terça-feira, 15 de setembro de 2009

Inaguração da Praça e Estacionamento Público da Serra de Água (Ribeira Brava)





O Presidente do Governo Regional inaugurou, no dia 14 de Setembro de 2009, segunda-feira, pelas 17h30, a nova Praça e Estacionamento Público da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava.

A obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos, teve como ponto de partida a necessidade de existência de uma continuação do adro da Igreja e de um espaço vocacionado para o lazer, sobretudo nas ocasiões festivas daquela freguesia.
Para além da criação de um espaço amplo e multi-funcional, a empreitada teve como princípio orientador a promoção de um espaço com identidade própria, de modo a que o novo jardim se assuma como ponto de referência para a população local.

O espaço apresenta-se, assim, dividido em três zonas com usos diferenciados: uma zona aberta e polivalente - onde foi criado um anfiteatro sobrelevado -, destinada à estadia e preparada para absorver a realização dos mais diversos eventos culturais; a zona do parque infantil e uma zona pavimentada, destinada à esplanada de um quiosque/bar.

Os espaços verdes ganham também grande realce neste projecto, onde para além do relvado, foram plantadas árvores e arbustos, transmitindo uma maior sensação de conforto.

O projecto contemplou, ainda, a criação de um estacionamento subterrâneo de dois pisos, de forma a colmatar a falta de lugares de estacionamento naquela zona. O novo estacionamento contém 57 lugares para automóveis, dois lugares para carrinhas, uma sala de arrumos, dois WC’s e um acesso pedonal, através de escadas, ao jardim.

Junto à Igreja foram construídos novos passeios e dois lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

Trata-se de mais um investimento público do Governo Regional, na freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava, que ascendeu a 1.700.000,00 Euros.











PGRAM


Se em Lisboa querem ver como se faz centralidades e se reforça a identidade de uma freguesia
«Venham à Madeira vejam e aprendam»




«Se querem ver como se faz centralidades e como se reforça a identidade de uma freguesia, venham à Madeira, vejam e aprendam», desafiou Alberto João Jardim aos «senhores em Lisboa», ontem, durante a inauguração da nova Praça e Estacionamento Público da Serra de Água.



O presidente do Governo Regional desafiou ontem a que «se os senhores em Lisboa» querem saber como se faz recuperação urbana, como se faz centralidades e como se reforça a identidade de uma freguesia, que «venham à Madeira, vejam e aprendam».
Alberto João Jardim falava na inauguração da nova Praça e Estacionamento Público da freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, uma freguesia que, com esta e as outras infra-estruturas que têm vindo a ser criadas, é bem diferente daquela que o próprio governante disse ter visto e conhecido há 31 anos.
«Lembro-me que tínhamos que subir a velha estrada da Encumeada, depois havia como que um caminho e a Serra de Água era mais cá para dentro, não tinha os equipamentos sociais e muitas das habitações estavam degradadas», recordou, acrescentando, no entanto, que «hoje esta realidade é bem diferente».
O chefe do Executivo madeirense sustentou que «hoje temos aqui uma recuperação urbana notável, e se os senhores em Lisboa querem saber como se faz recuperação urbana venham à Madeira e vejam». De acordo com Jardim, «hoje temos aqui uma freguesia que foi dotada da sua centralidade, reforçando a sua identidade e tendo ao serviço aquilo que qualquer pequena cidade da Europa mais desenvolvida tem». Por isso, desafiou: «Se querem ver como se faz centralidades e como se reforça a identidade de uma freguesia, venham à Madeira, vejam e aprendam».
O presidente do Governo referiu que esta nova centralidade vai ser daqui por diante o símbolo, a nova imagem da Serra de Água. Segundo afirmou, «agora temos aqui um espaço que vai ser centro da freguesia, um espaço onde vai ser possível acontecerem aqui os mais diferentes espectáculos culturais de origem na Serra de Água ou trazidos à Serra de Água».
Além disso, não deixou de fazer referência ao parque infantil e ao café, este último que vai ser concessionado «para as pessoas que quiserem estar neste local tão agradável e tão bem desenhado».
Por outro lado, Alberto João Jardim apontou também o parque de estacionamento, o qual não será pago. A falta de estacionamento era, aliás, um problema do centro da freguesia, que desta forma fica agora resolvido.
O presidente do Governo disse que este é um estacionamento que não tem dimensão para se dar em concessão, mas alertou que «isto também não é para guardar carros velhos». E avisou: «No dia em que vierem para aqui fazer depósito de carros vem o guindaste, rua. Isto é para pôr os carros quando as pessoas precisem de vir à Serra de Água ou para se deslocar ao centro da Serra de Água».
Elogios
ao presidente da Câmara

A ocasião foi também aproveitada por Jardim para tecer elogios ao trabalho desenvolvido pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava. «Há um homem que está na base desta iniciativa, é o senhor presidente da Câmara», disse, acrescentando que foi Ismael Fernandes que lhe falou na necessidade de reforçar a identidade daquela freguesia, «fazendo-se não apenas os outros investimentos que aqui estão colocados, mas agora fazendo-se este belo espaço que está à disposição do povo». Nesta ordem de ideias, disse que «eu há pouco dizia o que era a Serra de Água e o que é hoje a Serra de Água. E posso agora acrescentar: o que era a Serra de Água antes deste presidente da Câmara e o que é com este presidente da Câmara a actual Serra de Água».
Os elogios estenderam-se também ao presidente da Junta de Freguesia, que é «o elo de ligação da freguesia à Câmara» e que «fez um excelente trabalho».
Por fim, Alberto João Jardim disse à população que o que foi inaugurado é para a mesma, sendo que a ela cabem duas espécies de responsabilidade: «a primeira, conservar e respeitar estes investimentos, e, em segundo lugar, terdes imaginação para pensardes em iniciativas e desenvolvê-las para um bom aproveitamento deste espaço».


A OBRA

A construção da Praça e Estacionamento Público da freguesia da Serra de Água, uma obra do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, teve como ponto de partida a necessidade de existência de uma continuação do adro da Igreja e de um espaço vocacionado para o lazer, sobretudo nas ocasiões festivas daquela freguesia. Para além da criação de um espaço amplo e multi-funcional, a empreitada teve como princípio orientador a promoção de um espaço com identidade própria, de modo a que o novo jardim se assuma como ponto de referência para a população local.
O novo espaço apresenta-se dividido em três zonas com usos diferenciados: uma zona aberta e polivalente – onde foi criado um anfiteatro sobrelevado -, destinada à estadia e preparada para absorver a realização dos mais diversos eventos culturais, a zona do parque infantil e uma zona pavimentada, destinada à esplanada de um quiosque/bar.
A intervenção contempla também espaços verdes, sendo que para além do relvado foram plantadas árvores e arbustos, transmitindo uma maior sensação de conforto.
O projecto contemplou ainda a criação de um estacionamento subterrâneo de dois pisos, de forma a colmatar a falta de lugares de estacionamento naquela zona, o qual é composto por 57 lugares para automóveis, dois lugares para carrinhas, uma sala de arrumos, dois WC's e um acesso pedonal, através de escadas, ao jardim. Junto à Igreja foram construídos novos passeios e dois lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.
Trata-se de mais um investimento público do Governo Regional na freguesia da Serra de Água, que ascendeu a 1.700.000,00 euros.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos