sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Luxo italiano no porto

NOVO PAQUETE DA COSTA REALIZA HOJE A SUA ESTREIA NO PORTO DO FUNCHAL.
Data: 25-09-2009



Mais de 2.700 turistas italianos chegam hoje ao Funchal a bordo do 'Costa Luminosa', aquele que é um das mais recentes construções da companhia italiana Costa Crociere.

A sua entrada no porto do Funchal está anunciada para as 7.15 horas, procedente de Tenerife e tem como destino o porto de Málaga para onde larga às 17.30 horas.

Dado que esta é a primeira escala deste novo paquete da Costa na Região, a mesma será assinalada com o já tradicional banho de água, disparado do canhão de combate a incêndios do rebocador de serviço da 'Portos da Madeira'. Depois, e já com o paquete atracado na Pontinha, o comandante receberá as entidades portuárias locais bem como uma representação de três membros do Clube de Entusiastas de Navios da Madeira, assinalando dessa forma esta primeira passagem pela Madeira.

De referir que esta escala está englobada nos cruzeiros de 11 noites que este paquete está a realizar desde o porto de Barcelona, com escalas em Casablanca, Arrecife, Stª. Cruz de Tenerife, Funchal, Málaga, Savona e final em Barcelona.

Até ao final do presente ano o 'Costa Luminosa' regressará ao Funchal por mais cinco vezes, a próxima das quais no dia 6 de Outubro, aquando da última escala do paquete 'Black Prince' na Pontinha. Construído nos estaleiros navais de Marghera, a cerimónia de baptismo decorreu em simultâneo com a do 'Costa Pacifica', um momento que graças à sua inovação foi já registado no livro dos recordes do Guinness. A construção do 'Costa Luminosa' empregou cerca de três mil trabalhadores e aproximadamente 500 empresas ligadas ao sector, na sua maioria italianas, num investimento total de 450 milhões de euros.

Com 92.600 toneladas de arqueação bruta e capacidade para receber 2.826 passageiros, distribuídos pelas 1.130 cabines, o 'Costa Luminosa' está equipado com o sistema ambiental 'cold ironing', que consiste na possibilidade do mesmo receber energia eléctrica do exterior no decorrer das suas escalas sem o recurso aos motores do próprio paquete. O seu interior é um autêntico museu flutuante graças às 288 obras de arte originais a que se juntam mais de 4.700 reproduções. Outras das apostas da Costa residiu nas actividades de laser e de entretenimento, pois este paquete apresenta uma panóplia de jogos interactivos, com particular destaque para um simulador de corridas de Formula 1.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos