segunda-feira, 21 de setembro de 2009

INaguração do novo reservatório de Água potavel do Porto Novo (Santa Cruz)




O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no dia 20 de Setembro de 2009, pelas 17.30 horas, a obra recentemente concluída do Reservatório do Porto Novo, Freguesia da Camacha, Concelho de Santa Cruz.

O reservatório de água potável, construído junto do emboquilhamento da galeria do Porto Novo, possui a capacidade de 2.000 m3 e destina-se à regularização dos sistemas de abastecimento público que são alimentados por aquela galeria de captação de água, a saber: Sistema Adutor
Porto Novo-Funchal e Sistema Elevatório da Camacha. Este reservatório terá assim implicações positivas no abastecimento de água potável à Freguesia da Camacha e zonas altas das freguesias do Caniço e de Gaula.

Os trabalhos compreenderam ainda diversas intervenções destinadas à melhoria dos sistemas hidráulicos localizados a jusante do novo reservatório do Porto Novo como sejam as remodelações realizadas na adução aos reservatórios do Serralhal, Eiras e Palheiro Ferreiro e nas estações elevatórias da Cancela, Porto Novo, Igreja, Achadinha e Rochão.

O empreendimento foi realizado sob a responsabilidade da IGA – Investimentos e Gestão da Água, S.A., representou um investimento da ordem de 1.000.000 euros e constituiu uma parcela da empreitada do “Sistema Adutor Camacha-Santo da Serra” cujo valor global de investimento público, ascendeu aos 4.245.000 Euros.



























PGRAM

Jardim enaltece trabalho feito na Madeira e diz que é preciso reparar a injustiça feita
IGA deve mostrar as “obras notáveis”








Alberto João Jardim inaugurou, ontem, o reservatório do Porto Novo, na freguesia da Camacha, um investimento sob a responsabilidade da IGA - Investimentos e Gestão da Água, no valor de cerca de um milhão de euros, através do Fundo de Coesão.
O novo reservatório vai permitir regularizar os sistemas de abastecimento público que são alimentados por aquela galeria de captação de água: Sistema Adutor Porto Novo-Funchal e Sistema Elevatório da Camacha.
Jardim mostrou-se satisfeito com a concretização de mais esta infra-estrutura e advertiu que “é preciso mostrar as obras que a IGA fez na RAM” tendo reiterado que, ciente das necessidades mas sendo leigo na matéria, diz: “Eu só quero é a água lá, não sei como é que vocês vão fazer”. E a obra aparece.
Deixou uma palavra em especial, ao presidente da empresa, Pimenta de França porque “se eu tivesse que entrar em guerra com alguém e precisasse de um Chefe de Estado Maior para coordenar o meu Exército, eu pedia ao sr. eng.º Pimenta de França para coordenar o plano de batalha”.
Justificou a escolha, dizendo que “o trabalho da IGA, ao longo destes anos, tem sido um autêntico plano de batalha” e lamentou que “vivemos num país que se dedica a questiúnculas menores”.
Enalteceu o trabalho das empresas tendo afirmado que, as que existem em Portugal “são capazes de pegar numa orografia difícil como é a da Madeira e de ir buscar a água onde ela existe e de trazer para os sítios onde ela não existe”, frisou.
“De maneira que questionou: “Porque é que havemos de andar aqui a discutir coisas medíocres, quando há coisas tão excelentes para mostrar?”.
O presidente do Governo agradeceu, ainda, ao secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais e ao presidente da Junta. Salientou que a obra em causa “é uma excelente infra-estrutura”, que vai servir parte da população da zona norte do Caniço, Gaula e vai reforçar a dotação de água à freguesia da Camacha tendo deixado um pedido de desculpas à população porque “eu sei que estas obras foram muito maçadoras para os moradores daqui”.

Aprovação do TC não surpreende Jardim

Mostrou-se satisfeito com o anúncio feito, na oportunidade, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, de que o Tribunal de Contas (TC) aprovou as contas da autarquia relativas a 2007, sem qualquer reparo. “Eu acho um piadão que no continente vão falando de despesismo, que na Madeira não fazem contas mas aparece depois, quando se vai julgar as contas, seja do Governo seja das autarquias, as contas julgadas como certas”, retorquiu.
Dada esta situação, interrogou-se: “Afinal quem é que está falando verdade, é os tribunais ou é aqueles maluquinhos em Lisboa que dizem que as nossas contas estão erradas?”
Para o presidente da Câmara de Santa Cruz, as contas aprovadas revelam que as “coisas são feitas com esforço e com regras”. Mostrou-se confiante de que vai acontecer o mesmo em relação às de 2008 porque “apesar das dificuldades financeiras que nos criam”, “estamos a trabalhar e bem”.
No que respeita ao investimento da IGA, José Alberto Gonçalves salientou que vai melhorar as condições de vida da população porque quando há “coordenação de acção, as coisas acontecem”.
Agradeceu a paciência que as pessoas do Caminho do Lombo Barreto por causa das poeiras e dos camiões e a confiança em saber que este dia ia chegar tendo reafirmado que “é nesta confiança que as coisas vão acontecendo”.
O presidente da IGA, Pimenta de França garantiu que o novo reservatório que está associado a uma das principais galerias de captação de água da Madeira, “segura todas as existências de água do Porto Novo e mantêm-nas exclusivamente na Camacha”.
Desta forma, “vai permitir regularizar todo o abastecimento público da Camacha com águas da galeria do Porto Novo, que vai abastecer o Rochão e Gaula”.

“O sr. Dr. Mário Soares é que sabe isso das escutas

À margem da inauguração, Jardim foi instado a pronunciar-se sobre declarações proferidas, ontem, por Mário Soares, sobre a questão das escutas.
Jardim usou de alguma ironia referindo-se, numa primeira fase, às atitudes de Soares na política: “Ao longo destes 35 anos de democracia, sempre achei um piadão no sr. Dr. Mário Soares, uma vez é anti-comunista, outras vezes já quer comunistas no poder, e aquela alma fortíssima que ele tem”.
No tocante à solução proposta, respondeu: Agora se é preciso reunir o Conselho de Estado, o sr. Dr. Mário Soares é que saberá isso de escutas, eu cá não percebo nada disso”.

A obra

O reservatório de água potável do Porto Novo, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz possui capacidade de dois m3 e destina-se à regularização dos sistemas de abastecimento público que são alimentados por aquela galeria de captação de água: Sistema Adutor Porto Novo-Funchal e Sistema Elevatório da Camacha. Este reservatório terá implicações positivas no abastecimento de água potável à freguesia da Camacha e zonas altas da freguesia do Caniço e Gaula. Os trabalhos compreenderam diversas intervenções destinadas à melhoria dos sistemas hidráulicos localizados a jusante do novo reservatório do Porto Novo como sejam as remodelações realizadas na adução aos reservatórios do Serralhal, Eiras e Palheiro Ferreiro e nas estações elevatórias da Cancela, Porto Novo, Igreja, Achadinha e Rochão.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos