quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Médicos estrangeiros para colmatar lacunas (Madeira)

Serviço de saúde está a equacionar a contratação de um anestesista polaco
Data: 23-09-2009



Enquanto continuar a haver falta de médicos em algumas especialidades, o Serviço de Saúde da Região (SESARAM) poderá recorrer a profissionais estrangeiros.

Miguel Ferreira, director clínico do SESARAM, admitiu ao DIÁRIO que, tal como já tinha anunciado há alguns meses, em breve o Serviço de Anestesiologia do Hospital Central do Funchal - Dr. Nélio Mendonça, será reforçado com um especialista luso-descendente vindo da Venezuela. A chegada do médico que integrará os quadros de um dos mais carenciados serviços hospitalares está prevista para o próximo mês de Outubro, acrescentou.

Mas esta não será a única possibilidade de reforço da Anestesiologia. Actualmente está a ser equacionada a contratação de um especialista polaco. Segundo explicou Miguel Ferreira, o SESARAM recebeu a proposta por meio de uma empresa especializada na prestação de serviços médicos que enviou vários currículos de anestesistas polacos. "Depois de analisarmos os currículos, só um dos médicos, mais ligado ao trabalho no Bloco, é que nos interessou", revela. Agora terá de haver uma decisão sobre a contratação, acrescenta.

Noutra área hospitalar, há também a possibilidade de serem contratados dois médicos (um casal) proveniente da Venezuela. A proposta refere-se à Anatomia Patológica e, segundo Miguel Ferreira, se a vinda dos dois especialistas se confirmar, o serviço conseguiria fazer muito mais do que aquilo que faz habitualmente, caso por exemplo do estudo patológico que não está a ser feito nas autópsias por falta de médicos na área (apenas três a trabalhar hoje em dia no HCF).

Quanto à possibilidade de recorrer a mais profissionais estrangeiros para colmatar falhas existentes no SESARAM, o director clínico diz que essa é uma situação a ponderar em casos pontuais. "Não podemos contratar 15 ou 20 médicos estrangeiros porque temos de pensar nos internos que estão actualmente a fazer a especialidade", refere. "Tem de ser uma opção que permita dar uma resposta imediata a um problema real", tal como acontece actualmente na Anestesiologia, área com grandes carências ao nível nacional.

12 novos Médicos de Família

Em 2010 entrarão ao serviço dos centros de saúde da Região 12 novos especialistas em Medicina Geral e Familiar.

Miguel Ferreira disse ao DIÁRIO que seis profissionais terminam a especialidade logo no primeiro mês do ano e, os outros seis, têm entrada prevista para o mês de Junho. Os 12 novos médicos de Família virão colmatar as dificuldades ainda existentes na rede de Cuidados Primários de Saúde da Região.

Além disso, como acrescentou o director clínico, no próximo ano serão abertas pelo SESARAM pouco mais de 30 vagas para internato da especialidade.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos