sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lançamento do Livro “Olhar o Porto Santo”

Bióloga e historiador criaram um “guia-de-campo” sobre o Porto Santo
Um novo olhar




AO historiador José Felisberto de Gouveia Almeida e a bióloga Susana Maria Gouveia e Sá Ventura Fontinha, são os autores do livro “Olhar o Porto Santo”, lançado ontem no salão nobre do edifício histórico da Câmara Municipal do Porto Santo.
Numa edição bilingue - em português e inglês-, editada com o apoio do Município do Porto Santo, o Centro de Estudos da Macaronésia e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a obra oferece, em 150 páginas, uma «linguagem simples e proximidade criada com o leitor, descobrir os encantos e recantos do Porto Santo».
Segundo a bióloga Susana Fontinha, a ideia foi a de oferecer ao leitor «o olhar de duas pessoas com formações distintas – uma em Biologia outra em História – que se conhecem e que têm uma paixão pelo património cultural e pela parte mais etnográfica dos locais».
No fundo, os dois autores pretenderam com este livro dar a conhecer os recantos do Porto Santo de uma forma muito acessível e muito próxima do leitor, demonstrando que o Porto Santo é «muito mais do que uma boa praia», como frisou a autora. Susana Fontinha relembrou ainda que a ilha «tem locais de uma beleza realmente extraordinária, um património natural e cultural únicos no mundo e gostaríamos de levar, desta maneira, as pessoas a conhecer esses lugares, guiados por nós, numa partilha».
Susana Fontinha e José Felisberto Almeida referiram ainda que o livro convida o leitor a partilhar com os autores as suas impressões porque é no fundo inacabado. «Por isso é que colocamos no livro um endereço de correio electrónico porque acreditamos que com a ajuda do leitor a obra possa ser melhorada e isso é o que nós pretendemos para o futuro», revelou a bióloga.
De salientar que o livro estará por enquanto disponível na Câmara Municipal do Porto Santo estando em aberto a sua venda em livrarias na Madeira e no resto do país.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos