sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Madeira teve crescimento positivo (2,2%) em Agosto

O nosso aeroporto lidera ranking nacional à frente de Lisboa, Porto e Faro
Data: 04-09-2009



O Aeroporto da Madeira foi o único que cresceu em número de passageiros no passado mês de Agosto, de entre os cinco principais aeroportos nacionais, no continente e nas regiões autónomas.

Os números provisórios do movimento de aeronaves e de passageiros, que são do conhecimento do DIÁRIO, apontam para uma subida de 2,2% no número de utilizadores da infra-estrutura aeroportuária da ilha da Madeira, com um destacado incremento do número de passageiros na rotas nacionais de Lisboa e do Porto, que assinalam uma subida de 19,2%, no passado mês de Agosto, correspondendo a 130.465 passageiros (109.462 no mesmo mês de 2008). No acumulado do ano (Janeiro a Agosto) o embarque e desembarque de passageiros na Madeira nos voos domésticos do continente apresentam um acréscimo de 14,6% (total de 755.463 contra 659.261 do período homólogo de 2008).

É essencialmente devido à subida da ocupação dos voos domésticos que o Aeroporto da Madeira tem vindo a recuperar da quebra de tráfego que sofreu desde Janeiro passado, nomeadamente a redução de alguns voos 'charters' que eram consolidados por operadores turísticos britânicos e alemães. O Aeroporto da Madeira está assim a contrariar a actual tendência internacional de decréscimo. Outros mercados, exemplos da Suécia, Noruega, Áustria, Luxemburgo, Suíça, França, Holanda e Venezuela, contribuíram igualmente de forma positiva para este bom resultado. No caso destes quatro últimos países, a subida é reflexo directo do aumento de frequências oferecidas nas rotas de Zurique, Paris/Charles de Gaulle, estas duas com novos voos da SATA Internacional, de Amesterdão, com a ArkeFly, e de Caracas, este com a reentrada da SBA Airlines que está a realizar um frequência semanal com Boeing 767-300ER de 241 lugares, que passará a duas em Outubro e Novembro.

As perspectivas até final do ano, em relação ao movimento do Aeroporto da Madeira são optimistas. Além da manutenção do crescimento do tráfego de Lisboa e do Porto, embora em percentagens menores, há novos voos anunciados da SATA Internacional para Copenhaga e Estocolmo, além da retoma de alguns 'charters' turísticos. A Aigle Azur também já anunciou um novo voo semanal entre Paris/Orly e a Madeira. Há ainda a possibilidade da EasyJet retomar um dos voos semanais de Londres/Gatwick, que está suspenso desde o ano passado, e muita curiosidade à volta de uma operação que a Air Berlin tem desenhada para o Aeroporto da Madeira cobrindo mais de uma dezena de aeroportos na Alemanha. O próximo Inverno IATA (Outubro a Abril) irá trazer algumas novidades interessantes para a Madeira, esperando-se que no final de 2009 as quebras de tráfego do início do ano estejam anuladas por novas ligações que serão activadas neste período, muitas delas resultantes do trabalho e empenho que a ANAM e a ANA têm colocado em campo, com diversos parceiros internacionais. Os programas de incentivo e o 'marketing' aeroportuário têm sido o antídoto para a crise que aflige o sector em todo o mundo, e que na Madeira mostra alguns sinais de recuperação.

Nas previsões de tráfego para o segundo semestre deste ano é de admitir um crescimento de passageiros nos voos da TAP, nomeadamente de passageiros oriundos do Leste Europeu, uma tendência que se está a verificar desde Junho passado quando a companhia portuguesa de bandeira abriu ligações de Lisboa para Moscovo e para Varsóvia.

O mês de Dezembro oferecerá dois feriados numa segunda-feira, o que será também propício à criação de programas turísticos no mercado nacional. Ainda em termos turísticos os hoteleiros regionais aguardam um Inverno melhor que a ponta final do último (Janeiro a Março passado) em que a ocupação média de algumas unidades hoteleiras regionais esteve entre os 25 e os 35%. Quando algumas economias europeias mostram sinais de recuperação é bom pensar-se que a Madeira poderá recuperar tráfego e hóspedes nos hotéis. Mas não basta esperar, é necessário enfrentar a concorrência cada vez mais forte dos concorrentes, um trabalho que caberá a todos os que actuam no sector.

Porto Santo em Queda

O Aeroporto do Porto Santo continua, infelizmente, a apresentar números que reforçam a queda de tráfego naquela infra-estrutura.

Os números de Agosto, como se pode ver pelo quadro que publicamos nesta página, apontam para uma queda de 9,2% no movimento de aeronaves, enquanto o número de passageiros embarcados e desembarcados também baixou 14,1%. No acumulado do ano a perda de passageiros, relativamente a igual período de 2008 é de 10,4%, o que é muito penalizador para a ilha dourada, já que no ano passado a quebra tinha sido muito grande em relação a 2007. O cancelamento do voo 'charter' de Londres e a redução dos voos de Itália são apontadas como razões, além dos madeirenses estarem a voar menos entre as duas ilhas, com vantagens para o transporte marítimo.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos