se por isso como uma iniciativa de âmbito meramente privado, com o suporte financeiro a cargo da Fomento Invest, instituição especializada em gestão de créditos, cujo presidente é Angelo Correia, ex-minsitro da Administração Interna do governo PSD liderado por Pinto Balsemão.

A obra estará a cargo do grupo Efacec, o maior Grupo Eléctrico Nacional de capitais portugueses.

O presidente da Câmara, Roberto Silva, estava naturalmente satisfeito: "Gostaria de realçar a coragem da Nutroton em apresentar, e mais importante, concretizar, este que é um grande investimento para o Porto Santo e desde logo para o desenvolvimento sustentável da ilha. Estou convicto, por isso, das mais valias ambientais que vai trazer".

Obra e equipamento

Para além deste investimento de 7 milhões de euros, a Nutroton Energias prevé investir nos próximos quatro anos na Região, um total de 70 milhões de euros em centrais de captação de energias limpas, pelos sistemas fotovoltaicos, eolicos e de biomassa.

O que é energia fotovoltáica?

É obtida através da conversão directa da luz solar em electricidade E o painel solar?

É uma placa solar que é formada por células fotovoltaicas de silicío, que transformam a luz directamente em electricidade. A tranformação é feita sem qualquer desgaste de material, assegurando à placa solar uma durabilidade praticamente ilimitada.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos