quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ligação ao Largo antes da Festa dos Milagres (Machico)

Santos Costa esteve ontem nas obras na freguesia de Machico







O secretário regional do Equipamento Social visitou ontem as obras da ligação ao Largo dos Milagres, em Machico, orçadas a 1, 6 milhões de euros. O investimento, que será inaugurado antes do dia 9 de Outubro, dia da Festa dos Milagres, é mais um compromisso do Executivo madeirense assumido perante a população de Machico.
Santos Costa realçou que se trata de «uma obra fundamental, de acesso viário ao litoral e de melhoria do Largo dos Milagres, que é emblemático para a freguesia de Machico e para a Madeira».
Daí que, já na próxima festa dos Milagres, a ligação estará concluída.
O secretário regional do Equipamento Social explicou ainda que esta obra surge na sequência dos trabalhos de canalização de um afluente da Ribeira de Machico. Segundo Santos Costa, a empreitada demorou mais do que o previsto devido à necessidade de expropriação de alguns edifícios. De qualquer modo, a construção da ligação ao Largo dos Milagres está prestes a ser concluída, «em benefício da população».
De acordo com a descrição da obra, entregue à Comunicação Social que acompanhou a visita do governante, o projecto surgiu «da necessidade de assegurar uma resposta adequada ao acréscimo de mobilidade e de congestionamento urbano decorrentes do aumento da densidade automóvel e da concentração urbana naquela cidade».
Da responsabilidade da Direcção Regional de Infraestruturas e Equipamentos, da SRES, este investimento «veio criar um novo arruamento marginal à ribeira de ligação ao Largo dos Milagres, com infraestruturas de águas, esgotos, electricidade e telefones. A nova ligação, construída na continuidade da existente, tem um perfil idêntico, com uma faixa de rodagem de sete metros de largura e passeios com 1,5 metros em ambos os lados».
A empreitada incluiu ainda a canalização de um afluente da Ribeira de Machico, através de um aqueduto e o reforço da muralha de pedra aparelhada da Ribeira. Foram também construídos muros de suporte ao arruamento, bem como a reposição de redes de drenagem existentes, pinturas e arranjo estruturais das construções. «Consubstanciando o seu peso na tradição sociológica da cidade, o Largo dos Milagres foi transformado em zona pedonal, com reutilização do pavimento de paralelepípedos existente», conclui a descrição.
A outro nível, e questionado sobre os trabalhos de limpeza da escarpa na baía dos Juncos em São Vicente, onde ocorreu uma derrocada, Santos Costa salientou que estão já concluídos, desde o princípio de Agosto. «A limpeza está feita e as condições que existiam antes da ocorrência».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos