sábado, 26 de setembro de 2009

Mais de 6 mil agricultores recebem 1.636 milhões

Entre os dias 20 e 25, na Madeira







Mais de seis mil agricultores madeirenses, 6.094, para sermos mais precisos, beneficiaram de ajudas criadas pelo Governo Regional e financiados pelo Orçamento da Região e da União Europeia, segundo revelou ontem a Secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Estes agricultores voltaram a ser beneficiados no período de 20 a 25 de Setembro com pagamentos de ajudas que ascenderam a 1.636 milhões de euros.
Tratam-se de ajudas que dizem respeito ao pagamento de indemnizações compensatórias do ano em curso.
Mais informa a secretaria regional de Manuel António que, entretanto, já foram pagos outros 81 mil euros, no âmbito das ajudas agro-ambientais, pelo que o total de pagamentos ascende a 1.717 milhões de euros.
Refira-se que os valores das ajudas, quer no âmbito das “Indemnizações compensatórias” quer no âmbito das “Agro-Ambientais”, correspondem a 75% do valor total a pagar, sendo os restantes 25% pagos depois de concluídos os controlos de campo, de acordo com a legislação comunitária.
As indemnizações compensatórias e as medidas agro-ambientais são ajudas criadas pelo Governo Regional e financiados pelo Orçamento da Região e da União Europeia. Uma realidade que secretaria regional sunha que, “também aqui, comprova-se que não vem um só tostão do Governo da República para a agricultura da Madeira”.
Estas ajudas, têm por objectivo a manutenção da actividade agrícola através do reforço do rendimento dos agricultores sendo que, neste aspecto, juntam-se ao POSEIMA.
Ao todo, as ajudas, incluindo Poseima, perfazem 21,3 milhões de euros ano, desde o ano de 2007, altura em que o Governo Regional, fruto de negociações em Bruxelas, “conseguiu um importante reforço dessas ajudas, o que, também por aqui, demonstra a melhoria evidente dos rendimentos dos agricultores madeirenses”.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos