sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nova unidade apoia a Pedopsiquiatria

Inaugurada pelo secretário regional dos Assuntos Sociais e pelo Bispo do Funchal






O secretário regional dos Assuntos Sociais inaugurou ontem a Unidade de Pedopsiquiatria São Rafael, inserida no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, numa cerimónia que foi presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.
Francisco Jardim Ramos salientou que este foi mais um passo importante na melhoria dos cuidados de Saúde na região, nomeadamente na área da Saúde Mental.
Na opinião do secretário regional da tutela, a nova unidade «era uma necessidade de primeira linha na Região, que hoje conseguimos colmatar».
A nova unidade está vocacionada para o curto internamento de crianças e jovens de ambos os sexos, dos 10 aos 18 anos, em situação aguda do foro mental.
O Centro pertence ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma instituição particular de solidariedade social com 59 anos de existência na Ilha da Madeira. Acompanha, actualmente, 220 crianças/jovens dos 3 aos 18 anos, portadores de deficiência, doença mental e/ou em situação de perigo, em regime de internato.
A nova unidade permitirá a melhoria da prestação dos cuidados no âmbito da Saúde Mental, com funções de avaliação, diagnóstico e tratamento.
Jardim Ramos aproveitou a ocasião para valorizar o papel que as Irmãs Hospitaleiras têm tido no âmbito do apoio social a crianças e jovens com dificuldades, nomeadamente mentais, e garantiu a intenção do Governo Regional em continuar a apoiar esta instituição, cujo trabalho de inclusão merece, no seu entender, «o maior reconhecimento público».
O secretário regional defendeu que a Saúde Mental, especialmente em crianças e jovens, é «um problema sério que é preciso resolver». Essa a razão que justificou os contratos-programa que o Governo Regional tem celebrado com esta instituição e que permitiram assegurar melhores cuidados a estas pessoas.
Idília Carneiro, Superiora Provencial da instituição, agradeceu o apoio dado pelo Governo Regional, que ascendeu a 49 por cento do investimento.
Na sua opinião, ontem foi um dia especial para a Saúde Mental na Madeira. Idília Carneiro salientou que a nova unidade está pronta a funcionar, o que depende, apenas, de alguns técnicos. Daí ter apelado à colaboração da Secretaria.
Ricardo Alves, director clínico, disse que a nova unidade, que é única na Região e a terceira do País, tem 11 camas, uma delas para urgências. Entrará em funcionamento depois da contratação de quadros, entre os quais mais um pedopsiquiatra.

Pessoa Humana é a missão da Igreja

O Bispo do Funchal garantiu ontem que, no horizonte da missão da Igreja está a Pessoa Humana em toda a sua integridade.
Dom António Carrilho contestava, assim, aqueles que consideram que a Igreja está apenas vocacionada para a parte espiritual e religiosa.
A declaração foi feita na cerimónia de inauguração da nova Unidade de Pedopsiquiatria São Rafael, que vem complementar o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família.
Neste contexto, o Bispo do Funchal lembrou que há muita gente a falar da pobreza e de outros problemas. No seu entender, contudo, a dependência causada pela falta de Saúde Mental «é a maior pobreza» e aquela que mais necessita de um grande coração para a apoiar.
Papel que, na opinião de D.António Carrilho, tem sido muito bem desempenhado pelas Irmãs Hospitaleiras, cuja presença na Diocese agradeceu.
O Bispo do Funchal considerou que o trabalho que esta instituição tem desempenhado corresponde a necessidades complexas, «que exigem alma grande, que não é fácil de encontrar».
Para D. António Carrilho, uma obra como a que ontem foi inaugurada só se faz com um grande coração.
O Bispo do Funchal manifestou a esperança de que as crianças e jovens que ali receberem apoio se venham a sentir bem na instituição.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos