terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inaguração da Zona de Lazer no sítio da Primeira Lombada Freguesia da Ponta Delgada (São Vicente)




Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou no dia 28 de Setembro de 2009, pelas 18.30 horas, a Zona de Lazer da Freguesia da Ponta Delgada no Concelho de S. Vicente.

Construída no sítio da Primeira Lombada, a Zona de Lazer fica situada numa parte alta da Freguesia, com o espaço recreativo integrado num cenário paisagístico marcado pelo natural da Floresta Laurissilva do norte da Madeira.

Na construção desta zona de lazer, foram criados espaços com diversas áreas de circulação e de estar para actividades de recreio, zona de merendas e usos de churrascaria. Criaram-se ainda lugares cobertos e abrigos, com uma arquitectura semelhante aos tradicionais palheiros madeirenses, com a utilização de madeiras tratadas. Foram instalados diversos pontos de água potável.

No capítulo da arborização, optou-se por uma selecção de árvores e arbustos naturais e endémicas da Região, nomeadamente, o til, o barbusano, o loureiro e o vinhático.

A Zona de Lazer de Ponta Delgada, é uma obra da Câmara Municipal de São Vivente e ascendeu a 168 Mil Euros.










PGRAM

Jardim anunciou que Madeira vai apresentar proposta e espera coerência dos partidos
Revisão da Lei de Finanças


O presidente do Governo Regional anunciou ontem que será apresentada uma nova proposta de Lei de Finanças Regionais, agora que na nova legislatura o PS tem uma maioria relativa na Assembleia da República. Alberto João Jardim só espera que «todos os outros partidos, que na anterior legislatura votaram ao lado da nossa proposta, mantenham a coerência e seja, portanto, revogada a lei do Partido Socialista».




Alberto João Jardim anunciou, ontem, que será apresentada uma nova proposta de Lei de Finanças Regionais na Assembleia da República e espera que os partidos da oposição, que se opuseram à actual, sejam coerentes.
O presidente do Governo Regional falava à margem da inauguração de uma nova zona de lazer, no sítio da Lombada, em São Vicente, um dia depois das eleições legislativas nacionais que retiraram a José Sócrates a maioria absoluta.
Com uma nova relação de forças no parlamento nacional, em que todos os partidos da oposição têm mais lugares do que o PS, Jardim avança para uma outra versão da polémica lei, que em 2006 suscitou eleições anticipadas na Madeira.
«Desde já informo que vamos apresentar de novo a nossa versão da Lei de Finanças Regionais na Assembleia da República, visto que a Constituição permite, porque se houver coerência dos partidos, como todos os outros partidos na anterior legislatura votaram ao lado da nossa proposta, eu espero que mantenham a coerência e seja, portanto, revogada a lei do Partido Socialista», desejou Alberto João Jardim, considerando esta «uma prova à coerência dos partidos políticos».
Por outro lado, o líder regional também se pronunciou sobre os resultados desfavoráveis para o PSD ao nível nacional das eleições de domingo, adiantando, no entanto, que Manuela Ferreira Leite mantém condições para continuar a liderar o partido.
«Eu seria a última pessoa a dizer algo contra a Drª Manuela Ferreira Leite, dada a forma digna e leal com que defendeu sempre a Madeira, no que foi um exemplo para outros dirigentes partidários e anteriores líderes partidários que, às vezes, se metiam em copas e não tinham a coragem que ela teve», declarou Alberto João Jardim, que comentou ainda o silêncio de Cavaco Silva relativamente ao caso das escutas.
Instado pelos jornalistas, Jardim disse que «essas perguntas devem ser feitas ao senhor Presidente da República. São perguntas que na Grécia antiga se fazia à Esfinge», comentou, encerrando o assunto.
Quanto à inauguração da Zona de Lazer da Ponta Delgada, um investimento da Câmara Municipal de São Vicente que ascendeu a 168 mil euros, o presidente do Governo Regional elogiou a «visão estratégica» do presidente de câmara Humberto Vasconcelos, por criar uma zona tão atractiva, que Jardim adivinha venha cativar pessoas de toda a ilha.
A Zona de Lazer, com todas as condições para piqueniques, está localizada numa área privilegiada, num vale de beleza ímpar.
Tal facto não foi ignorado por Jardim, que felicitou Humberto Vasconcelos pela visão estratégica.
O presidente recordou que neste como nos anteriores mandatos teve a oportunidade de inaugurar «vários melhoramentos na zona das Lombadas, mas faltava isto. Faltava este sentido estratégico que, neste momento, este empreendimento significa», salientou.
Agora, continuou o líder regional, «na sequência dos bens essenciais que as Lombadas já têm, instala-se algo para tornar aprazível a deslocação de pessoas às Lombadas, para que as Lombadas não sejam apenas frequentadas pelas pessoas que cá moram e pelos seus amigos e familiares, para despertar a todo o povo que não é da Ponta Delgada o interesse, a vontade de vir visitar as Lombadas, porque já têm uma zona de lazer, já têm uma zona para praticar o seu turismo interno», referiu o presidente do Governo Regional.
Alberto João Jardim agradeceu ainda aos proprietários dos terrenos onde foi criada a zona de lazer, pela cedência gratuita destas parcelas que permitiram criar o espaço público.
O mesmo fez o presidente da Câmara Municipal de São Vicente.
«Queria agradecer à família do senhor Henrique Andrade e à família do senhor Janes, que ofereceram os terrenos para que hoje pudéssemos estar aqui nesta inauguração», referiu Humberto Vasconcelos, explicando que esta «oferta» possibilitou que a Câmara Municipal, juntamente com a Junta de Freguesia da Ponta Delgada, construísse aquele parque de merendas, «criando uma zona nobre onde as pessoas podem usufruir de bons momentos de lazer».
O edil pediu, por outro lado, que os utilizadores daquele espaço o conservem bem.
«Este espaço tem de ser mantido, e todo aquele que for visto a vandalizá-lo» deve ser denunciado às autoridades, porque «temos de mantê-lo com esta qualidade», pediu o autarca, recordando que «foi com um grande esforço da autarquia» que o mesmo foi feito.
O edil agradeceu ainda ao presidente do Governo Regional pelo apoio que tem dado à Câmara Municipal. «Sem esta junção de esforços entre o Governo Regional, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, isto não era possível erguer», disse.


A OBRA

A Zona de Lazer da Freguesia da Ponta Delgada, ontem inaugurada pelo presidente do Governo Regional, é um investimento da Câmara Municipal de São Vicente que ascendeu a 168 mil euros. Construída no sítio da Primeira Lombada, a Zona de Lazer é um espaço recreativo integrado num cenário paisagístico marcado pelo natural da Floresta Laurissilva do norte da Madeira.
Na construção desta zona foram criados espaços com diversas áreas de circulação e de estar para actividades de recreio, zona de merendas e usos de churrascaria. Criaram-se ainda lugares cobertos e abrigos, com uma arquitectura semelhante aos tradicionais palheiros madeirenses, com a utilização de madeiras tratadas. Foram instalados diversos pontos de água potável. No capítulo da arborização, a autarquia optou por uma selecção de árvores e arbustros naturais e endémicos da Região, nomeadamente o til, o barbusano, o loureiro e o vinhático.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos