quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inaguração da estrada de ligação entre o sítio dos Landeiros e a Ribeira das Lajes, na Freguesia e Concelho de Machico.








Presidente do Governo Regional inaugurou, no dia 8 de Setembro de 2009, terça-feira, pelas 17h30, a estrada de ligação entre o sítio dos Landeiros e a Ribeira das Lajes, na Freguesia e Concelho de Machico.

Esta obra da Câmara Municipal que recebeu apoio em contrato-programa com o Governo Regional, tem por objectivo principal dotar as populações daqueles sítios de melhores acessos automóvel às suas habitações e permitir uma urbanização sustentada. O caminho tem um comprimento de 270 metros e faixa de rodagem com 4,50m de largura. Durante os trabalhos procedeu-se a terraplanagens, obras de arte, pavimentação asfáltica e foram lançadas redes de água potável, de saneamento básico e electricidade.

Trata-se de mais um investimento público do Governo Regional e da Câmara Municipal, na Freguesia e Concelho de Machico, que ascendeu a cerca de 381.300,00 Euros.



PGRAM


Alberto João Jardim recorda asfixia contra a Madeira, mas garante
«Eles não conseguem afogar a gente»

O presidente do Governo Regional disse ontem, em Machico, que apesar da asfixia contra a Madeira — referindo-se aos compromissos que o Estado tinha com a Região e não cumpriu — «eles não conseguem afogar a gente». Alberto João Jardim criticou também os «traidores» e assegurou que os madeirenses são inteligentes e estão a ver a censura de alguns diários e de outros meios de comunicação social ao não divulgarem as obras que têm sido inauguradas. Mas, disse, o povo «está de olhos abertos e sabe o que tem a fazer».





O presidente do Governo Regional disse ontem, na inauguração do caminho que liga os Landeiros e a Ribeira das Lajes, em Machico, que não é o povo madeirense que o preocupa, «graças a Deus, porque o que eu sou, devo ao povo madeirense. O que me preocupa são aqueles que têm inveja dos madeirenses. Aqueles que, como a anedota do brasileiro “não fazem, nem deixam fazer”. E que estão sempre a fazer comentários nocivos à Região Autónoma».
Dentro do povo madeirense, disse, «não contam aqueles que, sendo da sua própria terra, traem a sua própria terra. O verbo é mesmo este: “trair”. Porque, quando uma pessoa pertence a um país, pertence uma região, pertence a um município e vai contra os interesses desse município, dessa região desse país, só por outras razões que não são tão importantes, ou que são menos importantes que o bem comum das pessoas que aí vivem, obviamente que, em língua portuguesa, para quem saiba português, o verbo que se aplica à atitude dessas pessoas, o verbo é: “trair”».
Alberto João Jardim diz que, frequentemente, afirma que respeita um adversário político. «Eu luto por aquilo em que acredito, mas também compreendo que eles lutem por aquilo em que acreditam. Mas há uma coisa que não suporto: a “traição” a “faca nas costas”. Alguém trair o seu próprio povo. Isto é uma coisa inadmissível».
Felizmente, prosseguiu o presidente do Governo Regional, «temos podido com essas pequeninas traições, temos podido com a maldade de alguma gente, temos podido com aqueles que, em Lisboa, pensavam que nos iam afogar — ontem, a última deles, era “asfixia democrática”. Que eu saiba, quem foi asfixiado foi a Região Autónoma da Madeira, quando nos tiraram o nosso dinheiro, quando destruíram compromissos do Estado para com a Madeira. Aí é que nos asfixiaram, só que a gente tem aqui uma garganta rija. Eles apertam, a gente estrebucha, e vai disto. Eles não conseguem afogar a gente».
Referindo-se à intervenção do presidente da Câmara Municipal de Machico, que afirmou que a estrada de ontem era uma obra simples, Alberto João Jardim disse que, tal como também tinha sido referido por Arlindo Gomes, «não é uma obra grande, mas significa muito para as pessoas beneficiadas».
O assunto serviu para Alberto João Jardim dizer que «há alguém que pensa que fazendo censura, não publicando nos diários o que a gente está fazendo, não publicando a fotografia para o povo não ser informado das coisas novas que existem, não passando na televisão o que está fazendo, pensam que o povo não vai saber o que se faz».
Mas, disse o presidente do Governo Regional, «o povo vê as coisas. O grande erro de muita gente é não ter entendido que o povo madeirense é inteligente, foi não ter entendido que o povo madeirense está atento àqueles que o querem enganar e que podem fazer essas manobras todas, que o povo madeirense está de olhos abertos e sabe o que tem a fazer».
Alberto João Jardim aproveitou ainda a oportunidade para felicitar o trabalho que tem sido desenvolvido por Emanuel Gomes ao longo destes oito anos à frente da edilidade machiquense. Durante este período, o chefe do Executivo madeirense disse que inaugurou muita coisa em Machico o que, em seu entender, «significa que o senhor presidente da câmara e a sua equipa da vereação, conseguiram pegar na situação em que o concelho se encontrava e dar aqui uma grande volta». Tudo isto, disse, com uma ajuda também do secretário regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa, natural daquele concelho.

Estradas ajudam a resolver
dispersão de habitações


Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Machico recordou que esta estrada era já uma velha aspiração da população que agora passou a estar servida com esta ligação entre os Landeiros e a Ribeira das Lajes, sublinhando que são obras como a que ontem foi inaugurada, que significam muito para as pessoas.
Este caminho, tal como afirmou, vem também no seguimento da estratégia da Câmara Municipal de Machico no sentido de resolver um problema do concelho, que era a dispersão da construção de habitação nas zonas altas de Machico, mas também no centro da cidade, que foi ocorrendo ao longo dos anos.
Em seu entender, este foi, sem dúvida, um dos mais importantes trabalhos sociais que foram desenvolvidos ao longo dos oito anos em que esteve à frente do município, servindo milhares de pessoas com novos acessos. «Este foi, de facto, um grande benefício para a população de todo o concelho de Machico», disse.

Jardim reage a Paulo Portas

À margem da inauguração em Machico, Alberto João Jardim reagiu às declarações do líder nacional do CDS/PP, o qual disse que «na Madeira também há caciquismo», o presidente do Governo Regional disse apenas que Paulo Portas « lá sabe, porque o eleitorado dele é o da União Nacional».
Escusando-se a comentar muito mais o assunto, Alberto João Jardim justificou a sua curta resposta dizendo que os seus «comentários são sucintos, porque eu cada vez dou menos importância àquela gente de Lisboa».


A OBRA
A estrada de ligação entre o sítio dos Landeiros e a Ribeira das Lajes, na Freguesia e Concelho de Machico, representa um investimento público do Governo Regional e da Câmara Municipal de Machico que ascendeu a 381mil euros.
Trata-se de uma obra que tem por objectivo principal dotar as populações daqueles sítios de melhores acessos automóvel às suas habitações e permitir uma urbanização sustentada. O caminho tem um comprimento de 270 metros e faixa de rodagem com 4,50m de largura. Durante os trabalhos procedeu-se a terraplanagens, obras de arte, pavimentação asfáltica e foram lançadas redes de água potável, de saneamento básico e electricidade.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos