quarta-feira, 23 de setembro de 2009

INaguração da Escola 1º e 2 º Ciclos do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)



O Presidente do Executivo madeirense inaugurou, no dia 22 de Setembro de 2009, terça-feira, pelas 17h00, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos.

Continuando a aposta consagrada no Programa de Governo, na preparação de cidadãos dotados de saberes, competências, atitudes e valores estruturantes, bem como, dando a possibilidade a que todos os alunos tenham acesso, em condições de igualdade, a um serviço educativo de maior qualidade, a nova escola, foi dimensionada para receber 12 turmas do 2º e 3º ciclo.

Desta forma, foram criadas seis salas para aulas curriculares e 6 salas para actividades de enriquecimento curricular (2 salas de Educação Visual e Tecnológica, 1 sala de Música, 1 sala de Informática, 1 laboratório de Ciências/Biologia e 1 laboratório de Física/Química).

Para além destes espaços, os alunos da nova Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Curral das Freiras terão acesso a uma biblioteca, a uma papelaria/reprografia, cantina, espaços de convívio, um pátio coberto polivalente e a um polidesportivo coberto.

Tal como se tem vindo a fazer em toda a Região, foram criados acessos diferenciados a todo o conjunto desportivo, de modo a que o mesmo possa ser utilizado pela população ou grupos desportivos da freguesia em períodos não lectivos. A nível de exteriores, previu-se a construção de zonas de recreio amplas e estacionamentos exteriores públicos.

A obra implicou, ainda, a criação de um novo arruamento público de ligação entre a estrada regional e o edifício escolar, possibilitando acessibilidades directas a outros pólos a construir futuramente na zona, tais como um infantário e uma piscina.

Todo o edifício e a sua envolvente estão preparados e pensados para a plena utilização de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Trata-se de mais uma obra do Governo Regional, na Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos, que ascendeu a 6,2 milhões de Euros.













PGRAM

Jardim na inauguração da Escola Básica do 2º e 3º ciclo do Curral das Freiras
Política não é conversa é um serviço ao povo

Alberto João Jardim garantiu ontem na inauguração da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras, obra da Secretaria Regional do Equipamento Social, orçada em 6,5 milhões de euros, que vai continuar a governar sem nada prometer à população. Pouco antes, uma aluna de 11 anos, tinha feito vários pedidos ao presidente do Governo Regional para a freguesia. Em jeito de resposta, Jardim disse que «a política não é conversa, é um serviço ao povo». Os protestos do PND não incomodaram Jardim, mas Arlindo Gomes apelidou-os de “escumalha”.





O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, disse ontem que a «a política não é conversa, é um serviço ao povo», salientando que «a política para ser nobre tem que se traduzir, materializar e concretizar em algo positivo para as populações».
O líder madeirense que falava na inauguração da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras respondia assim aos pedidos, lidos por uma aluna de 11 anos, reivindicando um lar de terceira idade, um infantário, uma bomba de gasolina e um posto de polícia para a localidade.
Alberto João Jardim reiterou a ideia de, em mais de 30 anos de governação, nunca ter feito promessas às pessoas. «A pessoa que escreveu os pedidos esqueceu-se que eu não faço promessas, que como governante não ando a brincar às reivindicações e vim aqui apresentar-vos coisas feitas e apresentar-vos coisas concretas», esclareceu.
Na óptica do presidente «poderá haver quem não goste da política assim», mas, como político, entende que «a política é muito nobre, desde que não tenha truques baixos e desde que esteja numa ligação entre o povo e os governantes e que os resultados apareçam».
Dirigindo-se à população do Curral das Freiras, que testemunhou em massa o acto inaugural da nova escola, Jardim disse que cabe à consciência das pessoas julgar o seu trabalho.
Por outro lado, disse que a nova escola representa mais um passo no desenvolvimento da freguesia, que outrora, devido ao seu isolamento, «era falada com desprimor» e os seus habitantes eram vistos como «cidadãos de terceira».

Pais não se devem demitir da educação dos filhos

Na óptica do líder madeirense, com as novas acessibilidades e com as infra-estruturas ali construídas, o Curral das Freiras «tem aquilo que qualquer cidade europeia tem».
Jardim aproveitou ainda para pedir aos pais para que «não se demitam da educação dos filhos», considerando que em casa, a educação é mais importante do que na escola. «A escola não substitui à família e não é um armazém onde se põem crianças e jovens. A família continua a ser a célula base da nossa sociedade», destacou o presidente do Governo Regional.
A inauguração decorreu sob os protestos e palavras de ordem dos dirigentes do PND, colocados num miradouro sobranceiro à vila.

Arlindo Gomes refere-se ao PND como “escumalha”

Esta acção foi totalmente ignorada por Alberto João Jardim, mas não passou incólume da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes, que apelidou-os de «escumalha».
Tal como referiu «há uma escumalha que tudo faz para nos ofender».
Momentos antes, o director da escola do 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras, Joaquim Sousa, destacou que este estabelecimento de ensino «será um estabelecimento de referência, onde poderão ser potenciados sonhos e capacidades, educados valores e conhecimentos e onde o sucessso, o trabalho e o respeito caminharão de mãos dadas». Ficou a garantia de um «compromisso ético e deontológico com a escola», por parte dos professores, porque, como afirmou o docente, «a causa persiste, a esperança vive e o sonho nunca vai morrer».


A OBRA

Na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras foram criadas seis salas para aulas curriculares e 6 salas para actividades de enriquecimento curricular (2 salas de Educação Visual e Tecnológica, 1 sala de Música, 1 sala de Informática, 1 laboratório de Ciências/Biologia e 1 laboratório de Física/Química). Para além destes espaços, os alunos terão acesso a uma biblioteca, a uma papelaria/reprografia, cantina, espaços de convívio, um pátio coberto polivalente e a um polidesportivo coberto. Foram criados acessos diferenciados a todo o conjunto desportivo, de modo a que o mesmo possa ser utilizado pela população ou grupos desportivos da freguesia em períodos não lectivos. A obra implicou, ainda, a criação de um novo arruamento público de ligação entre a estrada regional e o edifício escolar, possibilitando acessibilidades directas a outros pólos a construir futuramente na zona, tais como um infantário e uma piscina. Trata-se de mais uma obra do Governo Regional que ascendeu a 6,2 milhões de Euros.






Jornal da Madeira

A Visão que o José Manuel Coelho (PND) teve da inaguração



(Foto MissãoCâmaradeLobos)



A Futura Piscina do Curral das Freiras



As Obras de Construçao

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos