sexta-feira, 25 de setembro de 2009

INaguração do Polidesportivo da Escola Básica de Santana




Presidente do Governo Regional da Madeira, inaugurou no dia 24 de Setembro de 2009, quinta-feira, às 18.00 horas, o Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo da Sede, no Concelho de Santana.

Consciente da importância que o Desporto assume na formação integral e saudável das populações, o Governo Regional continua a apostar na melhoria da qualidade das actividades e práticas desportivas no plano material e logístico.

Exemplo da política perfilhada nos últimos anos pelo Executivo madeirense, é o novo Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo da Sede, no concelho de Santana.

A obra contemplou a construção de um polidesportivo exterior de 44m por 22 m, que para além de constituir mais uma oferta de ocupação para estas crianças, vem melhorar, também, a qualidade das actividades e práticas desportivas de toda a comunidade, uma vez que, sendo prevista a utilização deste espaço pela população nos períodos extra escolares, foram garantidas acessibilidades directas independentes ao exterior.

A empreitada incluiu, ainda, a construção de balneários de apoio e estacionamentos públicos localizados junto ao edifício escolar.

O valor desta obra, que contemplou também a recuperação interior e exterior do edifício destinado a cantina, bem com a criação de uma nova ligação coberta entre este edifício e o edifício escolar, foi de cerca de 447.000,00 Euros.
















PGRAM

Jardim diz que, com as inaugurações, se está a construir Portugal à nossa maneira
«Estamos a lutar por aquilo que acreditamos»








O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, sublinhou ontem que quando se está a inaugurar uma infra-estrutura como a de ontem, em Santana (um polidesportivo), «está-se a lutar por aquilo que acreditamos e estamos a construir Portugal à nossa maneira, com o instrumento da Autonomia política».
Perante muita gente, e com várias entidades presentes, entre as quais o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Miguel Mendonça, e dos secretários regionais da Educação e Cultura, Francisco Fernandes, e do Equipamento Social, Santos Costa, Alberto João Jardim fez questão de realçar a qualidade do equipamento ontem inaugurado.

Espaço desportivo destinado à população

«Temos aqui mais uma quadra desportiva, não apenas destinada à escola mas também à própria população. Sei que o senhor director da escola vai, depois, articular a utilização deste espaço de maneira a que não se perturbe o normal funcionamento da escola, mas também de maneira a que a comunidade de Santana possa também usufruir desta infra-estrutura», sublinhou o governante.
Na ocasião, Jardim lembrou que poucas horas antes tinha inaugurado uma biblioteca e que de manhã estivera numa reunião da Fundação a que pertence para participar na entrega de bolsas de estudo a jovens universitários madeirenses. «Agora estou num espaço desportivo», recordou.

Uma perfeita conjugação


«É uma perfeita conjugação. Ouvi, à pedaço, citar Fernando Pessoa. E conjuguei o que estava a ouvir com aquilo que tinha também ouvido dos textos sagrados. Nos textos sagrados dizia-se que deve-se correr não apenas para fustigar o vento. E que não se deve lutar ao acaso. E Fernando Pessoa levantava a questão do que afinal era este Portugal. O que era e o que deveria e poderia ser...», acrescentou.
Neste sentido, sublinhou: «Quando estamos hoje numa inauguração destas, não estamos a lutar para fustigar o vento, estamos a lutar por aquilo que acreditamos e estamos a construir Portugal à nossa maneira, com o instrumento da Autonomia política».
«Também quero responder à jovem que falou da cobertura disto. Acho muito bem a forma como falou. Quanto à cobertura vou usar contigo a mesma sinceridade que utilizei com os teus pais e com os teus avós. Eu não vou fazer isso agora, porque não está no programa de Governo. Até 2011 não posso fazer, mas quero que, nesse ano, lembrem para se pôr no programa que pode já não ser o meu, para 2011/2015», destacou.

Apelo à prática desportiva

Alberto João Jardim disse ainda ser sempre uma alegria vir às suas raízes, vir a Santana. Mas, aproveitou também para apelar à prática desportiva, até por razões de saúde.
«Temos aqui mais algo para a população. Esta é uma terra de pessoas muito bonitas e elegantes. Mas, para manter a elegância, seja qual for a idade de cada senhora ou homem, é preciso praticar desporto. Não é ficar em casa a comer umas batatinhas para ficar com uma barriga. Mesmo que se tenha só um pedacinho de barriga, em qualquer idade deve-se dar aqui uma corridas e fazer uns jogos para se ficar bem. Não percam estas oportunidades, não desperdicem as infra-estruturas que têm. Seria uma pena não aproveitarem estruturas desta qualidade», apelou também.

Trabalho de todos

Antes do discurso de Jardim, o director da escola fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pelo presidente do Governo Regional para o desenvolvimento sócio-económico regional, contrapondo com o que era a Madeira há trinta e cinco anos atrás.
No seu discurso, Jardim fez questão de enaltecer: «Eu tenho de agradecer as palavras bonitas que acabei de ouvir do senhor director da escola. E que se por um lado dão força em momentos em que nós precisamos dela toda, eu levo-as em conta com muita amizade, pela muita amizade que há entre nós e sobretudo entendo que elas não são dirigidas a mim, são dirigidas a todos os meus colaboradores, porque tudo o que se fez e faz é um trabalho de equipa e os principais colaboradores são o povo, são a população».

A obra

O polidesportivo da escola básica do primeiro ciclo da sede de Santana, tem uma dimensão de 44 metros por 22 metros. A empreitada incluiu ainda a construção de balneários de apoio e estacionamentos públicos localizados junto ao edifício escolar.
O valor desta obra, que contemplou também a recuperação interior e exterior do edifício destinado a cantina, bem como a criação de uma nova ligação coberta entre este edifício e o edifício escolar, foi de cerca de 447 mil euros.
Esta infra-estrutura, para além de constituir mais uma oferta de ocupação para estas crianças, vem melhorar, também, a qualidade das actividades e práticas desportivas de toda a comunidade, uma vez que, sendo prevista a utilização deste espaço pela população nos períodos extra-escolares, foram garantidas acessibilidades directas independentes ao exterior.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos