quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Machico prepara incentivos

Emanuel Gomes anuncia conjunto de medidas sobretudo para o sector turístico


A autarquia de Machico prepara um conjunto de incentivos ao investimento privado no concelho, sobretudo para o sector turístico. A aposta na recuperação de habitações degradadas de famílias carenciadas é outra prioridade.




A Câmara Municipal de Machico vai criar um conjunto de incentivos ao investimento privado, sobretudo na área do turismo, anunciou, ao JM, o presidente da Câmara Municipal de Machico.
Para além desta aposta, Emanuel Gomes lembra a construção do novo centro de saúde do Porto da Cruz (com Segurança Social e Lar de 3ª Idade) e a continuação da implementação de núcleos de habitação social e de habitação a preços económicos.
A autarquia prevê também o apoio em obras de beneficiação à habitação dos mais carenciados e a promoção de actividades de ocupação de tempos livres para idosos, bem como a construção de um centro de convívio da terceira idade em Machico.
Estão contemplados o apoio às instituições de solidariedade social e de ajuda aos deficientes, o reforço do apoio a creches e jardins de infância, o apoio ao funcionamento da Comissão de Protecção de Menores e o reforço dos recursos materiais e humanos dos Bombeiros Municipais.
O autarca fala ainda em criar uma nova dinâmica na área turística com o novo Museu da Baleia, em desenvolver novas actividades culturais e recreativas, em melhorar os estacionamentos para autocarros e carrinhas de turismo e os percursos turísticos pedonais.
Paralelamente, será feita a promoção do turismo rural. Depois, será dada continuação à realização das festas existentes (Semana Gastronómica, Carnaval, Natal, Fim de Ano, Vozes da Nova Cidade, Festa do Pescador, Mercado Quinhentista, etc), .
A promoção de eventos sócio – culturais no Fórum Machico, Centro Cívico do Porto da Cruz e Caniçal, o apoio às tradicionais festas populares, a criação do núcleo museológico da história militar de Machico, no Forte de São João Baptista, a promoção de conferências, exposições, sessões culturais e publicação de livros, o fomento de actividades de grupos de teatro, a preservação do património arquitectónico edificado no concelho e o reforço do apoio às associações recreativas, musicais e culturais, são outras actividades previstas.


Novos jardins públicos
Emanuel Gomes anuncia ainda a criação de novos espaços de lazer e jardins públicos.
A CMM vai ainda efectuar a melhoria dos equipamentos e do sistema de acondicionamento, recolha e transporte dos resíduos sólidos, apoiar a limpeza de ribeiros, ribeiras e levadas e promover campanhas de preservação do ambiente.
A manutenção e limpeza de estradas, caminhos e veredas em colaboração com as Juntas de Freguesia, a melhoria da qualidade ambiental das nossas praias, o lançamento de redes de saneamento básico nas zonas carenciadas e o reforço da adução e distribuição de água potável em todas as freguesias são outras obras programadas.
O presidente da Câmara de Machico anuncia ainda o apoio à construção de uma lagoa para captação de água de rega na Ribeira de Machico e à manutenção e protecção das reservas naturais da Laurissilva e da Ponta de São Lourenço, bem como a melhoria do sistema de recolha selectiva de resíduos.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos