terça-feira, 22 de setembro de 2009

Marina do Lugar de Baixo reabre




Abre mas a Doca para barcos de recreio continuará interdita


Embora sem data precisa, é praticamente certo que ainda no decorrer deste ano a marina do Lugar de Baixo volta a reabrir ao público, mas apenas as áreas envolventes à zona da doca.

Tal acontecerá quando estiverem concluídos os trabalhos de limpeza que desde Agosto já ocorrem naquele espaço, depois de efectuado o desmonte de parte do talude. Contudo falta ainda colocar uma malha metálica na parte mais Oeste da escarpa sobranceira a esta infra-estrutura.

A anunciada reabertura da 'polémica' marina pelo presidente do Governo Regional, fica ainda assim condicionada à conclusão dos trabalhos em curso, sendo também dado adquirido que a doca para barcos de recreio continuará interdita à navegação. A inoperacionalidade da parte marítima fica a dever-se ao facto de caminharmos agora para o Inverno, altura em que o mar alteroso habitual da época costuma deixar marcas da sua fúria nesta infra-estrutura marítima.

O regresso dos barcos à marina poderá contudo ocorrer logo após o Inverno e sobretudo para os 'marinheiros' passantes. Segundo fonte da Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, está a ser ponderada a hipótese de abrir a doca desta marina sazonalmente, entre a Primavera e o início do Outono, fugindo assim às intempéries marítimas que muito condicionam, não só a navegação, mas também a própria segurança interna nesta doca em particular.

Embora esta marina seja de construção ainda recente, o passado histórico dos efeitos do mar alteroso junto à costa, tem trazido dissabores a esta infra-estrutura, razão pela qual, e à cautela, o acesso de embarcações a esta doca fica para mais tarde!

Para já, a reabertura da marina ao público deverá compreender apenas as áreas envolventes à zona da doca. Pretende a Ponta Oeste com esta medida atrair a população para uma infra-estrutura com grande potencial para ali ocupar os tempos livres e localizada numa zona aprazível e assim dissipar o estigma da insegurança que muitas vezes pairou sobre o local. E porque as coisas estragam-se mais rapidamente quando não se lhes dá o devido uso, eis mais uma razão para o Governo Regional querer abrir a marina à população.

Para o efeito estão a ser limpos os escombros resultantes da limpeza do talude. O parque de estacionamento que ali fora construído e que ficara bastante danificado aquando dos trabalhos de consolidação da escarpa, já foi demolido, e não volta a ser construído. Entende os responsáveis da Ponta Oeste que a marina tem espaço e condições de parqueamento automóvel, sem ter de recorrer à (re)construção do auto-silo.

Dotada de piscinas, court de ténis e amplos espaços de lazer e recreação, assim que acabem os trabalhos de limpeza e seja testada a operacionalidade dos equipamentos existentes, a marina deverá reabrir portas!...


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos