terça-feira, 22 de setembro de 2009

Inaguração da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Achada (Funchal)



Marcando mais uma etapa na construção e desenvolvimento do parque escolar regional e na aposta na Educação, o Presidente do Governo Regional inaugurou, no dia 21 de Setembro, segunda-feira, pelas 11h00, a nova Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Achada, no concelho do Funchal.

Nascendo de várias preocupações, nomeadamente da necessidade de contribuir para uma melhoria qualitativa da educação pré-escolar e do ensino básico, o novo estabelecimento escolar vem colmatar uma lacuna no que se refere à oferta pública do 1º ciclo no Funchal, constituindo-se como uma alternativa aos alunos da Escola da Carreira, que será extinta por não obedecer aos critérios necessários para o funcionamento a tempo inteiro, e servindo os moradores das zonas de São Pedro, São José e Achada.

Da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, o novo e moderno equipamento cria as condições conducentes ao sucesso educativo e promove a generalização do projecto ETI (Escola a Tempo Inteiro) e da frequência em Educação Pré-Escolar.

O novo edifício escolar compreenderá, então, 11 salas de aula e de actividades, sendo três delas reservadas ao ensino pré-escolar. No total, são cerca de 300 crianças que passarão a beneficiar de óptimas condições, que não só ajudarão a promover o gosto pela aprendizagem, como permitirão garantir resultados excelentes no aproveitamento escolar.

À nova escola foram disponibilizados os mais variados recursos pedagógico-didácticos, sendo claro exemplo o polidesportivo, os dois pátios cobertos e o parque infantil com pavimento de borracha.

No que se refere à área de refeições, o estabelecimento escolar contará com um refeitório, uma cozinha com mesa quente em ‘ilha’ e respectivos apoios gerais, uma despensa, arrecadação, lavandaria e economato.

A obra do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, cujo investimento ascendeu a 2.700.000,00 Euros, contemplou, ainda, 625 m2 para a construção de um estacionamento coberto.















PGRAM

Alberto João Jardim critica modelo de avaliação de professores
Região vai atenuar «asneirada da República»

O presidente do Governo Regional criticou, ontem, o actual modelo de avaliação de professores, considerando este um sistema burocrático. Alberto João Jardim diz que não concorda com ele e que a Região, com os poderes legislativos que tem, «vai atenuar, ao máximo, aquilo que é uma asneirada da República Portuguesa».





O presidente do Governo Regional, que ontem inaugurou a nova Escola da Achada, no Funchal, dirigiu, naquela cerimónia, as suas primeiras palavras aos professores, a quem agradeceu «a qualidade de ensino e mesmo de educação que foi possível manter neste território autónomo, apesar do restante território nacional a educação ter vindo a piorar e a se abandalhar».
O povo madeirense, prosseguiu Alberto João Jardim, «deve aos professores da Região Autónoma da Madeira a qualidade de ensino, o conhecimento, a disciplina, os valores que foi possível manter aqui neste arquipélago. A estes professores, ao começar o ano lectivo, a minha confiança».
Alberto João Jardim, ainda dirigindo-se aos professores, disse que não “muda com o vento”. Tal como afirmou, «mantenho a posição que disse desde o primeiro dia — com os riscos que ela possa ter. Eu não concordo com esta avaliação dos professores. Quem tem de ser avaliado são os alunos. E avaliados com exigência. Quem avalia os professores é a própria comunidade que eles servem e os pais que são beneficiários directos da sua actividade. E, através desta avaliação, a comunidade tem mecanismos para distinguir os bons dos maus professores. Não é esta pouca vergonha de se ir, burocraticamente, avaliar professores e os meninos passarem sem saber».
Por outro lado, disse Alberto João Jardim, «por imposição colonial da República Portuguesa é que temos de ter um sistema de avaliação também no território autónomo que, como se sabe, para já não vai ser ainda este ano — e vamos ver o que sucede a este país — e que, por outro lado, vai ser objecto, nos poucos poderes legislativos que a Região tem, de uma adequada adaptação para se atenuar ao máximo aquilo que é uma asneirada da República Portuguesa».
O chefe do Executivo madeirense dirigiu-se também aos pais recordando as responsabilidades destes na formação dos seus filhos. Conforme referiu, «a família continua a ser o núcleo fundamental e principal da educação dos filhos. Não exijam aos professores aquela exigência que não têm nas suas próprias casas».

Escolas do Funchal resolvidas até 2011

Ainda durante a sua intervenção, o presidente do Governo Regional desejou as maiores felicidades para os alunos que irão, agora, frequentar aquela nova escola e felicitou o arquitecto Alberto Pinto, autor do projecto do edifício, pela qualidade e enquadramento do mesmo.
Alberto João Jardim aproveitou ainda para recordar alguns dos estabelecimentos previstos até ao final do seu mandato. Tal como afirmou, «em 2010 vamos lançar a Escola do Imaculado Coração de Maria e, em 2011, vamos lançar a Escola das Romeiras. E, entretanto, está em construção da Escola de São Martinho». E isto porque, conforme referiu, o presidente do Governo Regional quer chegar ao fim do seu trabalho «com as escolas do Funchal completamente resolvidas».

Albuquerque alerta para o “canto das sereias”

Miguel Albuquerque, por seu lado, enalteceu o papel das escolas na formação das crianças, por forma a ajudá-las a não cair nos “cantos de sereia”, que «continuam à nossa volta». Tal como afirmou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, «é essencial os nossos jovens terem uma boa formação cultural, terem acesso, fundamental, ao saber e à cultura e, sobretudo, ao conhecimento do que foi a história para perceberem os valores da democracia, da liberdade, do estado de direito, de governação democrática e do pluralismo».
Na sua intervenção, Miguel Albuquerque disse que, «hoje, fruto de um esforço colossal que foi feito na modernização e reconversão do nosso parque escolar, temos o melhor parque escolar do país. Temos, hoje, escolas modernas e operacionais ao serviço da nossa população».
Além disso, recordou ainda o presidente da Câmara Municipal do Funchal, «enquanto que em Lisboa se começa a falar nas aulas de inglês e nas actividades extra-curriculares, nós, desde há 12 anos, que iniciamos o processo de reconversão das Escolas a Tempo Inteiro no nosso concelho. E, hoje, temos 98% dos alunos do 1.º Ciclo, que são cerca de 3.965 alunos, com acesso a todos os benefícios das ETI». Albuquerque adiantou ainda que a construção das escolas das Romeiras e Imaculado Coração de Maria «vamos ter um parque escolar 100% moderno e operacional».


A OBRA

Da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Edifícios Públicos, a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Achada cria as condições conducentes ao sucesso educativo e promove a generalização do projecto ETI (Escola a Tempo Inteiro) e da frequência em Educação Pré-Escolar.
O novo edifício escolar, que representou um investimento de 2,7 milhões de euros, compreende 11 salas de aula e de actividades, sendo três delas reservadas ao ensino pré-escolar. No total, são cerca de 300 crianças que passam a beneficiar de óptimas condições, que não só ajudarão a promover o gosto pela aprendizagem, como permitirão garantir resultados excelentes no aproveitamento escolar.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos