quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inaguração da Cobertura do Polidesportivo da Escola Básica do 1.º Ciclo de Gaula (Santa Cruz)




O Presidente do Governo Regional inaugurou, no dia 29 de Setembro de 2009, terça-feira, pelas 18h30, a Cobertura do Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo de Gaula, no Concelho de Santa Cruz

Numa Freguesia onde as intempéries de Inverno são rigorosas, havendo longos ciclos de chuva, a obra da responsabilidade do Governo Regional, vem dotar este complexo desportivo de melhores condições para a prática desportiva, permitindo sempre a sua utilização pela população escolar e outras entidades.

Garantindo uma melhor integração do edifício escolar com o polidesportivo coberto e destes com a envolvente, a intervenção consistiu na execução de uma cobertura constituída por painéis “sanduíche”, com perfil interior e exterior em chapa de alumínio pré lacado, intercalados com painéis translúcidos que permitirão uma melhor luminosidade natural à área de jogo. A nova cobertura assenta sobre uma estrutura aligeirada em madeira, formada por vigas curvas e apoiadas sobre pilares duplos.

A empreitada contemplou, também, a execução de um pavimento sintético com as respectivas marcações desportivas na área de jogo e a execução de uma cobertura “aligeirada” abrangendo a referida área de jogo, a área de bancadas e as zonas de circulação envolventes. Todo o recinto foi ainda vedado com rede do tipo “Bekaert” com 6m de altura.

Trata-se de mais um investimento público do Governo Regional, na Freguesia de Gaula, Concelho de Santa Cruz, que ascendeu a 437.000,00 Euros.















PGRAM


Jardim elogia freguesia com serviços públicos iguais a qualquer cidade europeia
«Comunidade de Gaula sempre soube o que quis»


Para o presidente do Governo Regional da Madeira, a freguesia de Gaula dispõe de serviços públicos semelhantes ao de qualquer cidade europeia. Por isso, «está nas mãos de cada povo levar por diante os seus sonhos». Na inauguração da cobertura do polidesportivo de Gaula, Alberto João Jardim elogiou a população daquela freguesia pelo facto de sempre ter demonstrado o que queria. Só lamenta que haja povos que não tenham horizontes traçados.




A cobertura do polidesportivo da Escola Básica do 1.º Ciclo de Gaula, em Santa Cruz, é mais uma promessa cumprida do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim para com a população, desta vez a de Gaula. Ontem, na inauguração da renovação daquele espaço desportivo, o líder do Executivo madeirense disse que as palmas seriam dadas pelas entidades oficiais ao povo de Gaula, cuja comunidade «sempre soube o que quis».
Dirigindo-se à população que ocupava a bancada do polidesportivo, Jardim deu os parabéns à forma de estar na vida do povo de Gaula. «Dou os parabéns à vossa vontade de querer ir sempre em frente, porque é uma freguesia que tem a particularidade de ter a Gaula de cima e a de baixo, a paróquia de cima e a de baixo, mas tem sido uma comunidade que tem sabido o que quer e tem sabido articular os meios que dispõe e soube fazer um esforço para se desenvolver».
Com uma comunidade organizada, Jardim adianta que actualmente a freguesia de Gaula, em termos de serviços públicos autárquicos e do governo, tem o mesmo que qualquer cidade europeia. Por isso, refere que «está nas mãos de cada povo levar por diante os seus sonhos». Contudo, lamenta que existam povos que não tenham sonhos e «só queiram discutir os cinco tostões do azeite ou dos tremoços e não têm outros horizontes».
Relativamente à construção da cobertura do polidesportivo que vai proteger os alunos das intempéries do Inverno de Gaula, Alberto João Jardim quis realçar que, embora esta seja uma obra para a escola, o polidesportivo é também dirigido à população em geral.
Aquela freguesia do concelho de Santa Cruz conta já com um elevado número de residentes e, como tal, é preciso dinamizar a prática desportiva. Deste modo, tem de haver uma parceria entre a direcção daquele estabelecimento de ensino e a própria Junta de Freguesia para que a população possa usufruir do recinto despotivo. «Quem quer viver mais uns anos tem de estar desenferrujado», brincou Jardim.

Meio milhão de euros para as escolas de Santa Cruz

Para o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, a comunidade de Gaula ficou «mais rica» com a colocação da cobertura no polidesportivo que irá beneficiar não só os 122 alunos da escola do 1.º ciclo de Gaula, bem como a população em geral.
Num investimento público do Governo Regional que ascendeu aos 400 mil euros, aquele estabelecimento de ensino ficou ainda mais valorizado, já que é uma escola que tem trabalhado em prol do ambiente, tendo ganho oito bandeiras verdes. «Isto é possível com a iniciativa da escola, com a participação dos pais, mas também porque a Câmara e o Governo Regional estão de mãos dadas a contribuir para que isto seja possível».
José Alberto Gonçalves revelou que a autarquia de Santa Cruz dispõe de meio milhão de euros no fundo social municipal para as escolas do concelho «e é com orgulho que dizemos que o nosso parque escolar é de excelência, todos os directores mencionam a qualidade das escolas e dos transportes». Isto para além das iniciativas por altura do dia da criança e da árvore.

Alunos agradecem protecção «da chuva, do sol e do sereno»

Na inauguração, que contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e dos secretários regionais do Equipamento Social e de Educação e Cultura, os alunos puderam manifestar a sua alegria por o polidesportivo ter sido renovado.
Uma aluna, que falou pela comunidade escolar, agradeceu a todos os que contribuíram para que a obra fosse possível. A partir de agora, os alunos nas aulas de educação física «vão estar protegidos do sol, da chuva e do sereno da manhã e as festividades da escola, que são abertas à comunidade, também terão um ambiente mais aprazível, onde todos poderão sentar-se e assistir ao espectáculo», declarou a menina.


A OBRA

O Polidesportivo da Escola Básica do 1º Ciclo de Gaula, no concelho de Santa Cruz, passou a ter uma cobertura que protege os alunos das intempéries de Inverno. Esta obra, da responsabilidade do Governo Regional, vem dotar este complexo desportivo de melhores condições para a prática desportiva, permitindo sempre a sua utilização pela população escolar e outras entidades. Garantindo uma melhor integração do edifício escolar com o polidesportivo coberto e destes com a envolvente, a intervenção consistiu na execução de uma cobertura constituída por painéis “sanduíche”, intercalados com painéis translúcidos que permitirão uma melhor luminosidade natural à área de jogo. A empreitada contemplou, também, a execução de um pavimento sintético com as respectivas marcações desportivas na área de jogo e a execução de uma cobertura “aligeirada” abrangendo a referida área de jogo, a área de bancadas e as zonas de circulação envolventes. Todo o recinto foi ainda vedado com rede do tipo “Bekaert” com 6m de altura. Este investimento custou ao Governo Regional 437.000,00 euros.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos