segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MEGAIATE PRIVADO ESCALA O PORTO DO FUNCHAL PARA ESCALA TÉCNICA DE REABASTECIMENTO. (Funchal)



Estreante de luxo no porto
Data: 28-09-2009

O 'Elandess', um dos mais modernos e luxuosos megaiates privados da actualidade, encontra-se atracado no porto do Funchal, desde as 8 horas de ontem, uma presença que se prolongará por cerca de 72 horas. Com efeito, o mesmo tinha uma escala anunciada de apenas 24 horas - o tempo ideal para proceder ao reabastecimento de combustíveis e descanso da respectiva tripulação - mas a mesma sofreu alterações de última hora. Ao que apuramos, atendendo ao facto das previsões meteorológicas darem como certa a alteração das condições do estado do mar no Atlântico, nomeadamente na rota traçada com destino a St. Martin, nas Caraíbas, o comandante optou por prolongar esta sua escala na Região, aguardando, em porto seguro, as melhorias do estado do mar.

Este megaiate, pertence a um multimilionário britânico, cuja identidade não nos foi possível apurar, e é seu segundo iate com este mesmo nome. Na realidade, o mesmo é proprietário de um iate de 2008, com 47 metros de comprimento, o qual ostentou nos últimos meses o nome de 'Elandess'. Com a aquisição deste novo luxuoso iate, optou por baptiza-lo com o mesmo nome do seu anterior barco, colocando o anterior à venda, como 'Elandess II', pela módica quantia de 29 milhões de euros.

'Suite' com 90 metros quadrados

Quanto ao actual 'Elandess', o mesmo foi construído em 2009 nos estaleiros navais Abeking & Rasmussen, localizados em Lemwerder, na Alemanha, e entregue no passado mês de Agosto. Das suas principais características, de referir que o seu casco foi construído em aço enquanto as superstruturas são de alumínio. Mede 60 metros de comprimento e 10,70 metros de largura. Tratando-se de um iate privado, com utilização exclusivamente destinada ao seu proprietário e família, o interior do mesmo obedeceu a profundas alterações ao projecto inicial. Com efeito, o multimilionário britânico optou por preterir de dois dos quatro amplos camarotes, destinado aos hóspedes, por uma única grande suite. Outra alteração, digna de registo, foi introduzida no salão de recepção de convidados, um espaço amplo, com zonas abertas e com iluminação natural.

No decorrer desta sua primeira viagem transatlântica de sempre, o 'Elandess' viaja apenas com a sua tripulação, constituída por 17 elementos.

Por fim, de referir mais uma escala do ferry canário 'Volcán de Tijarafe' no porto do Funchal. Procedente de Portimão, o mesmo tem chegada anunciada para a manhã de hoje, estando o seu regresso às ilhas Canárias, primeiro Tenerife e depois Las Palmas, previsto para as 19 horas de hoje.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos