quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Históricos da 'linha' ainda navegam

Data: 09-09-2009

Foram os navios que iniciaram o desenvolvimento económico da ilha do Porto Santo, no início dos anos 80. Falamos concretamente dos catamarãs 'Alizur Amarillo', 'Independência' e 'Pátria', que marcaram um época pós 'Pirata Azul', o histórico navio que demorava 3 horas a fazer a ligação entre a Madeira e o Porto-Santo. Hoje qualquer uma destas quatro embarcações continua no activo, umas com mais sucesso do que outras.

O 'Pirata Azul', propriedade da empresa Barcadouro, passou a ter capacidade para 231 passageiros, após a remodelação a que foi sujeito, para desempenhar a sua nova tarefa. Actualmente navega pelo Rio Douro, realizando cruzeiros rio acima, uma das atracções turísticas da zona vinhateira do Douro.

Já o 'Independência', permanece na região de Setúbal, após ter sido vendido pelo Governo Regional. Construído na Noruega em 1981 e adquirido pela Região em 1983, foi totalmente revisto em doca seca no Seixal, antes de entrar ao serviço da Sociedade Resistência - Serviços e Navegação Lda., com sede em Setúbal.

Já o primeiro dos catamarãs a fazer aa travessia entre a Madeira e o Porto Santo, o 'Alizur-Amarillo, também continua em actividade, passados todos estes anos. Actualmente designa-se 'Oleja', sendo propriedade da Jadrolinija, (Adriático Line), desde 1994, empresa croata que possui ainda alguns ferrys, num total de 57 embarcações, destinada a navegar pelo Mar Adriático. Finalmente o catamarã 'Pátria', de 1990, também está em actividade. Depois de algum tempo parado no porto do Funchal, foi vendido e rebaptizado de 'Sea Flower 2', estando actualmente em actividade nos mares da Coreia do Sul.

Já o primeiro dos 'ferry-boat' na linha, o 'Lusitânia Expresso', está actualmente na Venezuela, fazendo as ligações com as ilhas daquele país situadas no Mar das Caraíbas. Recorde-se que o 'Lusitânia Expresso', depois da viagem história a Timor-leste, na ligação com o Porto Santo ganhou a alcunha de 'caracol amarelo', devido a sua lentidão e à cor do seu casco. Este navio acabou por marcar a viragem nas viagens entre as duas ilhas, que a partir de então passaram a ter um navio deste tipo, seguindo-se o 'Lady of Mann' e o 'Lobo Marinho I' adquirido em 1996 pela Porto Santo Line, que em 1995 ganhou o concurso público para explorar a linha entre a Madeira e o Porto Santo.

Em 2003, entra ao serviço o actual 'Lobo Marinho 2', o primeiro 'ferry-boat' construído de raíz para a linha.



Pirata Azul



DN Madeira

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