sábado, 19 de setembro de 2009

Parque da Cidade no Caniço

Câmara de Santa Cruz tem ainda no plano a ampliação do cais da freguesia-sede






A Câmara Municipal de Santa Cruz vai construir o Parque da Cidade, no Caniço. Do programa de José Alberto Gonçalves fazem ainda parte um lar para idosos, um auditório e a requalificação do Largo da Achada e a recuperação da igreja antiga, na Camacha, uma escola no Caniço, o centro cívico da Achada de Gaula, a ampliação e o enrocamento do porto de abrigo e a construção de um novo infantário e do edifício de serviços partilhados em Santa Cruz e o mercado agrícola e o centro cívico, no Santo da Serra.
Outras obras contempladas são a piscina coberta da Camacha, a ampliação da escola básica da Nogueira, a construção do centro comunitário da Nogueira, a criação do Centro Comunitário da Nogueira e a construção do edifício sede para a Junta de Freguesia.
Também ir-se-á proceder ao saneamento básico dos Salgados, a requalificação ambiental da Meia Serra para zona de lazer da população e a construção de um polidesportivo coberto no complexo da A. D. Camacha.
No Caniço, será feito o prolongamento da promenade dos Reis Magos até ao Portinho, o parque infantil na promenade dos Reis Magos, a nova escola da Vargem, o novo cemitério e capela. Serão instalados serviços públicos e continuar-se-á a fazer um esforço no sentido de dotar a freguesia de Serviço de Finanças e posto policial.
Para Gaula, prevê-se a recuperação dos fontanários, a beneficiação da praia das Fontes e o protocolo para ampliação dos centros educativos da Apresentação de Maria.
Em Santa Cruz, perspectiva-se a construção de zonas pedonais ao longo da Estrada dos Moinhos-Eiras, a requalificação do miradouro do Lombinho, a requalificação da praia de São Fernando e a construção de áreas lúdico-desportivas, a execução de um polidesportivo na ribeira da Boaventura e a implementação de um centro social no Complexo Desportivo das Eiras.
No Santo da Serra, será procedido ao reordenamento do centro da freguesia, restaurada e recuperada a Fonte de Santo António, construída a rede de água potável do caminho da Relação, do caminho Velho de João Frino e do caminho Novo de João Frino e implementada a integração paisagística da rotunda oeste da variante ao centro.
A Câmara vai ainda reforçar a rede de combate a incêndios, abastecida pela Lagoa das Águas Mansas, valorizar o Património construído, em conjunto com as juntas de freguesia, candidatar vários novos caminhos agrícolas e melhorar as condições dos acessos viários para que mais zonas possam ser abrangidas por transportes públicos.

384 alvarás de licença de construção

José Alberto Gonçalves destaca o facto de se ter, neste mandato, procedido à reestruturação dos serviços camarários, ao melhoramento das instalações dos Paços do Concelho, à atribuição de funções específicas aos funcionários e à instituição dos gestores de procedimento.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz preconiza a implementação do SIADAP, com atribuição de missão da unidade orgânica e fixação de objectivos para os funcionários e dirigentes dos serviços.
Durante estes últimos anos, foram emitidos 384 alvarás de licença de construção e cerca de 600 autorizações de utilização inerentes à construção de moradias e edifício de habitação colectiva, estabelecimentos comerciais, empreendimentos turísticos, farmácias, armazéns agrícolas, aviários, Creches e outros.
O autarca lembra igualmente a emissão de 13 alvarás e aditamentos de alterações de operações de loteamento urbano e a elaboração de projectos de planos de urbanização para Caniço e Santa Cruz e abertura dos respectivos procedimentos para aprovação.
A CMSC procedeu ainda ao estudo e elaboração de relatório com vista à revisão do PDM de Santa Cruz.
Foram aprovados cerca de 300 projectos de arquitectura, deferidos cerca de 260 pedidos de licenciamento de obras de edificação e urbanização e executados 30 projectos para moradias unifamiliares, efectuados pelo Gabinete Técnico, para munícipes com fracos recursos económico-financeiros.

Recolha selectiva passou de 12% para 15%

José Alberto Gonçalves destaca o forte investimento feito na recolha selectiva, aumentando o número de papelões, vidrões e embalões em cerca de 300 unidades e instalando 415 ecopontos.
Por outro lado, ao nível da recolha selectiva para reciclagem, aumentou-se a recolha do papel/cartão em cerca de 9 toneladas, do vidro em cerca de 108 toneladas e do plástico/metal em cerca de 72 toneladas. «Aumentámos as recolhas selectivas de 12% para 15%», anuncia o edil.
Por outro lado, o aumento do número de munícipes resultou proporcionalmente em mais 746 toneladas recolhidas de resíduos indiferenciados.
Foram também adquiridas mais quatro viaturas para a remoção de lixo.
Ao nível do Saneamento Básico, também foram feitas várias obras. «Buscamos constantemente o bem-estar dos munícipes, o que é provado com várias intervenções», destacou o autarca.
Neste sentido, foram feitos centenas de serviços de aspiração de fossas, 140 desobstruções de colectores públicos, 8.621 ligações domésticas de saneamento e 1.239 ligações de comércio.
Um esforço que terá continuidade nos próximos anos, com a aposta no aumento do lixo a reciclar e com vários serviços na área do Saneamento Básico.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos