terça-feira, 1 de setembro de 2009

Festa do vinho Madeira volta a animar cidade

Entre os dias 3 e 6 de Setembro


A Festa do vinho Madeira está aí. Envolve quase 1.300 pessoas, das quais cerca de 1.000 directamente. Traduz um investimento de 130 mil euros. Ontem, em conferência de imprensa realizada para apresentar o programa, Raquel França, directora regional de Turismo, adiantou que uma sondagem junto de algumas unidades revela que as unidades estarão com um média de ocupação de 75%, um número que representa mais três pontos que em 2008.




A Madeira apresentou ontem o programa da festa que, historicamente, é a mais representativa da sua economia e tradição. Trata-se da Festa do vinho da Madeira, que se irá realizar no Funchal e no Estreito de Câmara de Lobo, entre os dias 3 e 6 de Setembro.
Constam do programa de comermorações outros eventos. Antes e depois da referidas datas. O primeiro foi a exposição “Arte com vinho Madeira”, que decorre desde o dia 14, e se prolonga até o póximo dia 14, na Casa das Mudas.
E, desde ontem, e até o próximo dia 4 será a vez do folcore. Concretamente da VI Semana Europeia de Folclore, que decorre no Jardim Municipal do Funchal. Este ano com cindo grupos estrangeiros, um do continente e quatro da Madeira.
Em relação ao programa específico da festa do vinho Madeira, entre os quinta-feira e domingo, volta a surgir a animação que já é característica desta festa nos passeios centrais da Avenida Arriaga. Desde a sé até ao Teatro Municipal. Ali, diariamente, vão actuar bandas filarmónicas e grupos folclóricos, assim como estarão patentes exposições etnográficas e quadros vivos de animação diversa, que pormenorizamos no texto abaixo.
Paralelamente, está marcado para o dia três, pelas 17 horas, o lançamento do livro “Contos com Vinho Madeira”, na sala da Confraria do Vinho Madeira, nas instalações do IVBAM.
Entre os dias 3 e 10 vai estar patente ao público, no espaço Infoart da Secretaria Regional do Turismo Transportes, a exposição intitulada “Na Rota do Vinho da Madeira”. Uma exposição que visa dar a conhecer as características diferenciadoras que fazem, do Vinho Madeira, um vinho singular e único em todo o mundo.
No dia 5 realiza a Festa tradicional da Vindima, no Estreito de Câmara de Lobos, com a apanha da uva na Quinta da Pinheira, seguida do Cortejo Etnográfico que terá o seguinte itinerário: Rua António Vitorino Castro Jorge, Rua da Igreja, Largo do Patim, Alameda do Mercado e Praça do Mercado, onde decorrerá a pisa da uva com animação musical e gastronomia regional.
Sublinhe-se a particularidade de existirem já agências de viagens com progarams específicos para esta parte da festa, com o intuito de proporcionar aos turistas maior conhecimento e a sua participação nos processos que vão desde a apanha das uvas ao seu transporte e pisa no lagar.
Em jeto de remate, apenas referir que a previsão aponta para ocupações nos hotéis na ordem dos 75%, números superior aos 72% do ano passado, e que Raquel França, directora regional de Turismo acredita que suba, com as reservas de última hora.
Uma nota mais para dar conta que a festa tem um investimento de 129,5 mil euros, ligeiramente inferior aos 132,1 mil euros de 2008.
Em termos de organização, participam 1.274 pessoas, 1.019 das quais se encontram directamente envolvidas nos projectos.


Vindima semelhante à de 2008
A vindima deste ano será semelhante à do ano passado. Quem o disse foi Paula Cabaço, presidente interina do IVBAM - Instituto da Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, à margem da conferência de imprensa realizada ontem na Secretaria Regional do Turismo e Transportes, para apresentar o programa da Festa do vinho Madeira. Traduzido em números, diz que se situará entre os 4,5 milhões e os 4,8 milhões de quilos de uvas.
Revela que alguns produtores de vinho já estão a recolher uvas, sobretudo aquelas que estão em quotas mais baixas e mais quentes, que as fez amadurecer mais depressa.
Rerefe que já entraram cerca de 20 mil quilos de uvas, uma quantidade de diz ser muito residual em relação à expectativa que o IVBAM tem, mas que acredita vir a aumentar à medida que a maturação aumente.
Paula Cabaço deixa claro que todas as uvas que se apresentarem com a qualidade mínima irão ser compradas pelas empresas.
Quanto ao escoamento do vinho Madeira, admitiu que, fruto da conjuntura internacional, que afectou o consumo de vinhos a nível mundial, “também afectou a Madeira” em números que frisa serem ligeiros.
No entanto, deixa claro que serão feitos todos os esforços para continuar a garantir a qualidade do vinho e a serem desenvolvidas acções de promoção para que o vinho Madeira continue a crescer nos mercados interno e externo.
A concluir, sublinhou que a Festa do vinho Madeira constui um grande factor de alavancagem do consumo de vinho a nível regional.


Além de exposição e prova de vinhos
Quadros vivos no passeio da Arriaga


Os passeios centrais da Avenida Arriaga voltam a ter este ano quadros vivos, entre3 e 6 de Setembro, no âmbito da Festa do vinho Madeira. Serão cinco:
“O Pátio das Vindimas”, da autoria de José Manuel Freitas, em frente à Caixa Geral de Depósitos. Um projecto que consiste na recriação de um pátio onde estarão expostos utensílios e instrumentos inerentes à produção do vinho e meios de transporte tradicionais, tendo ainda uma área destinada à prova do vinho;
“O Vinho Madeira, das distintas castas ao néctar”, da autoria de Dina Pimenta, junto ao jardim norte do Palácio de São Lourenço. Um projecto que consiste num espectáculo de teatro de rua que irá representar os diversos processos por que passa o vinho. Desde o cultivo da videira até ao produto final;
“O Vinho Madeira no Mundo”, da autoria da Associação de Animação Geringonça, junto ao Teatro Municipal. Um projecto que realça a possibilidade de apreciar, de forma diferente, as tradições enraizadas na Madeira, através de inúmeras decorações alusivas ao vinho e etnografia regional, envolvidas num clima de animação permanente;
“Doce, Meio Doce”, da autoria de Isabel Borges. Um projecto que irá desenvolver-se em todo o passeio, através de um grupo de 20 jovens do sexo feminino que estarão trajadas com fatos decorados e pintados com motivos alusivos ao vinho. A intenção será interagir com o público e chamar a atenção para as diversas actividades que estão a decorrer em todo o passeio;
e, finalmente, “Decoração Floral”, da autoria de João Egídio, um projecto que também será desenvolvido em todo o passeio. A ideia visa criar uma harmonia e equilíbrio em termos de decoração floral.
Neste período haverá igualmente uma exposição e prova de vinhos no Largo da Restauração, como também de outros produtos regionais, à semelhança do que aconteceu no ano passado.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos