domingo, 27 de setembro de 2009

Dia Mundial do Turismo assinalado hoje

Na cidade do Funchal e no Aeroporto serão distribuídas lembranças
Data: 27-09-2009



O Dia Mundial do Turismo é assinalado hoje em todo o mundo. As comemorações principais, organizadas pela Organização Mundial de Turismo (OMT), terão lugar na república africana do Gana, e terão como tema a consagração da diversidade cultural como motor do turismo. O objectivo principal do Dia Mundial do Turismo, que se comemora hoje pela 30ª vez consecutiva, é sensibilizar a comunidade internacional para a importância do turismo e dos seus valores sociais, culturais, políticos e económicos.

Em Portugal as celebrações são prejudicadas pelo facto de hoje se realizarem eleições legislativas, tendo os responsáveis governamentais, quer da República, quer da Região Autónoma, evitado que os eventos com maior carga política coincidisse com o dia de reflexão e das eleições (ontem e hoje). Na Madeira a Secretaria Regional do Turismo e Transportes realizou na sexta-feira passada uma sessão pública na qual distinguiu 29 personalidades e entidades ligadas ao sector. Hoje, domingo, com a colaboração de diversas entidades regionais, estarão abertos, com entradas gratuitas, os Jardins Botânico e Orquídea. O mesmo acontecerá com os Museus de Arte Contemporânea, Arte Sacra, do Bordado, Frederico de Freitas, Quinta das Cruzes, Universo de Memórias e Vicentes, no Funchal. Fora da capital estarão também abertos com entradas francas o Museu Casa Colombo (Porto Santo), Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava) e Centro de Ciência Viva (Porto Moniz). O Madeira Story Centre, de iniciativa privada, no Campo D. Carlos I, no Funchal, oferece um desconto de 50% aos visitantes no dia de hoje.

Na baixa do Funchal serão distrubuídas flores e miniaturas de vinho Madeira no Posto de Turismo da secretaria regional. A cidade estará decorada com bandeiras alusivas às celebrações. Os passageiros que desembarcarem hoje no Aeroporto Internacional da Madeira receberão também flores e vinho das mãos de um casal de 'vilões' regionais. Na varanda do terraço será colocado um 'placard' com um dístico de saudação aos visitantes.

"O Dia Mundial do Turismo será a ocasião para sublinhar o papel do turismo sustentável", refere uma nota distribuída pela OMT.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos