sábado, 26 de setembro de 2009

Inaguração do Caminho Agrícula dos Casais , Freguesia do Arco de São Jorge (Santana)




O Presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 25 de Setembro, sexta-feira, às 16.30 horas, inaugurou o Caminho Agrícola dos Casais, na Freguesia do Arco de São Jorge, no Concelho de Santana.

Trata-se da ligação entre o Caminho do Passinho até ao sítio dos Casais, numa extensão de 380 metros e onde se inclui ainda um pequeno ramal, com uma largura de 4 metros.

Este caminho agrícola vem potenciar os diversos terrenos agrícolas, ao mesmo tempo que possibilita a construção de construções urbanas, já que foram introduzidas algumas infraestruturas básicas, como por exemplo, um sistema de água potável. Durante a obra, procederam-se a terraplanagens, à construção de um pontão de ligação sobre um pequeno ribeiro do sítio da Furna, para além de muros de suporte e reposição de sistema de água de rega. Este caminho que recebeu um tapete betuminoso, ficou servido de um miradouro, no final do ramal.

Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Santana, que ascendeu a 336 Mil Euros.








PGRAM


Jardim na inauguração do caminho agrícola no Arco de São Jorge
Madeira aproveita bem fundos para caminhos







O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, elogiou o desempenho do secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, pela forma «hábil» como arranja os fundos comunitários destinados aos caminhos agrícolas.
Tal como referiu, na cerimónia de inauguração de uma estrada no Arco de São Jorge, «o senhor secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais habilmente vai arranjando apoios em Bruxelas para ir abrindo estes caminhos».
O líder madeirense reconheceu depois as dificuldades que a tarefa de Manuel António Correia encerra. «O senhor secretário não tem uma vida fácil, porque é preciso provar que os caminhos são para terrenos agrícolas e quando assim é não pode ter mais que, não sei quantas larguras e esses tipos de Bruxelas de vez em quando aparecem aí a fiscalizar estas coisas».
Por outro lado, assumiu que a Região «gosta de se aproveitar deste tema e desta abertura para a construção de caminhos agrícolas para ir fazendo estradas onde ainda falta».
Alberto João Jardim confessou a sua preocupação pelo facto de, em mais de 40 inaugurações realizadas nos últimos dias, ainda não ter presidido a nenhum acto no Arco de São Jorge.

Arco de São Jorge «é uma benção de Deus»

Pese embora ter de tratar todas as localidades por igual, a freguesia do Arco de São Jorge «é daquelas onde gosto de estar», classificando-a como «uma bênção de Deus», pela sua paz e sossego.
Na sua breve alocução, o presidente do Governo Regional não passou ao lado das eleições legislativas de amanhã. Jardim disse que este «é um dos momentos em que o povo é soberano», aproveitando a oportunidade para pedir a todos «sem excepção, independemente da escolha que cada um fizer» de cumprir o seu dever cívico de votar.
Segundo afirmou «numa democracia o poder assenta no povo, mas se o povo não for votar não participa, nem partilha esse poder».
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Santana, Carlos Pereira, enalteceu a população do Arco de São Jorge por mais uma obra na freguesia.
O autarca destacou ainda o facto do presidente do Governo Regional habituar a população a inaugurar obras na Madeira.

Fazer o que é possível sem promessas

«Na política é isso que o povo nos pede, que possamos honrar os nossos compromissos eleitorais. Foi assim no passado e julgo que vai ser assim no futuro. Fazer o que é possível e não prometer o que não se pode fazer», referiu Carlos Pereira, recordando que esse foi um procedimento que o líder madeirense ensinou.
O presidente da autarquia agradeceu ainda às pessoas da localidade que cederam gratuitamente as parcelas de terreno para que o caminho agrícola fosse uma realidade.
«Este caminho agrícola vai beneficiar os terrenos que também ficam aptos para futuras construções urbanas, tal como já aconteceu com a construção de habitações económicas, inauguradas em 2004», destacou Carlos Pereira.
Com a revisão do Plano Director Municipal, processo já iniciado pela autarquia, será possível desenvolver a expansão urbana da freguesia do Arco de São Jorge.
Carlos Pereira aproveitou ainda a oportunidade para agradecer ao empreiteiro da obra, a AFA, elogiando a sua postura empresarial no concelho de Santana. «Foi um parceiro impecável ao longo dos últimos anos, sobretudo por concretizar muitas obras, mesmo sem receber o dinheiro logo», disse.

A obra

O Caminho Agrícola dos Casais, na Freguesia do Arco de São Jorge, em Santana, é uma ligação entre o Caminho do Passinho até ao sítio dos Casais, numa extensão de 380 metros e onde se inclui ainda um pequeno ramal, com uma largura de 4 metros. Este caminho agrícola, construído pela Câmara Municipal de Santana, potencia os diversos terrenos agrícolas, ao mesmo tempo que possibilita a construção de construções urbanas, já que foram introduzidas algumas infra-estruturas básicas, como por exemplo, um sistema de água potável. Durante a obra, procederam-se a terraplanagens, à construção de um pontão de ligação sobre um pequeno ribeiro do sítio da Furna, para além de muros de suporte e reposição de sistema de água de rega. Trata-se de um investimento municipal que ascendeu a 336 mil euros.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos