sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Madeira com condições para o Turismo Cultural

Francisco Fernandes na abertura de conferência internacional sobre electrónica






O secretário regional da Educação e Cultura considera que a Madeira tem dado sinais de que o «o turismo cultural, a realização de conferências, de eventos de natureza científica, são nichos que pretendemos atrair». Francisco Fernandes falava aos jornalistas momentos antes de participar na sessão de abertura da 8ª edição do Encontro Científico Internacional “Internacional Conference and Workshop on Ambient Intelligence and Embedded Systems” (AmiEs-09).
Para aquele governante, «por um lado, estamos em condições, em termos de infra-estruturas, em salas de conferências, colóquios, ou workshops». Por outro lado, adiantou ainda, «há um facto que gostaria de realçar e que tem a ver com a vanguarda do pensamento e da investigação científica da Madeira estar muitas vezes comprometida com a cativação de eventos desta Natureza».
Assim, no entender do secretário regional da Educação e Cultura, «eventos como este que está a decorrer na Universidade da Madeira são mais um exemplo de que a Região pode colocar-se no mapa do pensamento, do saber, das competências, através de seminários das competências».
Para Francisco Fernandes, os investigadores, quer os das academias, quer os da indústria têm aqui uma oportunidade para discutir inovações e perspectivar o futuro do sector.
Deste modo, «acho importante este encontro que atrai representantes de diversos países», sublinhou o secretário regional da Educação.
Tiago Meireles, coordenador do programa de investigação AmiEs-09, referiu que o projecto acaba por ser um encontro de especialistas da mesma área, ou seja na área da electrónica, dos circuitos integrados e inteligência das aplicações.
Esta não é uma área que está a crescer na Madeira mas Tiago Meireles diz estar esperançado com a visita destes investigadores que vieram participar nesta conferência que termina hoje no Funchal.
Refira-se que este Encontro, que decorreu no auditório da UMa trouxe à Região 35 investigadores de reconhecido mérito internacional, com o objectivo de discutir os principais avanços tecnológicos nos vários domínio da electrónica e telecomunicações, desde dispositivos embedded a aplicações sem fios, redes de sensores e programação em Java, bem como estabelecer novas parcerias.
Foram assinados diversos acordos de cooperação com universidades estrangeiras, como disse Tiago Meireles, pelo que a investigação nesta área terá um novo fôlego, conforme admitiu.

Encontro na RAM «é sinal de que existimos»

O reitor da Universidade da Madeira considerou que o grupo que participa no encontro que decorre no Funchal é altamente especializado e é um exemplo muito claro de um tipo de organização que funciona hoje em dia nas universidades.
Castanheira da Costa considerou ser importante que a Madeira tenha sido escolhida para o 8º encontro, tendo em conta que atrai imensa gente para a Madeira e coloca a Universidade na “boca” do Mundo.

Estudar números que UMa atrai

«Ainda não temos dados mas vamos tentar arranjar para tentar perceber a quantidade de pessoas que a Região atrai para conferências, cursos», referiu Castanheira da Costa, o qual corroborou da ideia do secretário regional da Educação, a qual vai no sentido de tornar a Madeira «também interessante do ponto de vista científico».
«Estas pessoas que vêm cá, conhecem-nos, sabem que há um grupo activo. Isto é sinal claro de que estamos vivos e que fazemos parte desses grupos», referiu o reitor da Universidade da Madeira.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos