sábado, 5 de setembro de 2009

Funchal pode ter Festival Internacional de Folclore







O mentor do Festival Regional de Folclore “48 horas a bailar” quer que a capital madeirense seja palco de um festival internacional. O desafio foi deixado ontem numa cerimónia de homenagem a João Ferreira e outras quatro pessoas pelos serviços prestados em prol da cultura madeirense. Uma iniciativa que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal e que foi presidida pelo vereador Pedro Calado, o qual considerou o desafiou de João Ferreira «muito bem colocado».
«Acho que faz parte das nossas responsabilidades, continuar e saber apoiar este tipo de iniciativas. Já vamos nesta VI Semana Europeia de Folclore e temos estado sempre presentes com o grupo etnográfico da Boa Nova. Já no ano passado, associamos a Funchal 500 Anos a esta semana de folclore. Relembro que nas festas do dia da cidade, ainda este ano, fizemos uma iniciativa de folclore em São Martinho. Temos feito algum trabalho para contribuir para que o folclore não morra», afirmou, já à margem da cerimónia, e em declarações prestadas à comunicação social, o vereador Pedro Calado. Aquele responsável garantiu que o desafio deixado por João Ferreira será recebido de braços abertos, tendo assegurado que, já no próximo ano, «o programa da Semana Europeia de Folclore se aproxime dessa data e queremos tornar as comemorações do dia 21 numa semana de festa com folclore mais abrangente, mais alargado e que faça transmitir às pessoas, a importância do folclore na cultura da Madeira».

Semana Europeia no programa do dia da cidade

Pedro Calado lembrou que «o nosso folclore tem uma importância riquíssima na forma como acolhemos. Há uma História que tem de ser enriquecida e prevalecida», defendeu o vereador.João Ferreira, o mentor do Festival Regional de Folclore, disse, por sua vez, aos jornalistas, que esta homenagem é importante porque verifica-se que, 25 anos depois de um longo trabalho, «obtivemos resultados».
«Considero que deveríamos reunir na nossa terra toda a gente de todas as terras num Festival Internacional de folclore», sublinhou. Luís Rodrigues, do grupo de folclore do Porto Santo, foi outros dos homenageados, o qual agradeceu a todos aqueles que, naquela ilha, ainda não deixaram morrer a tradição do folclore.
Refira-se que depois das homenagens, seguiu-se uma cerimónia de entrega dos troféus aos grupos participantes na VI Semana Europeia do Folclore e um Madeira de Honra.
Recorde-se que a VI Semana Europeia de Folclore chega hoje ao fim no auditório do Jardim Municipal. As actuações vão decorrer entre as 19 e as 21 horas.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos