terça-feira, 8 de setembro de 2009

Inaguração do Centro de Convivio das Furnas (Ribeira Brava)








PGRAM


Presidente fez questão de levar Ferreira Leite à Madeira profunda e a uma visita de trabalho
Jardim diz que agora é o tempo do social


O presidente do Governo Regional refere que hoje o tempo já não é de estradas, mas sim do social. Alberto João Jardim inaugurou um centro comunitário e salientou a presença, no local, de Manuela Ferreira Leite, em visita de trabalho à Madeira “profunda”.




Alberto João Jardim sublinhou ontem que o tempo das estradas e da luz já passou. Agora, frisou, é altura do social, de todos darem as mãos em prol de um Portugal melhor e em levar a Região para a frente.
O presidente do Governo Regional falava durante a inauguração do Centro de Convívio da Furna, na freguesia e concelho da Ribeira Brava. Com Manuela Ferreira Leite presente. A observar, conforme fez questão de frisar o líder madeirense, a Madeira profunda e um dia de trabalho do Governo Regional.
No seu discurso, lembrou o facto da Furna não ter nada, aquando da sua primeira visita ao local. Depois, surgiu a luz e mais tarde a estrada. Hoje, realçou, «passou a ser mais um sítio da Ribeira Brava e está já numa fase de integração plena na Europa». Agora, precisava de ter o seu centro de convívio, reforçar a identidade deste sítio, conviver.
«Agora, já não estamos na fase da luz e da estrada, estamos aqui na fase do social. E até venho fazer-vos um desafio: não basta termos todos os meios que o progresso nos faculta, é preciso agora que, entre nós, para as próximas gerações, nasça uma cumplicidade, um novo tempo, um tempo da solidariedade, do social, o tempo de dar as mãos, de não estar à espera que seja o Estado ou a Região a fazer tudo», referiu.
Segundo Jardim, «agora é ao contrário: sois vós, cada um de vós, que tem de trabalhar para Portugal e para levar por diante esta Região».
«Quero agradecer a presença de Manuela Ferreira Leite. Nós não estamos aqui em campanhas eleitorais. Com o estatuto que ela tem na lei portuguesa enquanto líder da Oposição, está à vontade em todas as cerimónias. Quero agradecer o facto de em vez de vir para aqui e estarmos todo o dia em campanha eleitoral, ter querido ver como funcionam as instituições regionais, a solidariedade social. Ter querido estar aqui connosco a trabalhar, como principal responsável que é do partido que governa esta região», enalteceu ainda Jardim, no seu discurso, em relação à presença de Manuela Ferreira Leite no acto inaugural.
O líder madeirense lembrou que aquele não era tempo nem local para falar de eleições, sublinhando que cada um vota em quem quiser.
Dirigindo-se a Manuela Ferreira Leite sublinhou: «Vossa Excelência atravessou esta estrada toda e viu as dificuldades que é chegar cá acima. Obrigado por esta sessão de trabalho, por ver que esta Madeira não é só aquela dos hotéis e do litoral, que também no meio das montanhas há um povo que luta para sobreviver e que venceu as dificuldades, que hoje quer ainda mais».
De resto, elogios à actuação do presidente de Câmara e à visão de conjunto da Ribeira Brava, que não apenas da vila.
Mais tarde, em declarações aos jornalistas, frisou: «Certo tipo de Comunicação Social que temos em Portugal, não estou a dizer toda, felizmente, começou a insinuar sobre a não vinda da drª Manuela Ferreira Leite à festa do PSD, do Chão da Lagoa, quando efectivamente ela estava doente. Na altura, disse que a senhora disponibilizou-se a vir na mesma, apesar de doente. Eu é que disse que era melhor que não, que viesse então noutra altura».
«Combinou-se uma vinda cá, que seria muito mais do que uma visita de carácter partidário. Isso foi de manhã, quando demos a volta pelo Funchal, tal e como a drª Manuela Ferreira Leite já fez noutras cidades do País. Depois tivemos um almoço de trabalho com a direcção regional do partido e com os candidatos à Assembleia da República. Em vez de entrarmos em coisas partidárias, eu fiz questão que esta visita fosse de observação. Isto é, eu pretendi que a líder nacional do PSD, em vez de andar em campanha eleitoral, que observasse, enquanto líder de oposição (e o seu lugar está previsto no protocolo de Estado, enquanto entidade oficial que é), que visse o que é um dia a dia qualquer do Governo Regional da Madeira e até porque é o PSD que está aqui no Governo», acrescentou.
O líder madeirense referiu que «em vez de estarmos aqui a brincar aos partidos, a senhora foi convidada a estar presente na festa de homenagem ao mais antigo autarca do País e trouxemo-la a uma terra de “fim de mundo”, para ver a Madeira profunda e ver que os nossos investimentos não acontecem apenas na área da infra-estrutura, das estradas, das escolas, etc, mas também na área do social».
«O que noutros locais se trata de campanha partidária, aqui substituimo-la por uma visita de trabalho», frisou.
Quanto a acusações formuladas pelo PS, ontem, realçou: «O PS sabe muito bem que tentou fechar o JM, o PS sabe muito bem que controla a rádio e a televisão da Madeira, em termos de impedir que os titulares dos órgãos de Governo próprio possam demonstrar e explicar à população aquilo que estão fazendo. A grande ameaça à Madeira, o grande inimigo da Autonomia é precisamente o PS».
Por seu turno, Ismael Fernandes, presidente da autarquia, sublinhou considerar ter sabido estar à altura das responsabilidades. «O trabalho realizado demonstra-o. Os tempos que aí vêm são difíceis, mas vamos conseguir».


A OBRA

O Centro de Convívio da Furna é uma obra do Governo Regional, na freguesia e concelho da Ribeira Brava, que ascendeu a 530 mil euros. A estrutura dá corpo à política governamental, que passa por construir um centro onde as populações se possam reunir, conviver e ocupar os seus tempos livres.
Com um serviço vocacionado para o acolhimento de idosos da Ribeira Brava, o novo centro comunitário tem como finalidade permitir que estes continuem activos, independentes e capazes de garantir a sua autonomia.
Para além de possibilitar o desenvolvimento de actividades lúdico-recreativas, as novas instalações permitirão assegurar refeições (lanches), prestar cuidados de higiene pessoal e serviço de tratamento de roupa.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos