quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inaguração do Caminho Agrícola do Lombo de Antão Alves (Santana)



O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no dia 29 de Setembro, terça-feira, pelas 17.00 horas, o Caminho Agrícola do Lombo de Antão Alves, no concelho de Santana.

A correcção e pavimentação deste Caminho Agrícola, numa extensão de 800 metros com uma faixa de rodagem de 3,5 metros acrescidos de 0,5 metros para valeta, veio beneficiar uma vasta zona agrícola e algumas moradias e potenciar no futuro a construção de outras dada a sua localização.

Os trabalhos desta obra compreenderam a execução de alguns muros de suporte, atravessamentos para rega, entradas para armazéns agrícolas, habitações e terrenos.

A pavimentação em tapete betuminoso antecedido de regas asfálticas aplicadas sobre uma camada de tout-venant.

O custo desta obra foi de 141.856,00 Euros e foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Santana.












PGRAM

Jardim elogiou estratégia de Santana de criar condições para o investimento futuro
Concelhos rurais devem saber atrair privados

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, inaugurou, na tarde de ontem, o novo caminho agrícola no Lombo Antão Alves, em Santana. Um investimento da autarquia que foi elogiado pelo líder do Executivo madeirense, já que há uma crescente procura dos privados em investir nas zonas rurais. Contudo, estas localidades têm de ter condições infra-estruturais. De acordo com Jardim, Santana seguiu a estartégia correcta de primeiro criar as comodidades, para depois atrair os investidores privados.





As zonas rurais têm de oferecer condições ao nível de infra-estruturas, para que os privados possam investir, logo que este ciclo de dificuldade económica passe. O concelho de Santana tem seguido esta estratégia e ontem o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, na inauguração do caminho agrícola no Lombo de Antão Alves, elogiou esta política definida pelo autarca de Santana, Carlos Pereira.
«Há infra-estruturas que o seu efeito económico, reprodutivo e sustentável, por vezes, não se manifesta imediatamente e o presidente da Câmara teve a inteligência de, preservando a paisagem de Santana, de dotar esta freguesia de estruturas necessárias para o seu desenvolvimento económico», começou por afirmar Jardim, no seu discurso.
Desculpando-se pelos problemas que tinha na voz, o presidente do Governo Regional recordou que actualmente há uma procura crescente pelas zonas rurais e «de paisagem maravilhosa, como é o caso de Santana». Por isso, é necessário que os concelhos, que tenham estas características, «estejam em condições de responder a essa procura», referiu Jardim. Isto porque quando este ciclo de dificuldade financeira terminar, o investimento voltará a crescer «e os empresários vão para onde já há infra-estruturas. Os privados procuram saber se já há energia, água, melhores acessibilidades e até tv por cabo». Actualmente, «as pessoas gostam de investir em zonas rurais, mas exigem todas estas comodidades para esse investimento e portanto esta estratégia que a Câmara de Santana desenvolve é correcta, porque não fica à espera dos investidores, cria condições para atrair os empresários».
Dirigindo-se a Carlos Pereira, Alberto João Jardim salientou que «o futuro e a história vão dar-lhe razão por ter tido a visão de ter feito esta obra».
O novo caminho agrícola do Lombo de Antão Alves vai potenciar não só a actividade agrícola, mas também a construção de novas habitações.

Para os madeirenses é prioritário
cumprir dever democrático


No final do discurso e depois de brincar com o nome dos sítios de Antão Alves e Simão Alves, Jardim quis agradecer publicamente aos madeirenses, que no domingo passado, foram exercer o seu direito de voto, «fosse lá em que partido fosse». Quem foi votar «exerceu o direito de soberania e deu o exemplo aos tipos que ficam em casa a dormir», criticou.
Referindo-se às próximas eleições, as autárquicas, a 11 de Outubro, o líder do Executivo madeirense explicou que «agora é que são as vossas eleições e por isso peço a todos, independentemente em quem queriam votar, que vão cumprir o seu dever de voto».No seu entender, «a democracia é isto mesmo e os tempos não estão bons em Portugal. Nós temos que aqui na Madeira ter sempre esta preocupação vigorosa e prioritária de cumprirmos os nossos deveres democráticos para também, em todo o momento, podermos dizer quais são os nossos direitos democráticos», rematou.

Terrenos agrícolas valorizados

Durante a cerimónia de inauguração do novo caminho agrícola de Santana, o actual presidente da autarquia, Carlos Pereira, agradeceu a população do Lombo Antão Alves que «foram colaborantes e cederam os terrenos para que a autarquia conseguisse fazer o caminho».
Com a nova acessibilidade, os proprietários dos terrenos ficam com o seu património valorizado e para além disso, com potencialidade para o desenvolvimento da agricultura, o desenvolvimento sustentável e ainda para a construção de habitação nesta localidade.
«O que se faz em Santana faz-se pelo futuro da Madeira e estamos construindo a Madeira em Santana», afirmou o autarca, cujo mandato está a terminar.
No seu entender, a construção do caminho agrícola foi «um investimento de futuro para que Santana seja cada vez mais uma terra onde dá prazer viver», concluiu Carlos Pereira.


A OBRA

O Caminho Agrícola do Lombo de Antão Alves, no concelho de Santana, ontem inaugurado, foi uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Santana. A correcção e pavimentação do caminho agrícola, numa extensão de 800 metros com uma faixa de rodagem de 3,5 metros, veio beneficiar uma vasta zona agrícola e algumas moradias e potenciar no futuro a construção de outras dada a sua localização.
Os trabalhos desta obra compreenderam a execução de alguns muros de suporte, atravessamentos para rega, entradas para armazéns agrícolas, habitações e terrenos. A pavimentação em tapete betuminoso antecedido de regas asfálticas aplicadas sobre uma camada de tout-venant. O custo desta obra foi de 141.856,00 euros.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos