quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novos números da Porto Santo Line voltam a mostrar crescimento


Lobo embarcou num mês mais de 74 mil pessoas

O Lobo Marinho começou em Abril a recuperação do mercado perdido no primeiro trimestre. A Porto Santo Line voltou a ultrapassar a sua própria fasquia e o navio comandado por João Bela transportou mais de 74 mil pessoas entre os dias 1 e 31 de Agosto. As viagens duplas em três dias da semana ajudam a responder à procura e os preços mais baixos em alguns casos justificam o aumento da procura.





74.301 é o novo número que faz a Porto Santo Line atingir mais um recorde. Foi alcançado no passado dia 31 de Agosto e confere ao armador do navio Lobo Marinho uma nova meta atingida num só mês de navegação, pois nunca tal fasquia tinha sido alcançada desde que há transportes marítimos inter-ilhas.
O número de passageiros que foi transportado entre os dois portos nas viagens acontecidas em todos os dias de Agosto, significa um aumento de 5,3 por cento em relação ao mesmo período de 2008, quando embarcaram no navio 70.532 pessoas.
A Porto Santo Line recupera, assim, a passos largos, o mau início de ano e começa a dar mostras de recuperar o mercado que em 2009 teve os primeiros três meses para "esquecer" nos bastidores da PSL, com uma perda de mais de oito mil passageiros em relação ao mesmo primeiro trimestre de 2008.
A recuperação começou com uma campanha sem precedentes de bilhetes a preços reduzidos, com promoções e pacotes de férias que fariam a empresa dar a volta aos maus resultados e transformá-los em números que já estão a ganhar, somados os oito primeiros meses, 12.555 passageiros às estatísticas de 2008.
O que se pode dizer destes números é que as perspectivas em relação ao final das contas em termos de passageiros embarcados em 2009 podem ser positivas, mesmo que isso não signifique, em termos líquidos, um acréscimo nas receitas, como acontece com o número de embarques, dado que o navio transportou mais pessoas, sim, mas com recurso a uma baixa de preços raramente praticada nos meses tradicionalmente "mais fortes".

Mais num mês do que em 1994

Na verdade, é tentador poder fazer uma comparação entre o antes e o depois dos navios tipo "ferry". E mesmo que salvaguardemos as devidas diferenças entre o actual Lobo Marinho e o último dos catamarãs, o "NM Pátria", conseguimos ver que durante o último ano operado totalmente por aquele navio o número de passageiros embarcados foi 74.561, nos primeiros oito meses, menos do que só em Agosto deste ano.
Mas as comparações não se ficam por aqui. O navio Lobo Marinho transportou este ano mais cerca cem mil passageiros do que o seu antecessor nos primeiros oito meses de 2002, o último ano do anterior navio que chegou à Região em Junho de 1996.
O Lobo Marinho é comandado por João Bela e foi construído de raíz para a linha do Porto Santo.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos