sábado, 26 de setembro de 2009

Novas estradas do Tecnopolo abrem no dia 7 (Funchal)


Entre os dias 28 de Setembro e nove de Outubro há ainda 24 obras a inaugurar, em investimentos orçados em cerca de 59,3 milhões de euros





A A terceira fase das Infra-estruturas Gerais do Madeira Tecnopolo é inaugurada no dia 7 de Outubro.
Trata-se da entrada em funcionamento de uma série de pequenos arruamentos estruturantes – na extensão total de 1.260 metros - que permitirão, numa zona de elevada aglomeração populacional, a concretizaãoo de todas as infra-estruturas de úguas, esgotos, drenagens, electricidade e comunicações e possibilitam, sobretudo, a implantação de equipamentos, conforme previsto no Plano do Madeira Tecnopolo.
Da responsabilidade do Governo Regional, as novas ligações à rede viária - constituídas pelas denominadas Ruas B, C, E, F, G -, permitem a conclusão da ligação viária entre a zona do Centro de Feiras e Congressos e Universidade a sul até à zona a norte que ligará à esquerda ao Arruamento A e à direita ao Caminho da Penteda, à zona de serviços do Complexo das Piscinas e ao Beco dos Álamos.
A obra do Governo, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, ascendeu a 4.500.000 euros.
No mesmo dia, Jardim vai inaugurar as obras de ampliação/extensão da Escola Profissional do Atlântico.
As novas instalações no Edifício 2000 vão permitir aumentar em 40% a capacidade da Escola Profissional do Atlântico, ficando agora com 31 turmas e com 13 cursos diferentes.
Serão ministrados cursos de comunicação, imagem e som, administração, informática, turismo, serviços de apoio social, ordenamento do território e ambiente e serviços de protecção e segurança.
Estão também previstos cursos de bar e restaurante e de cozinha e pastelaria. As novas instalações possibilitarão ainda a inscrição de 400 adultos no Centro de Novas Oportunidades e de 130 formandos nos Cursos de Educação e Formação.
O novo estabelecimento escolar terá 224 alunos em cada um dos três turnos diários. O investimento privado ascendeu a 1,064 milhões de euros.
No dia 8 de Outubro, será inaugurado o arranjo urbanístico da Eira da Achada, na Ribeira da Janela. A empreitada inclui a criação de um miradouro, estacionamentos automóveis e novas casas de banho públicas de apoio.



Foram melhorados os circuitos para passeios pedonais desde o sítio do Covão ao centro da Eira da Achada, bem como ainda colocadas novas redes de águas, iluminação e telecomunicações. O investimento, da Câmara do Porto Moniz, ascendeu a 1,136 milhões de euros.


Ainda neste dia, mas no Caniço, será inaugurado o caminho da Fonte do Livramento à Rua da Calçada. São 600 metros de comprimento e seis metros de largura, mais passeios com 1,2 metros. A obra, da CMSC, ascendeu a 2,249 milhões de euros.
Finalmente, a nove de Outubro, de novo na freguesia do Caniço, será inaugurada a ligação entre os caminhos do Palheiro Ferreiro e do Pinheirinho, numa extensão de 830 metros, com faixa de rodagem de seis metros de largura mais passeios com 1,2 metros. O investimento camarário ascendeu a 1,394 milhões de euros.
Nesse mesmo dia, mas na Ribeira Brava, será inaugurada a primeira fase da estrada municipal do Pico Ferreiro, Massapêz e Apresentação. Com uma extensão de 1.412 metros, a obra custou 2,071 milhões de euros.

Nova ligação ao porto custou 28 milhões

A nova ligação ao porto do Funchal, com um comprimento total de cerca de 1.500 metros, tem início na rotunda do porto e fim na intercepção com o antigo caminho do Pilar, onde começa o nó da Levada do Cavalo, de ligação à Estrada da Liberdade. É inaugurada a dois de Outubro.
Destaque-se a construção de um túnel com 670 metros de comprimento. Trata-se de um investimento do Governo, através da SRES, que custou cerca de 28 milhões de euros.


No dia dois de Outubro é também inaugurado o novo armazém da Câmara Municipal de Santana, localizado nos lotes 30, 32 e 34 do Parque Empresarial local. A obra inclui estacionamento para 22 viaturas e um parque de contentores a céu aberto. A obra, da Câmara, está avaliada em quase 1,75 milhões de euros.



No dia três serão inauguradas três obras. A primeira será a ligação ao Lombo da Roçada, na freguesia e concelho de Machico. A rua tem um comprimento de 300 metros e uma faixa de rodagem de cinco metros de largura. O investimento ascende a 750 mil euros.
Ainda a três de Outubro é inaugurado o arranjo urbanístico da Santa, que permitiu o reordenamento do Largo e dos arredores da igreja local, com novos passeios e estacionamentos, bem como jardins. A obra, a cargo da edilidade, ascendeu a 1,56 milhões de euros.


Finalmente, no mesmo dia, inaugura-se o caminho do Pico das Tabaibeiras, na Lombada da Ponta do Sol. Esta segunda fase tem uma extensão de 300 metros, uma largura de 3,5 metros e valeta de 0,5 metros. A obra custou 235 mil euros.

No dia 4 de Outubro, será inaugurado o Lar de Idosos do Porto Moniz, nos Lamaceiros, que terá valências de lar e de centro de dia, com capacidade, respectivamente, para 30 e 20 utentes. O investimento, da Segurança Social, é de 2,144 milhões de euros.



A 6 de Outubro, em Câmara de Lobos, será inaugurada a conclusão do caminho municipal Rua Maestro João Nóbrega Noronha. O troço mede 420 metros, tem uma faixa de rodagem com seis metros e passeio de 1,2 metros em ambos os lados. Foi ainda criada uma zona de estacionamento para 23 carros. O investimento camarário ascendeu a 1.634.643,12 euros.
Mais tarde, nesse mesmo dia, na Ribeira Brava, será inaugurada a estrada municipal da Terra Grande, com 430 metros. O investimento, ada Câmara local, orçou em cerca de um milhão de euros.

Ligação Til/Viveiros abre a 30 de Setembro

Na segunda-feira é inaugurada uma zona de lazer em São Vicente. A 30 de Setembro será a vez da ligação entre o Til e os Viveiro.
No próximo dia 28 de Setembro, segunda-feira, na freguesia e concelho de Câmara de Lobos, será inaugurado o caminho municipal do sítio do Facho à Caldeira, que servirá de novo acesso ao Cabo Girão. Mede 1.150 metros, tem 5,5 metros de largura e 1,5 metros de passeios. Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que ascendeu a 2.661.109,14 euros.



Nesse mesmo dia é inaugurada a zona de lazer da Ponta Delgada, obra da Câmara de São Vicente, que ascende a 168 mil euros.
Na construção desta zona de lazer, foram criados espaços com diversas áreas de circulação e de estar para actividades de recreio, zona de merendas e usos de churrascaria. Criaram-se ainda lugares cobertos e abrigos, com uma arquitectura semelhante aos tradicionais palheiros madeirenses, com a utilização de madeiras tratadas. Foram instalados diversos pontos de água potável.
Na terça-feira será a vez do caminho agrícola do Lombo de Antão Alves, no concelho de Santana. Este caminho agrícola tem uma extensão de 800 metros, com uma faixa de rodagem de 3,5 metros acrescidos de 0,5 metros para valeta. O custo desta obra foi de 141.856 euros e será da responsabilidade da Câmara de Santana.
Também a 29 de Setembro, será inaugurada a cobertura do polidesportivo da escola básica do 1º Ciclo de Gaula. A obra ascendeu a 437.000 euros.
No dia 30 de Setembro de 2009, será inaugurada a nova ligação entre os Viveiros e o Complexo Escolar e Desportivo Bartolomeu Perestrelo.
Com início no Caminho dos Saltos e fim na Estrada Dr. João Abel de Freitas, este novo acesso vem complementar uma ligação directa entre a rua do Til e o nó dos Viveiros, permitindo uma franca acessibilidade daquele complexo escolar e desportivo ao centro do Funchal e à cota 200.

Centro de Estudos
abre a 1 de Outubro


A nova ligação com cerca de 300 metros de extensão é composta por uma faixa de rodagem de seis metros de largura e dois passeios laterais de 1,50 metros.
A obra é do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, tendo ascendido a cerca de um milhão de euros.
No mesmo dia será inaugurado o caminho Municipal ao sítio da Fajã e Eiras, nos Canhas, concelho da Ponta do Sol
A correcção e pavimentação deste caminho, numa extensão de 200 metros com uma faixa de rodagem de 4,0 metros acrescidos de 0,5 metros para valeta, vem beneficiar um aglomerado populacional e permitir o acesso automóvel aos terrenos agrícolas e às populações.
O custo desta obra foi de 135.235 euros, da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol.
No dia 1 de Outubro, serão inauguradas no Caniço as instalações de uma empresa da área da Higiene e Segurança Alimentar, a “Controlvet Madeira”, um investimento de 200 mil euros.
Nesse mesmo dia será inaugurada a nova sede do Centro de Estudos de História do Atlântico. Localizado na Rua das Mercês, permitiu a recuperação de um antigo edifício e custou dois milhões de euros.




Escola redimensionada no Campo de Baixo


A cinco de Outubro, no Porto Santo, será inaugurada a obra de redimensionamento da escola básica do primeiro ciclo com pré-escolar do Campo de Baixo. Foram criadas novas salas de aulas e implementadados novos espaços espaços de convívio.
Ao nível de arranjos exteriores foi criado um novo campo de jogos, com as dimensões oficiais de 44 por 22 metros, com espaço de bancada e respectivos balneários de apoio. Foi ainda considerado um espaço de parque infantil, amplas zonas de recreio coberto e descoberto e um estacionamento para 33 viaturas. O custo da obra, a cargo da SRES, ascendeu a 1,4 milhões de euros.



Ainda no Porto Santo será inaugurada a construção de uma infra-estrutura de equipamento veterinário, com canil/gatil. O projecto camarário, orçado em 838 mil euros, contempla um total de 37 boxes caninas, entre as quais quatro boxes de isolamento e três de maternidade. Foi também construído um gatil para 16 animais, havendo dois espaços para isolamento e dois espaços para maternidade. Existe ainda uma sala com vedações especiais para poder albergar outro tipo de espécies, como os pássaros.


O canil tem sala de tratamento de cães e gatos e zonas de preparação de alimentação para aqueles, para além de um serviço de limpeza adequado.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos