quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inaguração do Infantario “Universo dos Traquinas" (Câmara de Lobos)











O Presidente do Governo, no dia 8 de Setembro, terça-feira, pelas 15.30 horas, inaugurou o Infantário denominado “Universo dos Traquinas", no Carmo, Caminho das Preces nº. 119, freguesia e Concelho de Câmara de Lobos.

Situado numa zona de crescimento Habitacional, nomeadamente no Carmo, este estabelecimento de ensino funcionará no rés-do-chão do Bloco F dos Edifícios denominados Colinas Park na cidade de Câmara de Lobos.

Com uma área interior de 680 metros quadrados e 480 de exterior, destinada a Recreio e Horta Pedagógica, este estabelecimento está preparado para o acolhimento de crianças desde os cinco meses até os cinco anos de idade, vem criar 78 novos lugares para a valência de Creche, divididos em 4 saladas destinadas aos berçários e duas a transição, como também 25 para a valência de Jardim de Infância.

Este investimento da responsabilidade da Empresa Elenco Perfeito, Ld.ª custou cerca de um milhão e trezentos mil euros.


PGRAM


Jardim diz que os madeirenses já são capaz de rir dos disparates que deles dizem
Aposta na educação já começa a dar frutos

O presidente do Governo Regional, que ontem inaugurou, em Câmara de Lobos, o infantário “Universo dos Traquinas”, disse que a aposta que tem vindo a ser feita na educação, embora sejam precisos mais alguns anos para atingir o seu pleno, ela já começou a dar frutos. Pois, em seu entender, os madeirenses, hoje, já são capazes de rir-se dos disparates e das mentiras que dizem sobre eles no continente.




A O presidente do Governo Regional, que ontem se deslocou a Câmara de Lobos para inaugurar o infantário “Universo dos Traquinas”, disse que, com a abertura de mais este estabelecimento, a Região passa a dispor de uma cobertura, neste domínio, superior a 75%, muito acima do continente, que ainda não atingiu os 50%. Mas, ironizou o chefe do Executivo madeirense, «quem tem asfixia democrática somos nós. Eles lá não têm. As pessoas não têm os seus direitos satisfeitos, não têm os seus problemas resolvidos. Mas, quem aperta o pescoço somos nós. Nós apertamos o pescoço é com as patifarias que nos fazem em Lisboa».
Alberto João Jardim, que começou por felicitar os empresários pela coragem de investir, disse que esta aposta surge numa altura importante, «num momento decisivo para podermos equilibrar, ao lado do investimento público, a resistência que é preciso fazer para contrariar as tendências económicas e sociais que, infelizmente, varrem o nosso país».
O chefe do Executivo madeirense aproveitou ainda para recordar a aposta que tem vindo a se feita em matéria de educação na Madeira e Porto Santo. Tal como afirmou, «desde que começámos o período da autonomia, uma das preocupações fundamentais foi a educação».
No lugar do analfabetismo e da falta de apoios sociais, a autonomia apostou nesta área, porque, disse Alberto João Jardim, «o povo é tanto mais livre, e é tanto mais eficiente se tiver educação e se tiver emprego. E, por isso, lançamo-nos, imediatamente, na batalha da educação. Hoje, à volta de 90% dos estabelecimentos escolares existentes na Madeira são novos».
«O território — prosseguiu o chefe do Executivo madeirense — ao contrário do que sucedia antigamente, está absolutamente coberto pelos estabelecimentos e, a par disto, por todos os concelhos, instalaram-se edifícios e instalações para actividades culturais».
E isto porque, Alberto João Jardim está convencido de que «apostando na educação e na cultura, vamos ter, no futuro, uma população que vai saber defender os seus direitos, liberdades e garantias, vai saber defender os direitos do povo madeirense». E foi por isso que, «logo que tivemos a autonomia política, logo que tivemos na mão alguns poderes, logo que alguns recursos nos vieram parar às mãos, sem ter que pedir licença a Lisboa, foi por isso que apostamos, claramente, na questão da educação», concluiu.
Já lá vai o tempo, disse o presidente do Governo Regional, «em que o povo madeirense ia para a ponta do cais, vestindo fatos negros, iam esperar uns ministros e uns secretários de Estado que desembarcavam, vindos do Terreiro do Paço. Mas não traziam nada para a Madeira no bolso também. Já passou o tempo em que o povo madeirense ficava preocupado com o que, em Lisboa, se pudesses dizer sobre nós. Hoje, o povo madeirense ri-se».

Uma das vantagens
das televisões nacionais


Em seu entender, uma das vantagens das televisões nacionais chegarem à Madeira, assim como os jornais do continente, «é que também alegram a malta. Porque o disparate que se ouve ali é de tal ordem que a malta ri-se. E quando um povo chega já a um nível em que se pode rir à vontade, sem preocupações, dos disparates que dele dizem», isso quer dizer, rematou Alberto João Jardim, que «a primeira batalha da educação está ganha».
Esta primeira batalha, tal como explicou o presidente do Governo Regional da Madeira, é «o povo ter orgulho em si próprio, tomar consciência dos seus valores e da sua capacidade e ter desprezo por aqueles que mentem a seu respeito».
O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na sua intervenção, disse que este «foi mais um passo no ultrapassar das barreiras do desenvolvimento» daquele concelho, onde, tal como afirmou Arlindo Gomes, as questões da natalidade não constituem um problema.
Por isso, o autarca sublinhou a importância de serem criadas infra-estruturas para que «estas crianças cresçam com condições para que se integrem na nossa sociedade, com objectivos, com valores, com princípios. E não há dúvida que esta infra-estrutura vem preencher algumas necessidades que ainda se faziam sentir».
Por outro lado, destacou ainda Arlindo Gomes, este investimento revela também uma preocupação por parte da iniciativa privada, não só em matéria de criação de emprego para várias pessoas, como também em corresponder às necessidades dos pais que encontram naquele espaço mais uma alternativa, sem terem de recorrer a estabelecimentos situados noutros concelhos.
Paula Freitas, que foi porta-voz dos empresários do infantário “Universo dos Traquinas”, começou por agradecer ao Governo Regional, em especial a Secretaria Regional de Educação e Cultura, bem como a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pelos apoios concedidos e sem os quais o projecto não seria possível.


A OBRA
O infantário denominado “Universo dos Traquinas, um investimento privado superior a 1,3 milhões de euros, está situado numa zona de crescimento habitacional, nomeadamente no Carmo, em Câmara de Lobos.
O estabelecimento, que funciona no rés-do-chão do Bloco F dos Edifícios denominados Colinas Park na cidade de Câmara de Lobos tem uma área interior de 680 metros quadrados e 480 de exterior, destinada a recreio e horta pedagógica, este estabelecimento está preparado para o acolhimento de crianças desde os cinco meses até os cinco anos de idade, vem criar 78 novos lugares para a valência de Creche, divididos em 4 saladas destinadas aos berçários e duas a transição, como também 25 para a valência de Jardim de Infância.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos