sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Inaguração do Caminho Municipal do sítio das Capelas – sítio do Passo, freguesia da Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol



O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no próximo dia 10 de Setembro, quinta-feira, pelas 17.00 horas, o Caminho Municipal do sítio das Capelas – sítio do Passo, freguesia da Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol.

Trata-se de uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, integrada no plano de desenvolvimento para as zonas de grande aptidão agrícola.

Procedeu-se ao aproveitamento da vereda existente, à construção de uma plataforma de perfil transversal de 4,5m, com uma extensão aproximada de 150 metros, obras de arte, construção de muros de suporte, aquedutos, levadas lançamento de manilhas para reposição do sistema de irrigação e à pavimentação com um tapete em betão betuminoso.

Trata-se de um investimento de 147.736,00 Euros









PGRAM

Alberto João Jardim disse ainda que o importante é saber servir o povo
Na política é preciso ter uma visão humanizada







Alberto João Jardim diz que na política é preciso ter uma visão humanizada das coisas, ou seja saber governar para a população, servir todas as pessoas independentemente da sua condição económica ou social.
O presidente do Governo Regional falava na inauguração de um caminho na Madalena do Mar. E justificaria a sua estada naquele local com duas razões.
«A primeira é a de manter coerentemente aquele princípio de que há obras grandes e obras pequenas em termos de tamanho e financeiros, mas que todas as obras são grandes para a população que é directamente beneficiada. Em segundo lugar, significa uma solidariedade com a estratégia do senhor presidente da Câmara», frisou.
Alberto João Jardim lembra que o programa é discutido anualmente entre Governo e Câmaras. E recorda que é discutir mesmo, «porque se discute mesmo a sério».
«Não se pense que pelo facto de pertencermos à mesma organização (e eu digo organização e não partido, porque senão a Comissão Nacional de Eleições iria dizer que eu falei de partidos, pois as leis portuguesas são assim e de facto as pessoas não sabem quem é que nós somos, é um mistério...) não discutimos a sério o programa», acrescentou.
Na reunião com a Câmara da Ponta do Sol, Rui Marques apresentou um grande número de acessos como obras a fazer. Jardim diz que a sua primeira reacção foi negativa. «Mas, depois, entendi a estratégia dele: era necessário, como é o caso da Madalena do Mar, que é uma freguesia altamente produtiva, que tem cada vez mais procura de serviços, para que haja dinamização, criar estes acessos e chamar assim o progresso a toda a população sem excepção», complementou.
«Foi uma estratégia muito inteligente. E na Madalena do Mar ainda o é mais. Vamos ter um túnel de ligação entre a Madalena do Mar e o Arco da Calheta, o que significa que toda esta marginal, que por enquanto é um corredor de ligaçâo à zona oeste, com muito trânsito e às vezes em grande velocidade, ficará liberta desse papel, que passará para o túnel, ficando então mais para quem passeia, mais para estas ligações transversais», sublinhou.
Segundo Jardim, «o crescimento que se prevê para uma zona como esta “pede”. de facto, estes acessos, porque, sem eles, não se poderia fazer os outros investimentos».
Neste sentido, diz ser «preciso ter esta visão humanizada das coisas». «O que o presidente tem tido é esta visão, este governar para a população, e dizer ao Governo que trate lá das grandes infra-estruturas que eu trato das obras mais próximas da população», frisou.
«Vão brincar com este caminho, vão dizer que é pequeno, mas quem diz isso já está servido. Não tem respeito pelas pessoas e não compreende o que é saber servir cada homem, cada mulher, independentemente da sua condição económica e da sua condição social», disse.
No discurso, a concluir, um aparte: «Esta coisa que tenho ao peito não é um emblema partidário, é uma das condecorações que eu tenho. A Grã Cruz da Ordem do Infante, que me foi concedida por um Presidente da República».
Rui Marques, no seu discurso, sublinhou ser aquela uma grande obra, porque vai servir moradias e terrenos agrícolas, facilitando a vida dos produtores de banana.
O autarca defendeu ainda que é preciso criar transversais à marginal, que se encontra já congestionada de casas. E anunciou a construção, para breve, de uma nova transversal, que contará igualmente com fundos comunitários.

A obra

O caminho municipal ontem inaugurado liga os sítios das Capelas e do Passo, na Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol.
A obra foi da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, integrada no plano de desenvolvimento para as zonas de grande aptidão agrícola.
Procedeu-se ao aproveitamento da vereda existente, construindo uma estrada com 150 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. A obra incluiu obras de arte, construção de muros de suporte, aquedutos, levadas e pavimentos. A obra custou cerca de 148 mil euros.


Jornal da Madeira

1 comentário:

  1. Eu sou emigrante e tenho um terreno no Sitio do Passo. O acesso para o meu terreno era pelo caminho das Capelas. Foi bom terem modificado o caminho. Mas a continuaçao do caminho foi esquecida, de modo a eu nao continuar a ter asesso ao meu terreno. Depois de terem aberto a boca do tunél tiraram a continuaçao do caminho das Capelas. Eu ja estou a 6 anos sem passagem oficial para o meu terreno. Gostaria que o Dr. Alberto João Jardim aprofundasse este assunto.

    Com os melhores comprimentos

    ResponderEliminar

Não serão aceites comentarios de anonimos