segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Na XIX Mostra da Sidra, no Santo da Serra









PGRAM

Jardim diz que sempre lutou contra a «roubalheira»






O presidente do Governo Regional afirmou ontem que sempre lutou para que acabasse a «roubalheira sobre os madeirenses».
Pegando no exemplo do jogo de futebol de ontem de manhã entre o Marítimo e o Braga, em que «o Marítimo foi roubado!», Alberto João Jardim disse às milhares de pessoas que o ouviam à tarde na XIX Mostra da Sidra, no Santo da Serra, que é «sempre a mesma coisa. Roubado por gente de fora. E sabem o que é que eu andei a fazer estes anos? Tentar que acabasse a roubalheira sobre os madeirenses», afirmou o presidente.
Neste seu trabalho, Jardim conta com a ajuda de todos os madeirenses e diz que os tempos hoje já são outros.
«Os nossos pais tinham de se agachar porque podiam metê-los na cadeia. Nós não nos agachamos. Nós estamos aqui. Temos orgulho em ser madeirenses. Viva a Madeira. Viva Portugal», disse.
Após o discurso, Jardim desceu do palco e visitou os “stands” presentes na XIX Mostra de Sidra. Nesse périplo, Alberto João chegou a assistir ao processo de produção da sidra, tendo inclusivamente pisado, por breves instantes, maçãs.

Mais apoios públicos

O director de serviços da área de comércio agro-alimentar da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Paulo Santos, explicou, por seu turno, que houve um reforço nos apoios públicos dados para este sector.
De acordo com a informação do Governo Regional, nos apoios públicos à cultura da macieira o ano passado foram distribuídos mais 2.500 porta-enxertos, + 66% do que no ano anterior, e foi feito também o dobro das enxertias, bem como foram ainda apoiadas 6.500 podas.
Para Paulo Santos, estes valores demonstram que «os agricultores continuam interessados na cultura» da maçã madeirense, fruto que tem variedades muito típicas, com características aromáticas e de sabor muito próprias «e que o consumidor reconhece».
Ainda assim, a área de produção e o potencial produtivo da maçã mantêm-se mais ou menos idênticos aos dos anos anteriores, «embora haja dados promissores que revelam que há talvez um maior cuidado dos agricultores em produzir melhor maçã para o mercado», segundo disse o director de serviços.
Quanto aos números de produção de sidra, Paulo Santos destacou que só na freguesia dos Prazeres a produção quase duplicou entre os anos 2007 e 2008.
«Comparando 2007 com o ano 2008, nos Prazeres houve um aumento de 73% de entrada de maçã (quase 40 toneladas) e a produção de sidra quase duplicou (12 mil litros)», sublinhou o director de serviços da área de comércio agro-alimentar da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos