sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Inaguração do Entreposto Frigorífico para Pescado da Empresa JACA MADURA UNIPESSOAL, Caniço (Santa Cruz)




O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no dia 10 de Setembro de 2009,às 18.00 horas, o Entreposto Frigorífico para Pescado da Empresa JACA MADURA UNIPESSOAL, contruída na Freguesia do Caniço, no Concelho de Santa Cruz.

Trata-se de uma pequena indústria de transformação de pescado, na sua maioria oriundo da Região Autónoma. As principais espécies a serem utilizadas são o atum e o peixe-espada-preto, que serão preparadas para a exportação, em especial para países como a Africa do Sul e Espanha.

A Empresa, localizada à Rua da Paz nº 54 no sítio do Palheiro Ferreiro, de que um dos sócios é o Sr. José Marcelino Miranda Santos, emprega seis funcionários e tem uma produção prevista anual de 360 toneladas.

O valor do investimento, totalmente privado, ascendeu a 2 Milhões e Meio de Euros.











PGRAM

Alberto João Jardim diz ser preciso calcular dimensão e potencial do mercado a atingir
Investimentos devem ser bem ponderados







Alberto João Jardim defendeu ontem que os investimentos têm de ser bem pensados, de acordo com a realidade e a potencialidade do mercado regional O presidente do Governo Regional sublinhou ser esse o caso da empresa que inaugurou ontem, um entreposto frigorífico para pescado da “JACA MADURA”.
«Acabei de visitar uma instalação industrial à dimensão da RAM, mas de qualidade ao mais alto nível técnico europeu. São instalações das mais modernas para trabalhar o pescado, desde a sua entrada nesta fábrica, até, após a sua transformação, sair para o mercado», frisou.

Investimento sem empréstimos

Por outro lado, fez questão de agradecer à família proprietária o investimento feito, enaltecendo o facto da mesma não ter precisado nem de subsídios nem de recorrer à banca. «O que significa que esta família pôs o seu património ao serviço da economia da Região, do povo consumidor, por isso muito obrigado por este vosso esforço familiar e por este exemplo que dão de aposta e incentivo no futuro», destacou.
«Desejo as melhores felicidades para este empreendimento e da parte do Governo estamos dispostos a ajudar no que for necessário. Oxalá que não seja preciso nada, que seria bom sinal», frisou.
Segundo o líder madeirense, «quer no mercado interno quer no mercado externo, é importante que a aposta nesse mercado seja cada vez maior».
«Este investimento está muito bem pensado, em termos de mercado madeirense e em função de uma exportação, mas em grau calculado e crescente. E está pensado em termos da maior qualidade técnica», disse ainda.
Alberto João Jardim sublinhou que ao nível das Pequenas e Médias Empresas «é preciso ter os investimentos bem calculados, dentro do realismo e das potencialidades que o mercado».
Neste caso, «esta empresa utiliza uma matéria-prima onde os nossos mares, felizmente, são pródigos e também dá que fazer e dá resposta ao esforço daqueles que pescam».
«Há pessoas para os quais fazer muitos elogios seria dar impressão que estaríamos a lhes agradar. O melhor elogio é respeitarmos todos o esforço que esta família fez para ter esta maravilha, respeitar aquilo que há mais de sagrado no ser humano: trabalhar», concluiu.

Empresa de qualidade

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, aludiu ao investimento que considerou de grande qualidade. «Temos o parque industrial da Cancela e da Camacha e esta zona (nas Eiras/Palheiro Ferreiro) acaba por ser mais uma zona consolidada para actividades industriais», adiantou.
O autarca referiu «ser bom bom que se criem condições para que estes investimentos sejam possíveis».
«Este investimento teve o empenho da Câmara para que o projecto seja licenciado, para que todos os parâmetros necessários ao licenciamento fossem cumpridos. Os empresários fizeram tudo para cumprir os parâmetros legalmente exigidos para a actividade. Sei que há o desejo de continuar a investir, numa secagem biológica, que venha complementar esta, mas sempre com parâmetros de qualidade. Aliás, disso não abdicamos», destacou.

Cativar mais empresas

O edil adiantou ainda: «É desta forma, em conjunto, que o nosso investimento consolidado vai avançando. E Santa Cruz vai no caminho de cativar cada vez mais investimento, potenciador do seu desenvolvimento».
Marcelino Santos, um dos sócios, sublinhou ter-se tratado de um investimento de 2,5 milhões de euros, que vai criar seis postos de trabalho, com previsões futuras para vinte postos de trabalho.
Segundo o jovem empresário, «a razão deste investimento teve a ver com a experiência de mais de vinte anos a trabalhar com pescado».

Exportar para outras partes do globo

«Estas instalações vão trabalhar, entre outras com peixe-espada e atum, espécies existentes nos nossos mares. Vamos trabalhar com pescado fresco e congelado e vamos comercializar no mercado regional e continental. O objectivo é, no futuro, exportar para outras partes do globo», preconizou.
A concluir, lembrou que aquela empresa «já tem montado um sistema de distribuição directamente ao público, e também para terceiros, através de duas lojas próprias».

A obra


O entreposto frigorífico para pescado da empresa “JACA MADURA UNIPESSOAL” foi construído na freguesia do Caniço.
Trata-se de uma pequena indústria de transformação de pescado, na sua maioria oriundo da Região Autónoma da Madeira. As principais espécies a serem utilizadas são o atum e o peixe-espada preto, que serão preparadas para a exportação, em especial para países com a África do Sul e Espanha. A empresa, localizada à Rua da Paz nº 54, no sítio do Palheiro Ferreiro, que tem José Marcelino Miranda Santos como um dos sócios, emprega seis funcionários e tem uma produção prevista anual de 360 toneladas. O valor do investimento, totalmente privado, ascendeu a 2,5 milhões de euros.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos