quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Inaguração do Caminho Municipal ao Sítio do Outeiro, na Freguesia dos Canhas (Ponta do Sol)




O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no dia 16 de Setembro, quarta-feira, pelas 18.30 horas, o Caminho Municipal ao sítio do Outeiro, freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol.

A correcção e pavimentação deste Caminho, numa extensão de 350 metros com uma faixa de rodagem de 4,0 metros acrescidos de 0,5 metros para valeta, vem beneficiar um aglomerado populacional e permitir o acesso automóvel aos terrenos agrícolas e às populações.

Os trabalhos desta obra compreenderam a execução de alguns muros de suporte em betão ciclópico, lançamento de uma rede de água potável e asfaltagem em betão betuminoso.

O custo desta obra foi de 320.459,00 Euros, da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol.














PGRAM


Assim que a escarpa no Lugar de Baixo esteja limpa e não haja ameaça de queda de pedras
Governo manda tirar painéis na Marina







O presidente do Governo Regional afirmou ontem que logo que a escarpa sobre a marina do Lugar de Baixo esteja limpa e não haja ameaça de queda de pedras «vai-se tirar os painéis dali».
Na inauguração do Caminho Municipal ao Sítio do Outeiro, na freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol, Alberto João Jardim disse que «há uma coisa que é grave para a população dos Canhas», designadamente «estarmos a fazer um grande esforço para trazer a vila da Ponta do Sol até cá cima aos Canhas - e já se fez a primeira fase - e haver gente contra aquilo, dizer que não serve para nada, quando aquilo que se fez já é para continuar não apenas a Ponta do Sol, mas para estrategicamente se chegar aqui aos Canhas».
Tendo isso em conta, o governante afirmou que «quando há pessoas que não querem o bem dos Canhas, quando há pessoas que são contra o desenvolvimento dos Canhas, o verdadeiro canhense tem obrigação de castigar essa gente». «Não os deixem andar a prejudicar a vossa freguesia», alertou.
Continuando nas críticas, Jardim referiu que há coisas que não o «surpreendem». «A gente abre por aqui fora para alargar o concelho, faz estas obras todas, protege lá em baixo a vila da Ponta do Sol, se não o tempo sul podia entrar por ali dentro e rebentar com aquilo tudo» e «depois vêm umas cabecinhas que dizem não, vai-se tirar a protecção. Não querem que faça para cima, não querem que proteja para baixo, querem que isto vá tudo ao ar, porque é uma gente que não tem juízo», apontou.
Nesta ordem de ideias, o chefe do Executivo madeirense adiantou que «essa mesma gente é que criou problemas para impedir o funcionamento ali em baixo da marina».
Como tal, afirmando que «eu não estou para aturar ninguém», adiantou que «dei ordens que logo que a escarpa esteja limpa sobre a marina, a gente vai tirar aqueles painéis todos que estão ali». «Não quero saber de quem foi para a justiça e de quem não foi para a justiça. Eu sou um revolucionário. Vai-se tirar os painéis dali logo que a escarpa esteja limpa e não haja ameaça de queda de pedras», garantiu, frisando ainda que «é assim que eu procedo. É assim que eu interpreto o interesse das populações. É assim que eu aprendi convosco também, povo dos Canhas, porque tudo aquilo que sou na política devo aos senhores e às senhoras, devo ao povo que me ensinou».
Antes, o líder madeirense havia feito ainda referência aos «tolinhos que diziam mais isto e mais aquilo e não sei o quê», com os quais «o senhor presidente da Câmara estava preocupado». Recorrendo um pouco ao humor, disse : «Não se liga. A gente para ganhar o céu tem de fazer umas penitências na terra. Qual é a nossa penitência? Aturar uns tolinhos que andam aí. A gente chega lá cima e diz, já expiei parte dos meus pecados, porque já aturei uns tolinhos lá em baixo».
Alberto João Jardim aproveitou também para parabenizar o presidente da Câmara pela estrada ontem inaugurada, dizendo que «é uma obra maravilhosa, não apenas porque responde às necessidades da população dos Canhas que vive nesta zona, mas também porque permitiu descobrir um outro panorama, uma outra visão, um outro espectáculo sobre esta freguesia». Aliás, o presidente do Governo confessou-se «embasbacado, tão bonito é o panorama que vemos aqui».
Dirigindo-se a Rui Marques, disse que «o senhor encontrou uma solução para algo que se impunha, que era útil, que a população desta zona legitimamente reivindicava e ao mesmo tempo teve aqui a concepção de uma obra que é de um espectáculo extraordinário sobre a freguesia dos Canhas». Os elogios estenderam-se também ao presidente da Junta de freguesia local.

Rui Marques responde
a «más-línguas»


Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol aproveitou a ocasião para esclarecer a comparticipação para a construção de caminhos, assunto que tem sido abordado - segundo adiantou de forma incorrecta - pelas «más-línguas». «Este caminho teve o apoio fundamental do Governo Regional através dos contratos-programa que são estabelecidos todos os anos», disse, referindo-se àqueles que «só dizem mal», como «aconteceu na última inauguração que fizemos neste concelho, em que colocaram um cartaz» que indicava que «o dinheiro é da Ponta do Sol e vem um senhor do Funchal inaugurar».
«Para essas más línguas, devo dizer que estas obras são de contrato-programa e 95 por cento dos apoios são do Governo Regional. Só cinco por cento é da Câmara Municipal», disse, frisando que «é com todo o mérito e com toda a justiça que o senhor presidente do Governo está aqui a inaugurar mais uma obra no concelho da Ponta do Sol».
O autarca adiantou ainda que além dos caminhos que a Câmara já realizou ou está a realizar há mais três com predominância agrícola na freguesia, cujos concursos já foram lançados, faltando a adjudicação, nomeadamente no Sítio do Vale e Cova, que liga ao Curral Velho, no sítio da Faia à Moureirinha e na Levada dos Castanheiros.
Referindo que o seu objectivo é trabalhar dia-a-dia, o edil sustentou ainda que «não damos muita importância ao que os outros dizem, porque nesta altura enquanto nós apresentamos trabalho os outros só sabem dizer mal e fazer promessas que muitas vezes não podem cumprir». «Eu não fiz promessas em vão», concluiu.

A obra
A correcção e pavimentação do Caminho Municipal ao Sítio do Outeiro, na freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, numa extensão de 350 metros, com uma faixa de rodagem de quatro metros, acrescidos de meio metro para valeta, vem beneficiar um aglomerado populacional e permitir o acesso automóvel aos terrenos agrícolas e às populações.
Os trabalhos compreenderam também a execução de alguns muros de suporte em betão ciclópico, lançamento de uma rede de água potável e asfaltagem em betão betuminoso.
A obra, da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, custou 320.459,00 euros.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos