sábado, 12 de setembro de 2009

Grandes clientes visitam Santagro


A visita foi articulada com a secretaria do Ambiente e recursos naturais

Data: 12-09-2009








É o grande desafio que o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais quer para a indústria madeirense, tornado conhecido na manhã de ontem, no Santo da Serra: "diminuir, numa primeira fase, as importações para a Madeira e numa segunda fase, permitir que as empresas madeirenses tenham capacidade para exportar os seus produtos".

As declarações de Manuel António, foram feitas após a visita às instalações da fábrica Maal (Sociedade de Transformação e Comercialização de Salsicharia), do grupo Santagro, onde constatou "a qualidade e a segurança alimentar aliada à mais alta tecnologia ao nível europeu", sob a companhia e olhar atento de alguns dos grandes consumidores da Região, desde hotéis, a restaurantes e cadeias de supermercados.

A visita teve como objectivo fazer a "ponte com os consumidores finais, com os quais é sempre importante fazer-se um trabalho articulado" disse o governante. Em suma, Manuel António quis passar uma mensagem aos grandes consumidores da Região: os produtos madeirenses têm qualidade e preferencialmente, devem ser consumidos no nosso mercado. O secretário aproveitou para anunciar a apresentação, em breve, de uma proposta de decreto regional sobre a marca Madeira. "Vai entrar na Assembleia uma proposta que visa criar a marca Madeira. Essa marca será atribuída aos produtos primários mas também a outros transformados como estes que aqui são produzidos, desde que a matéria prima seja do sector primário da região".

Reids presente na visita
Um dos muitos responsáveis de hotéis que esteve presente nesta visita foi Luís Pestana, chefe executivo do hotel Reids. Este afirmou que a visita serviu para conhecer melhor a forma de trabalhar da Santagro, "facto permite ter uma voz mais positiva sobre os produtos". Luís Pestana assumiu que o Reids trabalha há muitos anos directamente com a Santagro e mostrou-se impressionado com a qualidade das novas instalações.

Questionado pelos jornalistas se os produtos produzidos pela Santagro são apreciados pelos clientes, o representante do Ritz respondeu afirmativamente. "Todos os produtos que têm qualidade são apreciados pelos nossos clientes, até porque os visitantes querem conhecer os produtos locais".

Números , segundo o GR
- A Santagro representa o maior projecto financeiro madeirense do III quadro de apoio comunitário (6,4 milhões, 3,7 do GR e da UE).
- Este investimento criou 80 postos de trabalho em mais de 100 do grupo;
- Todas as verbas do anterior quadro comunitário foram executadas: 700 projectos num total de 136 milhões de euros;
- Já foram aprovados 80 projectos do actual quadro comunitário, correspondentes a 3,3 milhões de euros;
- O actual quadro comunitário de apoios tem prevista uma verba de 205 milhões de euros, dos quais 35 são da Região.

Santagro quer maior quota de mercado


Apesar de ter sido inaugurada no ano passado, a nova fábrica da Santagro ainda não está no auge da sua capacidade. "A nossa ideia é chegar aos 70% de quota de mercado da Região, porque actualmente temos apenas 20% dessa quota", afirma Jordão Jardim, director geral da Santagro. Enquanto esta quota não for atingida a empresa não prevê a exportação de produtos. Actualmente a empresa produz 80 produtos transformados, que de dividem entre a charcutaria tradicional portuguesa e outros tantos da tradicional alemã.

Jordão Jardim afirmou ainda que a produção actual, à volta de 80 toneladas, não tem chegado para a elevada procura que se tem verificado. A fábrica labora a 40% da sua capacidade e deverá atingir os 100% em meados do próximo ano.


DN Madeira

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